Discussão:Português/Arquivo LQT 1

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Esta é uma página LiquidThreads que foi arquivada. Não edite o conteúdo desta página. Por favor direcione quaisquer comentários adicionais à página de discussão atual.


Questões[editar código-fonte]

Eu criei vários exercícios. Seria interessante agregar os exercícios ao livro. Albmont 18h14min de 8 de Julho de 2008 (UTC)

Boa iniciativa, mas acredito que seja melhor dividir os esforços. Acredito que seja melhor focar nos tópicos ao invés das questões. Por exemplo, a página http://www.questoesdeconcursos.com.br/pesquisar?&di=1&es=2&dt=&bt=Filtrar no site "questões de concurso" trazem questões que podem estar sob domínio público (já que essas questões não são de autoria do site mas sim do governo, pois são de provas de concursos públicos). --Gui (Discussão) 01h06min de 25 de abril de 2013 (UTC)

Exemplos[editar código-fonte]

Seria interessante criar uma plataforma separada para exemplos e associá-los aos tópicos aos quais eles pertencem.

  • Usuários podem criar seus próprios exemplos a parte, sem interferir na estrutura básica do documento.
  • Simplificaria na colaboração de uma forma geral (mais foco de acordo com o interesse, que nesse caso, seria só adicionar exemplos).
  • Poderíamos formatar os exemplos de acordo com um padrão.

Atualmente isso depende de mudanças no Software do Wikilivros, infelizmente, ou estou enganado?

--Gui (Discussão) 01h06min de 25 de abril de 2013 (UTC)

Foco do livro[editar código-fonte]

Não encontrei informações sobre o foco do livro (ex.: ensino médio).

Gostaria que me apontassem ou que criassem essa seção. Não posso adicionar esta informação, pois isso depende dos primeiros autores desse livro.

--Gui (Discussão) 01h06min de 25 de abril de 2013 (UTC)

Gramática[editar código-fonte]

Em vez de Gramática da Língua Portuguesa, eu sugeria que o título fosse alterado para "Gramática do Português do Brasil", pois o que aqui se apresenta, além de conter muitos erros e utilizar conceitos que não estão de forma alguma vulgarizados nos Estudos Linguísticos, tem muito pouco a ver com a Língua Portuguesa.— o usuário Vamba (discussão • contrib.) esqueceu de assinar o comentário precedente.

Olá. Poderia listar o que acha que pode ser melhorado no livro? Sinta-se também a vontade para melhorá-lo. Basta clicar no "editar" ali em cima, fazer as modificações e depois em "Salvar página" ou "Gravar página". - Jorge Morais 16h06min de 7 de junho de 2009 (UTC)

Possibilidades[editar código-fonte]

Sabe? eu estava pensando em adicionar(mos) além de gramática, partes sobre redação e literatura portuguesa e brasileira, mas não tenho certeza se é adequado... será que alguém pode me informar sobre as possibilidades reais? ou será que isso prejudicaria de alguma forma? --Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 15h45min de 1 de Agosto de 2010 (UTC)

Acho que seria interessante criar, aqui tem alguns tópicos que poderíamos usar para começar (discurso, coesão, coerência, versificação, ambiguidade... ). Na verdade, já há um pequeno esboço sobre modos de escrever, que tem um pouco a ver - Português/Estilística. Mário Júnior (Discussão) 21h11min de 2 de Agosto de 2010 (UTC)
legal que tenha gostado... na verdade isso que estou querendo é por causa do meu projeto de melhoramento dos livros de matérias exigidas no colégio... Talvez você queira ajudar, não?
Mas não espere nada para amanhã, sabe como é? Com o Helder ocupado com as coisas do doutorado eu fico todo enrolado para cuidar das coisas por aqui.-Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 21h35min de 2 de Agosto de 2010 (UTC)
Olha! desenvolvi essa tabela, será que pode ser útil?
Sobre a organização pode me ajudar a entender melhor? os elementos envolvendo redação faram parte do índice de gramatica ou literatura?
Coisas como: descrição narração, enumeração, dissertação, relatoria etc ficaram onde?
Perdão... pelas perguntas em demasiado, mas é que eu estou interessado nessa nova organização(e não sou muito bom)
Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 14h41min de 7 de Agosto de 2010 (UTC)
Sobre a tabela, ela é sobre os estilos literários, podemos utilizá-la. Acho que se enquadram melhor em literatura, por não se encaixarem em nenhuma parte da gramática. A exceção é a enumeração, que é uma figura linguística (estilística). Mário Júnior (Discussão) 22h42min de 7 de Agosto de 2010 (UTC)

Literatura[editar código-fonte]

Comecei o arquivo sobre literatura brasileira Português/Literatura por país/Brasil, mas estou com a seguintes dúvidas:

  • Ele não vai ficar grande demais?
  • Não sei colocar o índice no lugar certo então tirei, gostaria de saber como se coloca a baixo do texto
  • Errei em deixar os subtítulos que não estavam escritos?

Perdoe qualquer erro, Analfabeta(Discussão) 23h25min de 17 de Outubro de 2010 (UTC)

Textos[editar código-fonte]

Eu pensei na seção de literatura integrar no corpo textos, porém isso o deixaria grande demais, pois assim poderia se destacar trechos que marcam o estilo. Mas como voltei após um anos sem editar não me lembro como faria isso, se alguém puder explicar aqui ou fazer na seção agradeceria. Escrevi na discussão principal, pois lá ficaria perdido, uma vez que não exite uma página principal. Analfabeta (Discussão) 00h51min de 18 de Novembro de 2011 (UTC)

Eu estava olhando a classificação desse livro me parece que está inadequada: "6de8.svgTexto desenvolvido, com todos os links vermelhos ausentes e conteúdo corrigido."

Não é o que existe nesse livro o ideal seria um rebaixamento acredito em função da adesão de literatura, mesmo tendo ocorrido a mais de um ano(seria 2 já?)Analfabeta (Discussão) 01h57min de 19 de Novembro de 2011 (UTC)

Desculpa, no corpo de que textos?
Sobre a classificação de desenvolvimento do livro... na verdade eu fui quem sugeri a adição da parte de literatura, mas eu fiquei meio sem jeito de rebaixar o livros só por causa dessa nova seção. Pensei que ficasse como um bônus... isso me faz reavaliar a classificação dos wikilivros... será que o critério deve mesmo envolver os links que anda não foram escritos? talvez fosse melhor classificar somente o conteúdo que já está escrito(isso seria a melhor opção para bookmanager na minha opinião).
Alias essa é uma questão muito controversa, por exemplo, o livro de português, que na minha opinião é um dos melhores livros a nível de conteúdo, ficaria com a mesma classificação certos livros que não tem links vermelhos, mas que tem páginas que são somente esboços.
Enfim, esse é um dos desafios de tentar manipular livros num software(puramente?) enciclopédico
Raylton P. Sousa qualquer coisa estou aqui! =D 21h03min de 19 de Novembro de 2011 (UTC)
Eu digitei com pressa, era pra dizer integrar poemas no corpo textos como em Romantismo. Não sei que predefinição usar para o texto canção do exílio, pois Predefinição :quote2 remove os versos.
Sobre a classificação realmente é terrível, ter quer juntar português a em desenvolvimento. Talvez fosse necessário a utilização de outro critério para avaliar a etapa do livro como a média dos seus módulos. Algo a pensar como resolver...Analfabeta 02h24min de 20 de Novembro de 2011 (UTC)

Português/Estilística[editar código-fonte]

Não tenho certeza, mas esse capítulo não seria melhor com literatura, pois o aluno estudaria as funções da linguagem depois as figuras(ou o inverso). Talvez tenha sido colocado antes da adesão de literatura, mas acho que isso faria mais lógica.Analfabeta 13h09min de 23 de Novembro de 2011 (UTC)

Dúvidas comuns[editar código-fonte]

Adicionei, depois vou escreve-lo, mas alguém tem uma ideia melhor não gostei do nome. Seria melhor cada dúvida um módulo ou assim? Na gramática do Wlisses Infante ele chama de problemas da linguá padrão acham melhor? Enfim não gostei de nenhum dos dois.Analfabeta 03h25min de 28 de Outubro de 2012 (UTC)

Analfabeta (rs, soa jocoso chamar-te assim), adorei tua sugestão. Sinta-te livre para contribuir à vontade com livro e efetivar as alterações que julgares dignas. Editei ativamente este book outrora, mas, bem, isso já leva consigo bem mais de meia década... Salles Neto Roraima msg 01h27min de 29 de Outubro de 2012 (UTC)


Eu já havia editado nele ano passado(ou retrasado) criando a seção de literatura brasileira, se quiser dar uma revisada na seção seria de grande ajuda. Não sei se sigo a linha de Português/Escolas literárias/Brasil/Quinhentismo ou do Português/Escolas literárias/Brasil/Romantismo. Naquele eu uso exercícios para explicar os textos e destacar elementos importantes e nesse eu trabalho trazendo textos e destacando elementos importantes (o quinhentismo está com mais pontos destacado, mas a ideia seria destacar a mesma quantidade). O que vocês acham melhor?
Sobre o módulo vou cria-lo só na outra semana(se arrumar tempo), mas queria um nome melhor. Alguma sugestão?Analfabeta 20h42min de 29 de Outubro de 2012 (UTC)

Apoio de professores[editar código-fonte]

Pessoal, estou com uma dúvida e ao mesmo tempo com uma pequena ideia.

Dúvida[editar código-fonte]

Seria possível professores "assinarem" que revisaram uma determinada versão deste livro?

Ideia[editar código-fonte]

Que tal abrir um projeto para que interessados possam patrocinar a revisão deste material por alguns professores?

Claro que não tive essa ideia só para língua portuguesa. Na verdade queria um projeto para poder financiar materiais didáticos gratuitos para todo ensino básico. Mas aqui nesta página me refiro apenas à língua portuguesa.

Um exemplo prático de como começar seria algum grupo de professores iniciarem um projeto no site http://www.kickstarter.com/ . Lembrando que seria para criar um documento nesta plataforma que é o Wikibooks (pois tem que ser aberto e com possibilidade de receber contribuição voluntária).

Eu particularmente, além de minhas possíveis contribuições, aqui no documento, posso fácil, desde já, ajudar com uns R$100,00 (até mais se precisar), pois esse projeto está no lugar certo, e trabalha com a filosofia certa.

Comentários adicionais[editar código-fonte]

Pessoal, esse é bem dizer, o ÚNICO documento sobre a gramática de língua portuguesa inteiramente aberto e colaborativo em âmbito nacional! Eu fico pasmo em ver que o governo fala de educação acessível e não incentiva em nada projetos como esse.

Acredito que com apoio de professores a Wikimédia de vez será encarada como um esforço mais sério e de alta confiabilidade.

Cade as boas almas deste mundo docente!

Por favor, comentários! :D

--Gui (Discussão) 01h04min de 25 de abril de 2013 (UTC)

Por favor, reescreva este tópico aqui para todo mundo poder ver. Abacaxi (Discussão) 01h06min de 25 de abril de 2013 (UTC)