Curso de CSS/Tipos de Rede/PAN

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Curso de CSS‎ | Tipos de Rede
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

PAN[editar | editar código-fonte]

As redes do tipo PAN (Personal Area Network), Redes de Área Pessoal em português, são redes utilizadas por dispositivos de pouco alcance para troca de informações. O conceito dessa rede foi criado por Thomas Zimmermann e outros pesquisadores do laboratório de mídia do MIT (Massachusetts Institute of Technology), sendo apoiado posteriormente pela IBM (International Business Machines).

As redes PAN conectam aparelhos com conexão limitada a 33 metros ou mais de distância a outros tipos de rede ou até mesmo à Internet. Por ser uma rede pequena, ela é mais utilizada e adequada a residências e pequenos locais.

Entre os exemplos de aparelhos que podem ser conectados à essa Rede, podemos citar os telefones celulares e os fones de ouvido com conexão bluetooth.

Algumas redes podem ser feitas com conexão a infravermelho, porém essa tecnologia é muito limitada. Outra possibilidade é a tecnologia Wi-Fi que, assim como o Infravermelho, também possui um porém, esse meio de envio de dados é mais característico de redes LAN. Por isso, a mais utilizada é a conexão bluetooth, tecnologia criada pela empresa sueca Ericsson em 1994 que permite que, por exemplo, um celular possa se comunicar com até sete dispositivos com a mesma tecnologia. Tudo isso graças a um chip que possui um rádio bluetooth que junto com um software colocados no dispositivo tem a capacidade de se comunicar com outros com comunicação via rádio.