Discussão:Pequenos números

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Sobre este espaço de discussão

0

Wikijunior:Small Numbers/0

Cabeçalhos para as páginas

  • Estou pensando em colocar no topo de cada página desse livro uma imagem diferente (ainda por fazer) com a caligrafia do número correspondente repetida, digamos, umas 4 vezes horizontalmente, seguida de umas 2 vezes apenas com pontilhados, o restante da linha em branco, e uma caneta (ou ponta de caneta) terminando de escrever um número. É algo no estilo destas imagens aqui.

Pensei nisso para que as crianças que estão aprendendo a contar possam também ir associando a quantidade com a representação escrita dos números. O que acham?

  • Alguém sabe dizer se em Portugal são comuns os cadernos de caligrafia com as linhas desse tipo? Pergunto porque foi um caderno assim que eu usei para fazer caligrafia quando era pequeno (no Brasil), e se houver outros modelos talvez seja melhor colocar os dois tipos em cada imagem, um daqui e outro de lá. Helder 01h14min de 10 de Julho de 2008 (UTC)
Eu usei esse tipo de caderno quando era pequena :) (sou portuguesa). Mas como completo 31 anos amanhã, o melhor seria perguntar a alguém com filhos na escola agora, rsrsrs. Patrícia msg 20h53min de 16 de Julho de 2008 (UTC)

Grandes idéias para os pequenos números...

achei muito boas todas as idéias, quanto ao caderno de caligrafia eu não sei se existe mas era uma coisa sensacional porque nós aprendíamos a fazer as letras bem bonitas e também tem a ver com organização... Não mude o título não... Pequenos Números está muito criativo e a ilustração de abertura eu adorei, bem colorida e bem infantil. Obrigada por fazer a versão para impressão dos Mistérios do Antigo Egito, agradeci ao Jota pensando que tinha sido ele... Valeu, beijussssss Alustriel 19h45min de 10 de Julho de 2008 (UTC)

Vou tentar produzir umas primeiras versões das imagens (e eventualmente "expor" minha própria caligrafia)... E não precisa agradecer pelas versões de impressão... Helder 20h16min de 10 de Julho de 2008 (UTC)

Colorido?

Estava olhando melhor seu livro e pensei em perguntar: o que você acha de colocar o um e o uma mais coloridos para destacar na página? Alustriel 19h55min de 10 de Julho de 2008 (UTC)

Que tal assim? Helder 20h16min de 10 de Julho de 2008 (UTC)

Eu gostei

acho que chama atenção... sou suspeita, gosto de tudo colorido e muita figura... rs Alustriel 22h24min de 10 de Julho de 2008 (UTC)

E que tal isso?

Em vez de colocar "próximo" e "anterior" em cada página, ou simplesmente usar o próximo número e o número anterior para criar ligações para as páginas correspondentes, me parece uma ótima idéia usar adição e subtração. Por exemplo, na página 4 coloca-se:

  • 4-1 = ? (anterior)
  • 4+1 = ? (próximo)

Gostaria de sugestões sobre o seguinte:

  • Será melhor usar sempre -1 e +1, ou a cada página uma soma e uma subtração diferente?
  • É melhor usar ligações feitas com texto simples (eventualmente formatado com letras grandes e coloridas), ou uma imagem ainda mais "chamativa" (leia-se "escandalosa").

Alguma sugestão sobre que formato usar para isso? Helder 01h42min de 11 de Julho de 2008 (UTC)

  • Se é dirigido aos pequeninos, acho que sempre -1 e +1 para ficar fácil, senão quando eles aprenderem ao longo das páginas a tirar e colocar 1 a coisa muda... daí fica mais complicado, acho eu.
  • O que seriam ligações com texto simples? Com certeza as crianças terão o auxílio de um adulto mas creio que sempre o que mais as atrai são as cores e figuras certo? Experimente o escandaloso... se ficar over você muda! Alustriel 18h03min de 11 de Julho de 2008 (UTC)
Pensando bem... é realmente melhor usar só +1 e -1.

Ajuda

Alguém tem alguma sugestão do que poderia ser colocado no 9, em vez da 9ª sinfonia? Eu coloquei mas não acho que isso ajudará muito os pequeninos em nada relacionado a contagem, só irá apresentar a eles uma música conhecida...

E, por favor, se acharem que algumas das minhas escolhas foi um pouco "infeliz" (como a sinfonia), ou que para algum número existe um opção bem melhor do que algo que foi colocado, me avisem, ou até mesmo editem lá, ok?

Sintam-se a vontade de revisar os pequenos textos, e incrementá-los se possível...

Objetivos

Não sem bem porque, não me sinto muito confortável com a idéia de que o livro não tem muito conteúdo escrito... Isso é normal? É um problema?

Eu ainda não tenho bem claro qual o objetivo deste livro, mas a idéia surgiu do "alfabeto dos animais": por que não ter um livro assim para os números, digamos algo relacionado à contagem?

Aí fui colocando as idéias que tinha em mente direto no livro antes de pedir opinião, para que pudessem ter exemplos do tipo de coisa que eu tinha em mente (já que eu não sabia explicar), e quem sabe me ajudar a definir/explicitar o enfoque a ser dado em um livro como esse... Alguém aí tem alguma amiga pedagoga? A opinião e as sugestões de quem lida com crianças um pouco mais de perto pode ser de valiosa ajuda... Helder 14h39min de 15 de Julho de 2008 (UTC)

Anexos

Estou pensando em incluir um capítulo "Anexos", onde possam ser colocadas imagens como Imagem:Caligrafia do número 1.svg, para os números de 1 a 10 (ou 0 a 10), permitindo que se façam exercícios de caligrafia ao imprimir cada uma das imagens... Xique né? Alguma sugestão de como formatar? Com bordas/sem, cor de borda, incluir ou não títulos de seção entre as imagens, acrescentar instruções sobre como fazer a caligrafia (como seria isso?)... sei lá...

As imagens prontas estão em commons:Special:PrefixIndex/Image:Caligrafia do número... Helder 21h47min de 18 de Julho de 2008 (UTC)

  • Ficou ótimo sete tracinhos tem mais a ver com a linguagem infantil. O dez também ficou legal. Alustriel 19h42min de 20 de Julho de 2008 (UTC)

O histórico anterior da página foi arquivado para fins de backup em Discussão:Pequenos números/Arquivo LQT 1 em 2015-11-03.

Não existem tópicos antigos