GNU Health/Pediatria

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< GNU Health
Ir para: navegação, pesquisa

Introdução à Seção Pediatria[editar | editar código-fonte]

A seção Saúde → Pediatria tem a funcionalidade voltada para pacientes pediátricos. Centra-se na avaliação pediátrica básica, dando ênfase na avaliação nutricional, crescimento e desenvolvimento da infância e da criança.

Neonatologia[editar | editar código-fonte]

[[[File:gnuhealth_newborn.png|thumb|GNU Health - Pediatria - Recém-nascido]]

GNU Health - Pediatria - Perinatal

Criando um Registro de Recém-nascido[editar | editar código-fonte]

Quando um bebê nasce, você cria um novo registro na seção Saúde → Pediatria → Recém-nascido. Isso permite que você armazene informações que são específicas para recém-nascidos, como APGAR, reflexos, sinais e sintomas neonatais e doenças congênitas.

O registro Recém-nascido está ligado a um registro Paciente que está ligado a um registro Partido. Então para inserir um bebê no sistema você tem que criar todos os três registros, mas isso pode ser feito facilmente a partir da seção Saúde → Pediatria → Recém-nascido:

  1. Crie um registro Recém-nascido e preencha os campos DN (data e hora de nascimento), Sexo e ID do Recém-nascido.
  2. No campo Babê, clique no ícone Pesquisar um registro (ou pressione F2).
  3. Na caixa de diálogo de pesquisa, clique no botão Novo para criar um registro de Paciente.
  4. No formulário Paciente, clique no ícone do botão Pesquisar um registro perto do campo Pessoa (ou pressione F2).
  5. Na caixa de diálogo de pesquisa, clique no botão Novo para criar um registro Partido.
  6. No formulário Partido, digite o nome do bebê e preencha os outros campos obrigatórios do registro do partido, em seguida, clique no botão OK para fechar o formulário Partido.
  7. O nome do bebê é automaticamente preenchido no campo Pessoa do registro do Paciente. Basta clicar no botão OK para fechar o formulário do Paciente.
  8. O nome do bebê é automaticamente preenchido no campo Baby do registro Recém-nascido. Basta clicar no botão Salvar para armazenar o registro. Neste ponto, o "QR Code" é gerado para ser usado em uma pulseira (ver abaixo).
  9. Continue a preencher as informações adicionais sobre o recém-nascido, conforme apropriado.

Durante o procedimento descrito acima, o PUID (Número Identificador Único de Pessoa) será gerado automaticamente e a Data de Nascimento será copiada do registro Rrecém-nascido. Por favor, esteja ciente de que o campo Sexo no registro Recém-nascido e registros Pessoa não são sincronizados. Por isso certifique-se de introduzir a informação correta em ambos os campos.

Note que a informação pré-natal e puerpério permanece na seção Obstetrícia.

Pulseiras de Recém-nascido e da Mãe[editar | editar código-fonte]

Como imprimir uma pulseira para um recém-nascido no GNU Health

Para maximizar a segurança e a identificação do recém-nascido, o sistema atribui um ID de recém-nascido e permite imprimir as quatro faixas de identificação, incluindo os códigos QR (QR Code) para colocá-lo sobre os pulsos do bebê e tornozelos da mãe. O QR Code pode ser lido a partir da maioria dos dispositivos móveis através da câmera embutida, além de armazenar muito mais informações do que os códigos de barras tradicionais.

Para imprimir uma pulseira para o bebê, abra o formulário recém-nascido e clique no botão Relatório. Dependendo de suas necessidades, escolha o opção ID do Recém-nascido ou QR - ID do Recém-nascido. Isso irá gerar um arquivo ODT para abri-lo no processador de texto (por exemplo LibreOffice Writer ou Microsoft Word).

Cartão de ID do paciente impresso no GNU Health

Pulseira de identificação do recém-nascido com toda a informação codificada no QR Code

PSC (Verificação de Sintomas Pediátricos)[editar | editar código-fonte]

Como encontrar todos os registros PSC de um paciente
O formulário PSC no GNU Health

O GNU Health incorporou a Verificação de Sintomas Pediátricos (PSC), desenvolvida pelo Dr. Michael Jellinek e Dr. Michael Murphy do Hospital Geral de Massachusetts. Os autores definem o PSC como "um breve questionário de triagem que é usado por pediatras e outros profissionais de saúde para melhorar o reconhecimento e tratamento de problemas psicossociais em crianças."

O GNU Health utiliza o formulário PSC padrão - a ser completado pelos pais - e incluirá o Y-PSC. O sistema calcula automaticamente a pontuação PSC total, com base em valores do formulário. Ele também destaca as avaliações que podem indicar uma deficiência psicossocial da criança. Os valores de corte PSC serão localizados para os diferentes países (Japão, Alemanha, Holanda, etc.), assim se encaixará aos seus pontos de corte recomendados.