Discussão:Mecânica Newtoniana/Arquivo LQT 1

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Esta é uma página LiquidThreads que foi arquivada. Não edite o conteúdo desta página. Por favor direcione quaisquer comentários adicionais à página de discussão atual.


Modularizei em 13 módulos inciais. Pergunto se há algum outro tópico que foi omitido? Phys

Título do livro[editar código-fonte]

Mecânica Clássica é o mesmo que Mecânica Newtoniana. Concordam em mudar o título do livro para Mecânica Clássica?--Master 15h07min de 19 de Dezembro de 2008 (UTC)

Symbol support vote.svg ConcordoDelemonbão tamém! 03h30min de 22 de Dezembro de 2008 (UTC)
Symbol support vote.svg Concordo - Rafael Calsaverini 01h22min de 14 de abril de 2009 (UTC)[responder]
Não, não é o mesmo! Mecânica Newtoniana faz parte da Mecânica Clássica, entretanto, não a engloba por inteiro! A Relatividade de Einstein é Clássica, pois não incorpora os princípios da Mecânica Quântica, mas certamente não é Newtoniana. Eu poderia concordar se alguém se dispusesse a fazer a parte de Relatividade (Restrita e Geral) de forma decente (não como a introdução dada no Ensino Médio, mas uma decente, com toda a história, transformação de lorenz explicada..., como num livro de ensino superior de física). Se alguém fizer isso, aí concordo em alterar o título.--Phys 13h44min de 6 de Janeiro de 2009 (UTC)
A idéia desse livro nunca foi ser um livro para o Ensino Médio. Se fosse, não exigiria cálculo e geometria analítica como requisitos.
Esse livro objetiva ser uma introdução à Mecânica Clássica e Analítica, como os textos usados em cursos de Mecânica na universidade. (como exemplo clássico temos o Classical Mechanics de Keith Symon). Rafael Calsaverini 01h22min de 14 de abril de 2009 (UTC)[responder]
Nisso eu concordo com o Rafael... Olhando o histórico, notei que o editor anônimo que começou o livro já havia indicado que o texto era para o nível superior. Então imagino que ele deve ser escrito com isso em mente, por exemplo conforme a sugestão de organização feita mais abaixo. Helder 14h07min de 14 de abril de 2009 (UTC)[responder]
Eu era o editor anônimo... hehehe. Criei o usuário exatamente para continuar o livro. Hoje eu ja não sei se tenho competência para continuá-lo. :( Rafael Calsaverini (Discussão) 16h39min de 25 de Abril de 2010 (UTC)

Organização do Livro[editar código-fonte]

O livro está muito pouco uniforme. A primeira sessão está organizada e tem um nível muito diferente das outras. Acho que precisamos decidir direito qual vai ser o tipo de livro que precisa ser escrito.

Reorganizei os tópicos segundo o objetivo inicial descrito na introdução do livro: ser um livro de referência sobre mecanica clássica de nível superior. Rafael Calsaverini 02h45min de 14 de abril de 2009 (UTC)[responder]

Adicionei uma capa. Se alguém tiver uma imagem melhor, pode mudar. Rafael Calsaverini 03h05min de 14 de abril de 2009 (UTC)[responder]

Eu vou remover a sessão de cinemática básica. Está destoando demais do objetivo do resto do livro. Rafael Calsaverini (Discussão) 15h06min de 20 de Maio de 2010 (UTC)