GNU Health/Ginecologia

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< GNU Health
Ir para: navegação, pesquisa

Introdução à Ginecologia[editar | editar código-fonte]

A Ginecologia é dedicada à saúde do sistema reprodutivo feminino. Todas as informações relacionadas à ginecologia podem ser armazenadas na aba OB/GYN na metade inferior do formulário Paciente.

Aba Geral[editar | editar código-fonte]

Informações ginecológica no formulário Paciente (aba Geral)

Este guia fornece uma visão geral das condições ginecológicas básicas da paciente. Podemos discriminar se a paciente está em uma idade fértil, esta atualmente grávida ou é menopausa.

Na seção Sumário OB as figuras-chave do histórico da obstetrícia são exibidos: número de Gravidez, Nascimentos Prematuros, Abortos e Natimortos.

Abaixo, você pode acompanhar o histórico menstrual da paciente com informações específicas incluindo itens como data da última menstruação (LMP), Duração, Frequência ou Volume.

Aba Triagem[editar | editar código-fonte]

Informação Ginecológica no formulário paciente (Aba Triagem com o Histórico da Mamografia e Histórico da Colposcopia abertos)

A triagem é a estratégia de testar membros de uma população de certas doenças sem sinais ou sintomas da doença. A intenção por trás da triagem é identificar e tratar pacientes em um estágio inicial da doença na esperança de reduzir a mortalidade e sofrimento.

Na aba Triagem do formulário Paciente, quatro exames ginecológicos podem ser documentados:

  • Mama auto-exame: Marque a caixa para indicar que o paciente tem realizado um teste
  • Mamografia: Marque a caixa para abrir o Histórico da Mamografia (veja abaixo)
  • Teste Papanicolau: Marque a caixa para abrir o Histórico do Papanicolau (veja abaixo)
  • Colposcopia: Marque a caixa para abrir o Histórico de Colposcopia (veja abaixo)

Histórico de Mamografia[editar | editar código-fonte]

O Histórico de Mamografia permite documentar qualquer número de mamografias, cada um com Data, Resultado (normal/anormal), Observações, Observações, Revisão (nome do profissional de saúde) e Instituição.

Histórico Papanicolau[editar | editar código-fonte]

O Histórico de Papanicolau permite documentar qualquer número de exames citológicos realizados, cada um com Data, Resultado (negativo, ASC-US, ASC-H, ASG, LSIL, HSIL, AIS), Observações, Revisão (nome do profissional de saúde) e Instituição.

Para mais informações sobre o teste de Papanicolau, consulte este artigo no Wikipedia.

Histórico de Colposcopia[editar | editar código-fonte]

O Histórico de Colposcopia permite documentar qualquer número de exames colposcópico, cada um com Data, Resultado (normal/anormal), Observações, Revisão (nome do profissional de saúde) e Instituição.