Logística/Gestão de armazéns/Operação de um armazém/Oportunidades de melhoria nas operações: diferenças entre revisões

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Correcção
(Correcção)
(Correcção)
 
 
OportunidadesHá muitas oportunidades de melhoria nas operações de armazenagem, são actividades que vãopodem tornar mais eficientes as operações de processamento e envioexpedição das encomendas num [[w:armazém|armazém]]. Nessas oportunidades estão incluídas actividades, tais como, a [[w:picking|separação e preparação de pedidos]], o [[w:crossdocking|''cross-docking'']], entreprodutividade, outrasutilização quedo vãoespaço sere explicadasserviços maisde valor detalhadamenteacrescentado.
 
*''Melhorar as operações de separação e preparação de pedidos''. A separação e preparação de pedidos é considerada a operação onde a empresa despende a maior parte do seu tempo e dinheiro, tentando com isso melhorar a sua produtividade. Ter uma separação e preparação de pedidos bem sucedida é algo fundamental para o bom funcionamento do armazém,. porPor esse motivo é de todo legítimo dizer que os requisitos das [[w:Cadeia de fornecimento|cadeias logísticas]], hoje em dia, levam as operações de armazém a desenvolver melhores soluções para a separação e preparação de pedidos.
 
*''Utilização do cross-docking''. O ''cross-docking'' pode ocorrer ema váriasvários etapasníveis, seja no produtor, distribuidor, retalhista ou vendedortransportador. Os requisitos são diferentes, variando empar cada cooperadoroperador, isto porque, enquanto uns enviam as encomendas para estas serem ''cross-docked'', outros estão preparados para receberrecebem encomendas ''cross-docked''. O receptor solicita que as encomendas cheguem ordenadas e etiquetadas, enquanto que o emissorexpedidor, para ir de encontro aos requisitos do receptor, tem de realizar o processo de satisfaçãoseparação dee preparação dos pedidos mais detalhadamente.
 
*''Aumentar a produtividade''. ONo aumento da produtividade é outro dos factores a ser consideradopassado, a ideia passada de que a produtividade estava directamente relacionada com o «fazer mais rápido, com menos pessoas» está gasta. A maximização da utilização de espaço, equipamento e [[w:Mão de obra|mão-de-obra]] sempre foi o primeiro objectivo da armazenagem. Isto implica que a produtividade não está apenas relacionada com o [[w:desempenho|desempenho]] a nível da mão-de-obra, mas está também relacionada com o espaço, equipamento e toda uma combinação de factores que juntos contribuem para umaumentar aumento daa produtividade.
 
*''Utilização de espaço''. Quando um armazém atingeatingia 80% da sua capacidade de ocupação, chegachegava-se à conclusão de que éera necessário mais espaço, porque, com essa ocupação, aarrumar capacidade de movimentação e o gerir deum produto tornatornava-se mais demorada. Se por sua vez, ocorre um aumento do tempo de localizaçãoencontrar deum local para arrumar um produto, o armazenamento adequado do produto desaparecevai-se aos poucosdeteriorando. Itens decom movimentaçãopouca lentasaída são guardados em localizações depara movimentaçãoprodutos rápidacom emuitas pormovimentações isso, itens de movimentaçãoe rápidaestes são guardados em localizações depara movimentaçãoprodutos lentacom pouca saída. Isto pode dar origem a uma diminuição na produtividade e um aumento de estragos e enganos, tudo por má utilização de espaço.
 
*''Aumentar os serviços de valor acrescentado''. O papel dos armazéns, hoje em dia, não se restringe apenas centros deà [[w:Recepção (Armazém)|recepção]] e [[w:Expedição (armazém)|expedição]]. Esse papel foi alargado, permitindoincluindo com issoserviços que ospermitem serviços tornemque as operações no armazém de recepção se tornem mais eficientes, que no fim beneficiambeneficiando o [[w:consumidor|cliente]]. Seja a nível da ordenaçãopré-separação e da etiquetaçãoetiquetagem dos produtos para um eventual ''cross-docking'' ou de uma personalização do produto finala expedir, os requisitos dos clientes estão cada vez mais difíceisexigentes.
 
Seja individualmenteIndividualmente ou combinando algumascombinadas, dasas oportunidades descritas anteriormente, estaspodem sãoser encontradas actualmente na maior partemaioria dos armazéns. hoje em diaAlterou-se, alterando assim, a perspectivadefinição antiga de que o armazém é um local apenas para armazenar, reconfigurar e diminuir prazos de entrega. EsteO armazém tornou-se muito mais complexo e totalmente guiadomovido pelapelas novanovas [[w:Tecnologia|tecnologiatecnologias]] ([[Logística/Referências#refbTOMPKINSC|Tompkins et al., 2003, p. 403-404]]).
 
{{AutoCat}}
95

edições

Menu de navegação