Desenvolvimento de MMORPGs/Classificação

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Classificação de MMRPGs[editar | editar código-fonte]

  1. Resolução - Ambos possuem várias características diferente que devem ser levadas em conta. Nem sempre os Jogo em 3D fazem mais sucesso. Depende das características que pretende-se agregar ao projeto.
    • MMORPG 2D - São mais leves e robustos. E não exigem hardware especial de aceleração de vídeos. Faz sucesso em 80% dos usuários de MMORPG que são usuários de baixa renda.
    • MMORPG 3D - São mais pesados e mais complexos. Normalmente exigem hardware especial de aceleração de vídeos. Faz sucesso entre os usuários exigentes no requisito de qualidade de imagens e que possuem disposição de investir em equipamentos mais caros para computadores.
  2. Mobilidade - Define a facilidade do usuário de utilizar o MMORPG.
    • Portátil - São aqueles que podem ser instalados em dispositivos portáteis e fáceis de leva-los consigo. Como CDs ou Pendrives. É comum para usuários que gostam de divulgar o jogo.
    • Fixo - São aqueles que são instalados no próprio computador. Obrigando os usuários de deslocar-se ao próprio computador para acessar o jogo. Curiosamente essa é a modalidade mais fabricada e distribuída na internet.
    • Navegável - São aqueles que não necessitam ser instalados. Funcionam no próprio navegador(browser). São mais lentos e normalmente possuem uma resolução 2D. A única exigência é de possuir todos os plugins necessários para rodar o jogo no navegador(browser). Esse arquivos pluggins pode não ser exclusivos do jogo. Podendo vir de outros progrmas previamente instalados que nada tem a haver com o jogos.
  3. Recursos - Define quais serão os usuários baseado em seu poder financeiro.
    • R2P(Rent to Play) - São os jogo que exigem pagamento frequente para alugar o acesso ao jogo. É utilizado apenas por de alta renda. É através deste aluguel de contas que a empresa arrecada capital para investimentos. Outra forma de arrecadar capital de investimentos é através de anúncios pagos por outras empresas interessadas na visibilidade do MMORPG. Empresas deste tipo possuem grande quantidade de funcionários trabalhando constantemente para criar novos mapas, inimigos e itens, que serão usados pelos seus usuários clientes.
    • B2P(Buy to Play) - São os jogo que seu software é pago para uso permanente através de uma venda. É utilizado por usuários de média renda. É através desta venda que a empresa arrecada capital para investimentos. Outra forma de arrecadar capital de investimentos é através de anúncios pagos por outras empresas interessadas na visibilidade do MMORPG. Empresas deste tipo possuem média quantidade de funcionários trabalhando constantemente para criar novos mapas, inimigos e itens, que serão usados pelos seus usuários clientes.
    • B2W(Buy to Win) - São os jogo que vendem de artigos e características exclusivas utilizáveis dentro do jogo, que permitem que o jogador vença os desafios. É utilizado apenas por de alta renda. É através desta atividade que a empresa arrecada capital para investimentos. Outra forma de arrecadar capital de investimentos é através de anúncios pagos por outras empresas interessadas na visibilidade do MMORPG. Empresas deste tipo possuem grande quantidade de funcionários trabalhando constantemente para criar novos mapas, inimigos e itens, que serão usados pelos seus usuários clientes.
    • F2P(Free to Play) - São os jogo que não exigem nenhum pagamento para os usuários. Normalmente as empresas que desenvolvem MMORPGs com este tipo de classificação, arrecadam capital investimentos através de anúncios pagos por outras empresas interessadas na visibilidade do MMORPG. Outra forma de arrecadar capital investimentos é através de anúncios de aceitação de doações. Empresas deste tipo normalmente não possuem funcionários, mais sim voluntários colaboradores trabalhando para criar novos mapas, inimigos e itens, que serão usados por si mesmo e por jogadores convidados.
  4. Licença - São as regras especificadas através de leis de patentes para copiar, usar, modificar e redistribuir o jogo.
    • Copyright - Direto reservados por patente. Somente a empresa detentora deste direito pode copiar, modificar, comercializar tudo relacionado ao jogo.
    • Creative Commons - Direto parcialmente reservados por patente. É usada para as mídias utilizadas no jogo, como: Histórias, Imagens, Músicas, Vídeos e Marcas. Pode-se copiar, usar, modificar e redistribuir desde que sempre revele quem as criou e as modificou anteriormente.
    • Open Source -Direto parcialmente reservados por patente. É usada para o software propriamente dito e para as Marcas. Pode-se copiar, usar, modificar e redistribuir desde que sempre revele quem as criou e as modificou anteriormente e não gere absolutamente nenhuma renda. Proibindo R2P,