Logística/Técnicas de previsão/Representação gráfica: diferenças entre revisões

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
+links
(*txt)
(+links)
 
[[Imagem:Bigpi43(2009).GIF|right|thumb|Figura 1. Série com sazonalidade.]]
*''Horizontal (H)''. Verifica-se quando os valores dos dados oscilam em relação a uma [[w:Média|média]] constante, numa série chamada de «estacionária» em relação à média.[http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/96/Repetitive-Impulse-Response.png] Dois exemplos são as vendas de um produto que não variam ao longo do tempo e a carta de controlo estatístico de qualidade de um processo de [[w:Produção|produção]] contínua.
 
*''Sazonal (S)''. A série é influenciada por factores sazonais tais como a estação do ano, o mês, o dia da semana ou a hora do dia. O consumo doméstico de electricidade ou vendas de produtos como gelados e refrigerantes exibem comportamento sazonal. Embora não se repitam exactamente ao longo de cada período, as séries sazonais são por vezes denominadas de periódicas (Figura 1).
''Alisamento de um gráfico de dispersão''
 
O alisamento de um gráfico de dispersão é realizado através do [[w:Ajuste de curvas|ajuste]] aos dados de uma linha, que tenta mostrar a componente não-aleatória da associação entre as variáveis. O alisamento pode ser feito através de uma linha recta, uma linha quadrática ou polinomial ou ''splines'' de alisamento que permitem uma maior flexibilidade nas associações não-lineares. O melhor ajuste da curva é definido como o ajuste que resulta na soma mínima dos erros quadrados ([[w:Método dos mínimos quadrados|critério dos mínimos quadrados]]).[http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/26/OrthogonalLinearLeastSquares.png]
 
As previsões da variável resposta baseadas no valor da variável explicativa são realizadas usando o alisamento para separar as variações não-aleatórias das variações aleatórias.
1 830

edições

Menu de navegação