Guia de problemas matemáticos/Teoria dos números/Divisibilidade por 16

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

O problema[editar | editar código-fonte]

Justapondo-se os números naturais conforme a representação abaixo, onde o sinal * indica o último algarismo, forma-se um número de 1002 algarismos. Então calcule o resto da divisão desse número por 16.

Uma solução[editar | editar código-fonte]

Para resolver esse problema, precisamos conhecer uma pequena regra de divisibilidade:


"Um número é divisível por quando seus n últimos algarismos forem iguais a 0, ou divisíveis por .[1]


Em outras palavras, a divisão de um número qualquer por depende dos n últimos algarismos desse número.

Então, para solucionarmos nosso problema, precisamos conhecer os 4 últimos algarimos do número formado (pois 16 = ). Como o processo de formação desse número é relativamente simples, não será complicado descobrir os 4 últimos algarismos desse número.

Pelo que o enunciado já nos informou, podemos obter os últimos algarismos do número formado da seguinte maneira:

De 1 a 9, teremos 9 números de 1 algarismo, portanto 9 algarismos. De 10 a 99 teremos 90 números de 2 algarismos, portanto 180 algarismos. Somando os algarismos, obtemos 189. Se o número formado terá 1002 algarismos, temos que restam 813 algarismos (1002 - 189). Percebamos, então, que todos esses 813 algarismos serão ocupados por números naturais de três algarismos. Assim sendo, ainda restam 271 números (813 : 3) de três algarismos para serem justapostos. Vamos então elaborar um pequeno esquema, que nos fornecerá os últimos algarismos do número formado:



Logo, o número formado será:


Pelo critério de divisibilidade por 16 mencionado inicialmente, o resto da divisão desse número por 16 será igual ao resto da divisão de 9370 por 16. Portanto:



Como 9370 : 16 deixa resto 10, o resto da divisão de N por 16 nos dará resto 10.

E o problema termina.


Caso você tenha uma outra solução, sinta-se livre para editar o artigo, apenas utilize a aba "Discussão" para discutir as soluções antes de alterar o tópico. Sinta-se livre também para comentar, criticar ou sugerir qualquer coisa.

Agradecimentos[editar | editar código-fonte]

  • A Ângelo Alberto de Castro Almeida, que me enviou esse e outros vários problemas do CACN, juntamente com suas soluções, colaborando para o desenvolvimento do Guia.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Artigo no Wikipédia: Critérios de divisibilidade - Outros critérios de divisibilidade.