Discussão:Programar em C++/Alô, Mundo!

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Iniciar uma discussão nova

Conteúdos

Título do tópicoRespostasÚltima alteração
“system("pause");”?! Não, por favor!120h53min de 27 de julho de 2016

“system("pause");”?! Não, por favor!

É duro ver que alguém sugira, num livro texto que queira ser levado a sério, embutir system("pause"); num programa.

Em lugar de sujar código com coisas não padronizadas, sugiro que o capítulo de apresentação tenha uma seção que fale sobre os ambientes mais comuns de desenvolvimento, e possíveis ajustes que um usuário tenha de fazer na configuração do ambiente ou em seus programas a fim de obter determinados efeitos, tal como a de deixar a janela do console aberta por algum tempo após o final do programa.

Pappires (Discussão)

01h38min de 27 de julho de 2016

Bom, primeiramente eu gostaria de lhe agradecer por ter sugerido mudanças nesse texto. Agora vamos à questão: Concordo com sua colocação porque sugere sermos imparciais quanto a portabilidade do código. Nesse contexto, eu sempre me senti incomodado com o uso dessa solução que, por sinal, remonta a época do MS-DOS. Essa linha do código poderia ser mais flexível, adotando, por exemplo: cin.get(); Pelo lado da didática adotada no livro teríamos que usar o código mais simples para que o leitor iniciante não tenha que ler um conteúdo que pode ser mais complicado para ele logo no primeiro programa.

Então lidando com estas ideias de portabilidade e simplicidade, o que você sugere para melhorar o conteúdo? Digo: O que você sugere que coloquemos no lugar de 'system("pause");?

Marcos Antônio Nunes de Moura (Discussão)

20h53min de 27 de julho de 2016