Latex/Introdução: diferenças entre revisões

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
1 150 bytes adicionados ,  11 de abril de 2013
sem resumo de edição
[edição verificada][edição verificada]
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
 
 
<math>\mathrm{L\!\!^{{}_{\scriptstyle A}} \!\!\!\!\!\;\; T\!_{\displaystyle E} \! X}</math> é um sistema de preparação de documentos. com alta qualidade tipográfica.
 
A filosofia do <math>\mathrm{L\!\!^{{}_{\scriptstyle A}} \!\!\!\!\!\;\; T\!_{\displaystyle E} \! X}</math> é: deixe os editores se preocuparem com edição e deixe os autores se preocuparem com o conteúdo. DessaComo formaconsequência começaro umasistema novaé completamente diferente dos seçãoprocessadores de umtexto artigousuais. O autor prepara seu texto em <math>\mathrm{L\!\!^{{}_{\scriptstyleum A}}editor \!\!\!\!\!\;\;qualquer T\!_{\displaystylee E}depois \!executa X}</math>um écomando que gera um documento formatado a partir do conteúdo. Ao invés de formatar o documento, basta ao autor identificar a estrutura ou função de cada trecho. simplesmente:
 
Enquanto na maior parte dos processadores de texto o autor negrita e aumenta a fonte de um trecho para fazer dele um título de uma seção, no <math>\mathrm{L\!\!^{{}_{\scriptstyle A}} \!\!\!\!\!\;\; T\!_{\displaystyle E} \! X}</math> o autor simplesmente inclui uma marcação para indicar que a expressão se trata de uma seção:
 
\section{Nome da Seção}
 
O principal objetivo desse texto é incentivar novos usuários a usar <math>\mathrm{L\!\!^{{}_{\scriptstyle A}} \!\!\!\!\!\;\; T\!_{\displaystyle E} \! X}</math> tentando mostrar a esses usuários as muitas vantagens de se escrever em <math>\mathrm{L\!\!^{{}_{\scriptstyle A}} \!\!\!\!\!\;\; T\!_{\displaystyle E} \! X}</math>. Aconselho, porém, que sempre que possível os novos usuários peçam ajuda a usuários mais antigos de <math>\mathrm{L\!\!^{{}_{\scriptstyle A}} \!\!\!\!\!\;\; T\!_{\displaystyle E} \! X}</math>. Usar o <math>\mathrm{L\!\!^{{}_{\scriptstyle A}} \!\!\!\!\!\;\; T\!_{\displaystyle E} \! X}</math> é uma experiência muito enriquecedora, mas que pode se tornar frustrante no começo, caso o usuário não tenha ajuda.
 
 
A melhor forma de se aprender <math>\mathrm{L\!\!^{{}_{\scriptstyle A}} \!\!\!\!\!\;\; T\!_{\displaystyle E} \! X}</math> é através de textos escritos em <math>\mathrm{L\!\!^{{}_{\scriptstyle A}} \!\!\!\!\!\;\; T\!_{\displaystyle E} \! X}</math> de alguém que possa explicar como ele foi feito, as funções e observando o documento final.
 
==A questão da facilidade de uso==
 
A facilidade com que um determinado software pode ser utilizado por alguém que não o conheça tem sido usada como um critério importante na avaliação e seleção de programas. Deve-se ponderar, no entanto, que eficiência e facilidade de aprendizado são coisas distintas.
 
Não resta dúvida de que o <math>\mathrm{L\!\!^{{}_{\scriptstyle A}} \!\!\!\!\!\;\; T\!_{\displaystyle E} \! X}</math> não é um software de fácil aprendizado. É um software eficiente, que permite a criação de documentos com alta qualidade tipográfica com um mínimo de esforço por parte do autor.
 
{{AutoCat}}
1

edição

Menu de navegação