GNU Health/Contribuição

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< GNU Health
Ir para: navegação, pesquisa

Procura-se Contribuintes![editar | editar código-fonte]

O GNU Health é um projeto FLOSS e você é muito bem-vindo a contribuir. Existem várias maneiras de fazer isso, a maioria dos quais não requerem que você saiba como programar!

Traduzindo o Software[editar | editar código-fonte]

Fornecer o GNU Health na língua nativa do usuário é uma grande parte do sucesso. Você pode ajudar a melhorar as traduções existentes, ou criar uma nova tradução em seu próprio idioma. Traduzir o GNU Health é fácil, não requer conhecimento técnico, e tudo é feito através de uma interface web. Dê uma olhada na página Localização para obter mais detalhes sobre o processo.

Redação e Tradução da Documentação[editar | editar código-fonte]

A documentação do GNU Health em Wikilivros (que você está lendo agora) não está completa, e ele precisa de ajustes ou adições em cada atualização do sistema.

Se você não quiser escrever documentação, você ainda pode contribuir, traduzindo-a para a sua língua, tornando-a mais fácil para os profissionais de saúde trabalharem com o GNU Health.

Reportando Erros[editar | editar código-fonte]

Infelizmente quase todos os software contém bugs. Enquanto nós estamos trabalhando ativamente em corrigí-los para que você não tenha problemas, por favor, reporte qualquer erro ou anomalia que você encontrar.

Relatar um erro não leva muito tempo. É feito através da plataforma Savannah.

Dica: Para uma resolução mais rápida, inclua uma descrição dos passos que realizou para chegar ao erro, e se possível incluir captura de tela do problema. Mas tenha cuidado: Não incluir as informações do paciente nas imagens ou sua descrição!

Programação[editar | editar código-fonte]

O GNU Health é principalmente um conjunto de módulos Trytone a linguagem de programação utilizada é Python. O código está hospedado em Savannah e versionado em Mercurial.

Obter a sua cópia do Código[editar | editar código-fonte]

Você pode obter uma cópia do código mais recente, ao fazer um checkout anônimo:

hg clone http://hg.savannah.gnu.org/hgweb/health/

Você também pode ver o código online.

Estilo de codificação[editar | editar código-fonte]

O estilo de codificação deve seguir a diretrizes do Tryton ou então melhores práticas do Python.

Personalização e Criação de Seus Próprios Módulos[editar | editar código-fonte]

Se você estiver instalando GNU Health para o seu centro de saúde, as chances são de que você estará personalizando-o para alimentar suas necessidades específicas. Relatórios, controles de acesso, pontos de vista são apenas alguns dos objetos que normalmente são personalizados. O conceito principal é Não toque no código padrão ou módulos, uma vez que ele será substituído na próxima atualização e muito provavelmente vai acabar em um sistema quebrado.

Os passos recomendados para personalizar GNU Health para o seu centro são:

  1. Criar o seu módulo: é altamente recomendado que você utilize a seguinte convenção de nomenclatura para os seus módulos locais: z_health_<modulename>. Por exemplo, se seu projeto é chamado de Catalina, o nome do módulo local seria z_health_catalina. Desta forma, faz com que seja fácil detectar e diferenciar seus módulos a partir do código base. Você também pode facilmente fazer o backup deles seguindo o padrão.
  2. Herdar os objetos.
  3. Modificar ou criar novos modelos.

Se você criar um novo campo personalizado, você também deve usar a convenção de nomenclatura z_<fieldname>. Isso evita colisão com nomes de campo futuros dos lançamentos oficiais. Não usaremos qualquer módulo, classe ou nome do modelo começando com z_.

A partir do GNU Health 2.8, haverá um diretório chamado Local em ~/gnuhealth/tryton/servidor/modules. Por favor, coloque seus módulos locais que contêm as personalizações para seu projeto nesse diretório.

Por favor, consulte o guia do desenvolvedor Tryton para mais informações sobre como criar um módulo.

Submissão de Correções[editar | editar código-fonte]

Colaboradores regulares têm acesso de escrita ao repositório de código. No entanto, se você está apenas começando, nós queremos ter certeza de que as alterações foram revisadas. A maneira de fazer isso é abrir um bug descrevendo o problema que você arrumou ou o recurso que você adicionou, e anexar a correção ao relatório de erro. Um dos desenvolvedores irá rever a sua correção e se aprovada submeterá ao ramo principal de desenvolvimento.