Curso de CSS/Tipos de Rede

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Curso de CSS
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Tipos de Rede[editar | editar código-fonte]

Para aprendermos sobre CSS é importante que tenhamos uma noção pelo menos básica sobre Rede de Comunicação e Protocolos afim de compreender um pouco mais sobre o nosso local de trabalho, no caso a Internet. Este livro não irá abordar o conceito de protocolos pois seu conteúdo é um pouco extenso e complexo.

Uma Rede de comunicação (chamada também de Rede de Computadores ou Rede de nós) pode ser definida como dois ou mais nós que são interligados entre si através de cabos, linhas telefônicas, via satélite ou comunicação sem fio (Wireless), na qual existe uma troca de informações através de protocolos e regras. Com o passar do tempo, a denominação "Rede de Computadores" veio entrando em desuso, pois uma Rede não é formada apenas por computadores e sim por um conjunto de dois ou mais nós capazes de transmitir informação. No nosso caso, essa informação vem ser os bits e os bytes.

Uma Rede é formada quando, por exemplo, um carrinho é controlado através de um controle remoto, ou então seu telefone celular faz uma conexão com outro e começa a transmitir a sua voz, ou seja, quando você realiza uma ligação.

As Redes de Computadores foram criadas quando o Homem teve a necessidade de trocar informações entre sistemas afim de substituir os mais variados tipos e meios de comunicação à distância que eram pouco eficientes tendo assim uma maior confiança e rapidez no envio de dados. Podemos definir basicamente 5 tipos de Redes de sistemas (nós): A Rede LAN, a Rede WLAN, a Rede PAN, a Rede MAN e a Rede WAN, porém existe mais outros tipos menos significativos.