Curso de PHP/Introdução

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa

Pré-requisitos[editar | editar código-fonte]

Este curso pretende ensinar a desenvolver toda a compreensão sobre a linguagem PHP em pouco tempo (em alguns meses, dependendo do seu empenho, o leitor já será um bom programador de PHP). Este curso assenta-se numa técnica de aprendizagem denominada Padrão Eficaz, conceito desenvolvido no livro Introdução à Programação. Assim sendo, um dos pré-requisitos é a leitura compreensiva deste livro para poder acompanhar este curso com sucesso. Outras fontes externas serão, obviamente, construtivas.

Se o leitor já tiver alguma experiência com outras linguagens de programação, provavelmente poderá saltar todos os tópicos do livro de Introdução à Programação, não deixando de ler, naturalmente, a parte sobre o Padrão Eficaz.

O PHP é uma linguagem que, embora possa ser usada para a construção de aplicações baseadas em script para funcionamento no computador, é muito mais eficaz para a elaboração de scripts para uso em páginas dinâmicas na Internet. Se a última opção for o seu objetivo - e provavelmente o é -, é importante que tenha uma visão geral sobre HTML (tags, meta-tags, estrutura do documento), assim como uma abordagem sobre o sucessor do HTML, o XHTML, e sobre a estrutura de folhas de estilo CSS. Referências poderão ser encontradas aqui: Curso de HTML, XHTML e CSS.

É necessária a instalação de um servidor Web com PHP. Para o estudo dos temas relacionados com a ligação às bases de dados MySQL, é necessária também a existência de um servidor SQL. Para facilitar a instalação e configuração destas aplicações, sugerimos aos usuários de Windows (NT series ― NT, 2000 e XP) descarregar a última versão do Wamp e instalá-la em seu ambiente. Este pacote inclui o servidor Apache 2, PHP5 e MySQL5 já configurados e prontos a arrancar. Usuários de Linux e MacOS possivelmente já têm um servidor Web instalado; para informações sobre instalação, se necessário for, e configuração das aplicações, podem consultar os seguintes sítios, em inglês: http://www.lampware.org/, http://www.mysql-apache-php.com/. No caso de o leitor querer saber como se procede para instalar manualmente todo esse software, poderá ler este pequeno tutorial sobre a instalação do PHP (não incluído no curso).

O uso de um editor PHP com realce de sintaxe será importante para a sua aprendizagem; há vários deles disponíveis gratuitamente na Internet. Para Linux, há muitos editores que suportam realce de sintaxe, por exemplo, o Kate, para usuários do KDE; o Vim, feito originalmente para o terminal, mas que agora conta com versões gráficas também. No MacOS o Taco é radicalmente a melhor opção.

No Windows, o PHP Editor é uma boa opção, porque já traz o Manual do PHP incluído, um mini-servidor Web e um interpretador de códigos PHP. No entanto o programa não é atualizado há mais de 3 anos, portanto não suportará os recursos introduzidos nas versões mais modernas do PHP. Mas também há vários editores oriundos do Linux que foram portados para o Windows, por exemplo o Vim. Para Windows, também temos o EasyEclipse for PHP, que auxilia na codificação, apresentando alguns tópicos da documentação do PHP, e autocomplete de códigos orientados a objetos.

Estrutura e método de estudo[editar | editar código-fonte]

Como já referido, este curso usa o método Padrão Eficaz como forma de aprendizagem, onde, em qualquer passo do estudo, será imprescindível a cópia de todos os exemplos existentes neste livro. Modifique-os à vontade sem medo de errar, e corra-os no seu servidor.