Engenharia de Software/Gestão de Projetos de Software

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Engenharia de Software
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Engenharia de Software – Base de Dados 3º Ano – LEI + LEC Projecto prático obrigatório – 2015


1 Introdução

1.1 Grupos de trabalho O trabalho deverá ser realizado por grupos de 5 elementos. Em paralelo com o lançamento deste enunciado decorre uma fase de registo dos grupos de trabalho. O registo dos grupos deverá ser efetuado na sala de aula pelo docente da disciplina.

1.2 Objecto do trabalho O trabalho consiste em modelar uma solução de software para o problema descrito na Secção 2 e é um enunciado do projecto conjunto das disciplinas de Engenharia de Software (ES), Bases de Dados (BD). Amodelação deverá ser efetuada em UML utilizando as ferramentasCASE. A implementação da solução é em Java, constituindo um fator de valorização do trabalhoquando efetuada a partir dos modelos UML.


1.3 Avaliação do Trabalho A avaliação do trabalho levará em conta dois fatores: • Relatório escrito; • Apresentação/discussão. O relatório deverá seguir, grosso modo, a seguinte estrutura genérica: 1. Introdução – breve descrição do problema proposto; 2.Arquitetura – breve descrição da arquitetura seguida na resolução do problema; 3.Solução proposta – descrição geral da solução proposta; 4.Conclusão – deverá ser abordada dois aspetos: • Questões relativas ao problema e à soluçãodesenvolvida, • Questões relativas ao UML enquanto linguagem de modelação; 5.Anexos – os diagramam UML desenvolvidos.

O relatório (sem anexos) deverá ter entre 5 e 10páginas. Durante a fase de apresentação/discussão do trabalho, qualquer executável a apresentar deverá poder correr na plataforma Java. A nota será calcula com base na seguinte fórmula: Nota = 75% Modelação + 25% Codificação


1.4 Entrega do trabalho A entrega do trabalho será submetida na plataforma académica SIGU em duas fases: 1. Primeira parte: Modelação – entregue atá o final do dia 21 de Abril; 2. Segunda parte: Relatório final/Programa final - entregue até o final do dia 26 de Maio. As apresentações terão início no dia 2 de Junho, para tal os estudantes/grupo devem escolher os slots de apresentação que estarão disponíveis na plataforma académica SIGU a partir do dia 15 de Junho. A escola dos slots e obrigatória caso contrário o grupo não fará a apresentação do trabalho.





2 Enunciado

2.1 Gestão de seguros de uma empresa seguradora Cada empresa seguradora, direta ou indiretamente, vende aos seus clientes “segurança” (ou seja, “cobertura de risco”), sob a forma de segurosque podem ser de vários tipos, mais ou menos comuns. Há seguros automóveis (obrigatórios), de casa (de exterior ou de interiores), de vida, de saúde, de viagem, industriais, etc. Inicialmente devem ser consideradas a seguinte categoria de seguro de automóvel. O seguro de automóvel depende de ser um veículo de passageiros, de transporte público ou de transporte de carga. Os seguros, qualquer que seja a sua categoria, possuem algumas características comuns que devem ser consideradas: • Têm um código únicodefinido pela seguradora; • Têm um titularcujo nome, morada, BI e número de contribuinte é obrigatório; • Têm um preço anual a pagar, curiosamente designado prémio base anual, que poderá ser aumentado em função das opções adicionais escolhidas pelo titular ou até diminuído de um dado valor caso não se registe nenhuma ocorrência; • Têm adicionalmente um agravamento de % por ocorrência registada; • Têm um segurado, ou seja, a descrição do objeto do seguro. Para cada categoria de seguro, por exemplo veículos, devemos possuir todas as opções possíveis sob a forma de aditamentos ou cláusulas. Cada uma destas cláusulas deverá possuir um texto, e um valor de % a adicionar ao prémio base. Ao realizar-se o seguro, o titular poderá aderir ou não a tais aditamentos. Por exemplo, num seguro automóvel normal, o titular pode querer incluir “quebra de vidros”, “assistência em viagem”, etc. Para cada tipo de seguro as cláusulas variam, incluem um texto descritivo que o titular aceita ou não, e que corresponde a um aumento de % no prémio. Exemplos para seguro de veículos: • Cláusula A: Vidros involuntariamente partidos => mais X%; • Cláusula B: Cobertura de todos os riscos => mais X%; • Cláusula C: Mais de 10 anos em circulação=> mais X%; Assim, temos o essencial da informação gerida por uma única seguradora.


2.2 Objetivos Tendo em atenção o descrito, proponha uma solução de software que permita: • A gestão de seguros de uma empresa seguradoradesde o registo à entrada, passandopelos diferentes pontos de atendimento, atá à entrega final ao cliente; • A produção dos relatórios para a gestão.


3 Notas importante Um processo de modelação de um sistema é também um processo de consulta, discussão e negociação com o cliente final do sistema. Recomenda-se que consultem os docentes da cadeira durantes as diversas fases de elaboração do(s) modelo(s) tendo em vista a validação dos mesmos.