Discussão:WikiRPG Júnior/Arquivo LQT 1
Adicionar tópicoEsta é uma página LiquidThreads que foi arquivada. Não edite o conteúdo desta página. Por favor direcione quaisquer comentários adicionais à página de discussão atual.
Ampliar a utilidade pedagógica
[editar código-fonte]Crianças já sabem brincar naturalmente de faz-de-conta, mas esse livro poderia trazer instruções valiosas para que professores de creches ou monitores de atividades infantis direcionassem essa aptidão inata das crianças para o desenvolvimento de habilidades como as de lidar com números a partir dos sorteios nos dados, desenhar mapas a partir das descrições narrativas do mestre de jogo, negociar acordos com outras crianças por meio de seus personagens, trabalhar em equipe, lidar com vitórias sem humilhar seus adversários, encarar derrotas como experiências desafiadoras sem se decepcionar, expressar sentimentos e elaborá-los verbalmente e de forma simbólica, etc.
Para isso poderiam ser criadas seções diferentes em cada capítulo, uma para os pequenos jogadores e outra para os monitores de atividades, utilizando instruções fáceis para os primeiros e desenvolvendo comentários pedagógicos para os últimos.
Incluir sistemas de jogo não numéricos, baseados em disputas com os dedos (par-ou-ímpar, zerinho-ou-um, dois-ou-um, pedra-papel-tesoura) para idades pré-escolares. Não sei se isso se adapta bem ao sistema de jogo proposto pelo WikiRPG, mas pode ser uma etapa de transição para chegar a ele.
Seria importante considerar esse livro mais como um manual de brincadeiras do que como instruções de um jogo em particular, e os capítulos deveriam seguir essa lógica (por exemplo: "Faz-de-conta que eu sou o herói" em vez de "Jogadores" ou "Personagens"; ou ainda "Agora sou eu quem conta a história" em vez de "Mestre").
Incluir um sistema de magia (ou de superpoderes) baseado em combinações de elementos naturais (ex.: terra, água, vento, fogo, metal, madeira, etc) e ações (ex.: criar, negar, subir, descer, mover, controlar, etc), que pode vir na forma de palavras mágicas ou de um baralho a ser confeccionado, colecionado e usado durante as sessões de jogo. A idéia é brincar com os significados a partir de formas (símbolos), cores, quantidades (números) e palavras (sons).
Rafael Canhête L. Filho (Discussão) 04h25min de 24 de Junho de 2010 (UTC)
- Gostei bastante das ideias, apesar de não poder ajudar na tarefa. Vá em frente!!!! Helder 12h38min de 24 de Junho de 2010 (UTC)