Ferramentas administrativas

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa
Nuvola apps edu miscellaneous.png Esta página é um monomódulo, ou seja, não está inserida em nenhum livro e/ou não tem subpáginas.
Ajude o Wikilivros inserindo-a em um livro existente ou por criar.

Introdução[editar | editar código-fonte]

Existem alguns serviços que são poucos acessados por usuários comuns e de exelente qualidade. Uma delas são as ferramentas administrativas. Estas ferramentas são denominadas Microsoft Management Console (MMC).

O MMC pode ser usado para criar, salvar e abrir ferramentas administrativas (denominadas consoles do MMC) que gerenciam os componentes de hardware, software e rede do sistema Windows. O MMC não executa funções administrativas mas contem ferramentas que o fazem.

O tipo principal de ferramenta que você pode adicionar a um console é denominada snap-in. Os outros itens que você pode adicionar são controles ActiveX, links para páginas da Web, pastas, exibições de painel de tarefas e tarefas.

Existem duas maneiras principais de usar o MMC: no modo_de_usuário, trabalhando com consoles do MMC existentes para administrar um sistema ou, no modo_de_autor, criando novos consoles ou modificando consoles existentes do MMC.

Ferramentas[editar | editar código-fonte]

As ferramentas são Editores assim como o Editor de Registro edita o registro do windows, o MMC também edita as configurações do windows so que de uma forma mais visivel e concreta. Para acessar as ferramentas citadas abaixo: - Vá até o meu Iniciar, clique em Executar, digite "ferramenta.msc" e confirme. (ferramenta representa o Nome Real citado abaixo) Vejamos algumas ferramentas a seguir:

Nome Real: certmgr Nome: Certificado Descrição: Exibe e altera os certificados que o usuario ou o grupo possui.

Nome Real: ciadv Nome: Serviço de Indexação Descrição: Uma Pesquisa mais filtrada podendo permitir ou não certas pasta do sistema a ser usada no item do menu Iniciar / Pesquisar.

Nome Real: compmgmt Nome: Gerenciador do Computador Descrição: Para gerenciar computadores locais e remotos.

Nome Real: devmgmt Nome: Gerenciador de Dispositivos Descrição: Gerencia os hardwares e perifiricos do computador local e remoto.

Nome Real: dfrg Nome: Desfragmentador de Disco Descrição: O Desfragmentador de disco analisa volumes locais e consolida arquivos e pastas fragmentados para que cada um ocupe um espaço único e contíguo no volume. Como resultado, o sistema pode acessar e salvar arquivos e pastas de maneira mais eficiente.

Nome Real: diskmgmt Nome: Gerenciador de Disco Descrição: O snap-in do Gerenciamento de disco é um utilitário do sistema cuja função é gerenciar discos rígidos e os volumes ou as partições neles contidos.

Nome Real: eventvwr Nome: Visualizador de Eventos Descrição: Com os logs de evento do recurso Visualizar eventos, você pode recolher informações sobre problemas de hardware, software e sistema. Também é possível monitorar eventos de segurança do Windows XP.

Nome Real: fsmgmt Nome: Pastas Compartilhadas Descrição: Você pode usar Pastas compartilhadas para exibir um resumo das conexões e do uso de recursos em computadores locais e remotos.

Nome Real: gpedit Nome: Diretivas de Grupo Descrição: Seria uma configuração visual do computador exemplo quer remover a lixeira do Desktop venha aqui. Perfeito para salas de informatica de colégios.

Nome Real: lusrmgr Nome: Usuários e grupos locais Descrição: É uma ferramenta que pode ser usada para gerenciar usuários e grupos locais.

Nome Real: ntmsmgr Nome: Armazenamento Removível Descrição: Fornece serviços de mídia para programas de gerenciamento de dados.

Nome Real: ntmsoprq Nome: Solicitações do Operador de armazenamento Removível Descrição: Faz parte de ntmsmgr.

Nome Real: perfmon Nome: Desempenho Descrição: Com Logs e alertas de desempenho, você pode coletar automaticamente dados de desempenho de computadores locais ou remotos.

Nome Real: rsop Nome: Conjunto de diretivas resultante Descrição: Faz parte do gpedit.msc

Nome Real: secpol Nome: Configurações locais de segurança Descrição: As unidades organizacionais, domínios e sites estão vinculados a objetos de diretiva de grupo. A ferramenta Configurações de segurança permite alterar a configuração de segurança do objeto de diretiva de grupo o que, por sua vez, afeta vários computadores. Com a ferramenta Configurações de segurança, você pode modificar as configurações de segurança de diversos computadores, dependendo do objeto de diretiva de grupo que seja modificado, desde apenas um computador que faça parte de um domínio a até um domínio.

Nome Real: services Nome: Serviços Descrição: Um serviço é um tipo de aplicativo que é executado no segundo plano e é semelhante a aplicativos utilitários (deamon) do UNIX.

Nome Real: wmimgmt Nome: Windows Management Infrastruture Descrição: O Controle WMI (Windows Management Instrumentation) é uma ferramenta que permite configurar as definições de WMI em um computador remoto ou computador local. Bom para salas de informatica de colegios também.

Mão na Massa[editar | editar código-fonte]

- Entre em lusrmgr - Clique na chave "Usuários" - Va na conta de Administrador com o botão direito e clique em "Definir nome..." - Prossiga e pronto.

Bom parece normal a troca de senha a não ser que para trocar a senha vc teria que digitar a antiga senha. Muito interessante para nós.

- No lusrmgr mesmo. - Clique na chave "Usuários" - Clique com o botão direito em algum usuário e va em Renomear. - Renomeie com o nome desejavel e pronto.

Bom também parece normal uma troca de nomes a não ser que se você trocar pelo Painel de Controle você apenas trocaria o login do usuario. As pastas com nomes de usuario permaneceriam as primarias.

É possivel fazer muito mais coisas do que trocar senhas e usuarios é possivel permitir acessos a Partições especificas assim bloqueando possiveis acessos a areas restritas. Lembre-se isto é apenas o lusrmgr as Ferramentas Administrativas apesar de pouco usadas, são extremamente importantes para a nossa sociedade de experters.

Dica: Use o devmgmt ele economiza mais tempo pois a maioria das ferramentas se encontram ali e você não precisa ficar procurando e perdendo tempo.

Costumo falar que quem quer aprender tem que fuçar e muito, seja um fuçador e vera que aprendera com o tempo. Fuçar: v.t Esmiuçar; Pesquisar; Examinar.