Discussão:Matemática elementar/Geometria plana

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Sobre este espaço de discussão

O seguinte parágrafo incluído pelo MNeto:
"Em particular, os conceitos primitivos da geometria são, na verdade, abstrações de fatos existentes na natureza, que se traduzem na percepção humana das idéias de tamanho, forma, extenção, posição, entre outras".
consiste em algo totalmente discutível. Está sendo afirmado categóricamente algo que consiste numa posição de uma corrente da filosofia da matemática, o empirismo matemático. Diga-se de passagem que a maioria dos matemáticos e filósofos da matemática rejeitam esta posição. Contúdo, indiferentemente da maioria dos matemáticos serem ou não empiristas, platônicos, construtivistas ou formalistas, fere o princípio de neutralidade dos projetos Wiki afirmar categóricamente a posição de um grupo. Portanto, eu sugiro a remoção ou reformulação do parágrafo.
Ainda assim, quero deixar registrada, em nome do Wikilivros, a gratidão ao usuário MNeto por se propor a contribuir com o Wikilivro de matemática. --Dante 00:45, 21 Julho 2006 (UTC)


Agora estou vendo que há mais um parágrafo problemático:
"Abstração: eis a palavra chave. Para se entender esses conceitos, tenha em mente que eles são abstratos, ou seja criações mentais para tentar explicar certos fenômenos da natureza".
  1. Dizer "conceitos abstratos" é um tanto redundante, segundo várias corentes de pensamento. Ou ainda, pode não ser redundante, mas pressupõe que hajam conceitos que não seriam abstrações, o que, segundo as mesmas correntes de pensamento, está errado. O conceito "homem" pode ser encarado como uma abstração de indivíduos particulares que contém predicados comuns entre si. Sob esta perspectiva, o conceito "homem" é tão abstrato quanto o conceito "triângulo".
  2. Dizer que as entidades matemáticas são "criações mentais" é tomar partido do psicologismo matemático. Mais uma vez uma transgressão ao princípio de neutralidade.
  3. Dizer que matemática "tenta explicar certos fenômenos da natureza" é rejeição da matemática pura e até confusão entre matemática e física.

--Dante 01:20, 21 Julho 2006 (UTC)

De fato, os ajustes precisam ser feitos, como o Dante sugeriu, alem disso os links devem ser criados com o prefixo Matemática Elementar: Geometria plana: formatando-se desta forma: [[Matemática Elementar: Geometria plana: nome do ítem]] --Marcos A. N. de Moura 01:30, 21 Julho 2006 (UTC)

O histórico anterior da página foi arquivado para fins de backup em Discussão:Matemática elementar/Geometria plana/Arquivo LQT 1 em 2015-11-03.

Não existem tópicos antigos