Engenharia de Software/Requisitos de Software

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

Os requisitos de sistema de software são, frequentemente, classificados em requisitos funcionais, requisitos não funcionais ou requisitos de domínio:

  1. Requisitos funcionais. São as declarações de serviços que o sistema deve fornecer como o sistema deve reagir a entrada especificas e como o sistema de se comporta em determinadas situações. Em alguns casos, os requisitos funcionais podem também estabelecer explicitamente o que o sistema não deve fazer.
  2. Requisitos não funcionais. São restrições sobre os serviços ou funções oferecidas pelo o sistema. Eles incluem restrições de timing, restrições sobre o processo de desenvolvimento e padrões. Os requisitos não funcionais aplicam-se, frequentemente, ao sistema como um todo. Em geral, eles não se aplicam as características ou serviços individuais de sistema.
  3. Requisitos de domínio. São requisitos provenientes do domínio da aplicação do sistema e que refletem as características e as restrições desse domínio. De vez em quando elas são chamadas de regras de negócio.