Educação Aberta em cena: propostas estratégicas para criação de políticas de REA na EaD/Prefácio
Saudações e boas-vindas
[editar | editar código-fonte]Eu me chamo Bruno Bispo e, assim como todo pesquisador perspicaz, sigo vivendo e aprendendo, dia após dia, nesta prazerosa jornada acadêmica e científica. Além de eterno estudante, sou também Bibliotecário- Documentalista, atual gestor do Repositório Institucional da UFRPE [outubro de 2022] e, foi numa destas pesquisas sobre acesso aberto e licenças públicas, que tive a oportunidade de conhecer e me encantar com a temática, da qual passei a ser, também, um entusiasta. Então, encontrei na Wikilivros uma oportunidade ímpar de registrar um pouco do que venho aprendendo e também oportunizar outros indivíduos a conhecer e contribuir com o movimento. Você já ouviu falar em Educação Aberta (EA)? E algo sobre Recursos Educacionais Abertos (REA)? Certamente, já deve ter visto algo sobre as licenças livres não foi? Se já conhece, convidamos você a participar da construção desse Wikilivro. Mas, se porventura você não conheça a temática ainda, não se preocupe, pois, esta é uma boa oportunidade para você saber um pouquinho e também colaborar com nossa escrita, sobretudo, para podermos, juntos, criarmos estratégias para fomento de políticas de EA e REA em nossas instituições e instigar o poder público no engajamento dessa causa.
Este livro aberto foi pensado para se tornar, inicialmente, um caderno guia interativo e colaborativo direcionado para a comunidade pertencente à Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAEADTec-UFRPE). Todavia, seria muito enriquecedor se outros indivíduos e instituições de ensino superior a distância ou mesmo as tradicionais e de variados níveis educacionais pudessem usufruir desse recurso e melhorá-lo continuamente. Este livro se propõe a organizar estratégias que deem alicerces às Instituições de ensino superior no sentido de elaborar políticas que contemplem a Educação Aberta por meio da produção, adaptação e disseminação de Recursos Educacionais Abertos (REA) e da adesão e proliferação das Práticas Educacionais Abertas (PEA). O livro é fruto advindo da pesquisa intitulada "Educação a distância aberta no ensino superior: dialogando com processos de elaboração de políticas institucionais para Recursos Educacionais Abertos (REA)" que, dentre seus objetivos, estabeleceu a elaboração de um REA utilizando uma plataforma Wiki como produto educacional de pesquisa.
As propostas estratégicas aqui mencionadas foram concebidas graças ao extenso referencial teórico estudado, onde buscamos diversas publicações sobre a temática, desde o estado da arte até as diretrizes e recomendações mais atuais promovida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e também, pelos achados correspondente ao estudo de caso, no qual descreveu as percepções de docentes e discentes da supramencionada unidade/instituição sobre a temática.
Você professor, aluno, técnico, gestor e sociedade em geral são muito bem-vindos para imergir na leitura e edição dessa obra em constante construção com vistas a contribuir com o Movimento Openness. Experimente a escrita colaborativa! Crie novos verbetes a partir de algo que você domine ou que simplesmente chamou mais atenção dentro da temática, pensando, sobretudo, no compartilhamento da informação para outras pessoas. Ajude-nos a pensar, formar de fomentar políticas de EA e REA nas instituições de ensino superior a distância.
Então, mãos à Wikiobra!!!