Curso básico de LibreOffice/Tipos de seleção em documentos de texto

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa

Voltando à baila sobre a Barra de Status, você há de se lembrar de termos falado o quão este objeto é responsivo, comunicativo, verboso; falamos da importância de o usuário estar sempre monitorando-a, por este motivo. Bom, e o que a Barra de status do Writer tem a ver com seleção, tipos de seleção? Tem tudo. A Barra de Status nos informa o tipo de seleção que está sendo perpetrada no Writer. Tem tudo a ver com produtividade, se é isso que você iria perguntar em seguida. No meio da citada Barra você verá, por default, a palavra "PADRÃO". Este é o modo inicial de seleção. Observe um excerto da Barra de Status com o tipo de seleção adicional em vigor:

Ficheiro:Tipo de seleção na barra de status do LibreOffice Writer.png

Observe, a seguir, uma tabela descritiva dos tipos de seleção possíveis no Writer. Elas são sinalizadas na Barra de Status, como você já sabe, com os seguintes códigos descritivos: PADRÃO = padrão; EXT = Extensão; ADIC = Adicional e BLOCO = Bloco. Você pode mudar estes tipos de seleção clicando no campo descritivo, na Barra de Status, de modo rotativo, ou pode utilizar os menus do grupo Editar ou ainda se utilizar dos atalhos descritos na tabela abaixo.

Status Descrição, Atalho(s) Efeito ao selecionar
PADRÃO Modo padrão
Editar → Modo de Seleção → Padrão
Permite que sejam selecionadas palavras, caracteres e ou linhas inteiras. Com o uso de Shift é possível ter bastante controle sobre o alcance da seleção.
EXT Modo de extensão (F8) Um clique no texto amplia ou reduz a seleção atual, como se estivesse utilizando o Shift.
ADIC Modo de seleção adicional (Shift+F8) Uma nova seleção é adicionada a uma seleção existente. O resultado será uma seleção múltipla. Permite afetar vários objetos simultaneamente. Alternativa ao uso da tecla Ctrl.
BLOCO Modo de seleção de bloco (Alt+Shift+F8)
Editar → Modo de Seleção → Bloco
Um bloco de texto pode ser selecionado. Também conhecida como seleção quadrada ou retangular.

À primeira vista não se percebem muito bem os benefícios destes tipos de seleção. Então, nada melhor do que exemplos para ilustrar e aclarar o uso destes tipos de seleção no Writer. Observe o texto a seguir:

"... disse a todos eles que seria necessário comprar o melhor dispositivo de transmissão, pois, em se tratando de segurança de dados, não se pode pensar em economia. Na verdade, economia aqui significa comprar bem, com qualidade. Aspectos como ambiente (maresia), expectativa de uso dos equipamentos e robustez física foram bastante frisados nos comentários que se seguiram..."

.

Faremos dois ensaios com este pequeno trecho: faremos uma seleção não contígua de palavras e uma seleção quadrada, retangular, em bloco. No tocante à seleção não contígua, você deve imaginar o ganho de produtividade que se tem ao se escolherem várias palavras simultaneamente e afetá-las com algum atributo de formatação. Em um texto longo, saber selecionar áreas dispersas trará grande retorno ao usuário, justamente por poder afetar palavras de forma simultânea.

Escolhemos as palavras dispositivo, segurança, dados, economia e robustez. Aplicaremos a elas negrito e colori-las-emos (fonte) com vermelho escuro.

Selecione a primeira palavra (dispositivo). Clique no local onde existe a palavra "PADRÃO", na Barra de Status, até aparecer a palavra ADIC ou tecle Shift + F8. Selecione as palavras citadas e aplique os atributos descritos. Alternativamente, você pode escolher palavras alternadas mantendo pressionada a tecla Ctrl e clicando sobre as palavras a serem selecionadas de forma não consecutiva.

O trecho de texto deve aparecer assim:

"... disse a todos eles que seria necessário comprar o melhor dispositivo de transmissão, pois, em se tratando de segurança de dados, não se pode pensar em economia. Na verdade, economia aqui significa comprar bem, com qualidade. Aspectos como ambiente (maresia), expectativa de uso dos equipamentos e robustez física foram bastante frisados nos comentários que se seguiram..."

.

Com relação à seleção retangular ou em bloco, ela é muito útil quando queremos destacar parágrafos-chave em um ensaio, relatório, tese, etc. Os jornais utilizam este recurso para destacar partes importantes de uma entrevista, por exemplo. Também é muito útil quando queremos extrair partes de um texto, como um email, por exemplo, para compor um documento utilizando partes deste email como campos de dados.

Observe o trecho de texto a seguir:

...
Usuário Quant Valor
Samuel 1 10,00
Pedro 3 12,00
Horário 2 11,50
Eridan 3 11,89
...

Sem o recurso da seleção em bloco não seria possível escolher só os usuários, ou as quantidades, por exemplo.

Para selecionar os usuários, a partir de Pedro, por exemplo, clique na Barra de Status, tipo de seleção, até aparecer a palavra "BLOCO" ou escolha Editar → Modo de Seleção → Bloco ou, se preferir, acione Alt + Shift + F8. Clique no início do nome Pedro e arraste até selecionar o último usuário, Eridan. Observe que você pode arrastar e escolher caractere a caractere, permitindo escolher o nome mais extenso. Copie e cole em um outro local do texto. A seleção deve ficar com esta aparência, ao serem selecionados os blocos:

...
Usuário Quant Valor
Samuel 1 10,00
Pedro 3 12,00
Horário 2 11,50
Eridan 3 11,89
...

Após colar os dados, a aparência será como se segue:

Pedro

Horário

Eridan

Observe o texto seguinte:

"... Um recurso presente em qualquer planilha é o endereçamento ou referenciamento relativo. Dá-se o nome de referenciamento relativo ao fato de que quando se atribui, por exemplo, "=A2+1", na célula "a5" (repare que as planilhas são insensíveis à caixa, ou seja, podemos grafar os nomes das células em caixa-alta ou caixa-baixa, sem problema) e se copia a fórmula para a célula "A6", esta irá referenciar o valor "=A3+1" (observe o incremento na fórmula). Nem sempre este é o comportamento desejável. Por exemplo, digamos que estamos a fazer uma simulação da venda de um carro, em dólar e em Reais. Para referenciar o preço do dólar na planilha, é fundamental que este não mude, ou seja, este preço é uma constante, para a planilha atual. É aí que entra o endereçamento absoluto: o Sistema deve apontar para o valor do dólar sem incrementar o seu valor referencial na planilha..."

Observe o texto em bloco de uma seleção, em uma caixa flutuante:


Crystal Clear app kaddressbook.png Este módulo tem a seguinte tarefa pendente: Colocar o trecho a seguir em um div flutuante, com bordas

recurso presente em qualquer ,mento relativo. Dá-se o nome d so se atribui, por exemplo, "=A ão insensíveis à caixa, ou seja, alta ou caixa-baixa, sem problem . irá referenciar o valor "=A3+1 pre este é o comportamento de s fazer uma simulação da venda enciar o preço do dólar na planil ste preço é uma constante, par ento absoluto: o Sistema deve