Curso básico de LibreOffice/Galeria de clip art

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa

Como em muitos outros recursos, a Galeria ou ClipArt pode ser utilizada em todo o LibreOffice.org. Você pode invocá-la para pegar imagens para o Impress, bem como para utilizar marcadores estilizados para suas páginas html ou quem sabe incrementar seus formulários no Base. A Galeria que acompanha o LibreOffice.org é básica. Mas este é o plano, pois, como dissemos antes, o LibreOffice.org é modular. A Galeria é uma extensão, a exemplo dos dicionários. Basta baixá-la e fazer a instalação, como acontece com qualquer outra extensão. Uma vez instalada, para acessá-la é bastante acionar o menu Ferramentas → Galeria, de forma rotativa, i. e., um clique exibe a Galeria; outro embute-a. Alternativamente, você pode, claro, clicar no ícone da Galeria, na Barra de Ferramentas Padrão.

Ficheiro:Ícone de galeria no LibreOffice Writer.png

A Galeria é organizada em temas. Você pode criar seu tema pessoal e pode acrescê-lo com imagens, marcadores, padronagens, etc. Abaixo, vemos a Galeria exibindo o tema fotos – flores.

Ficheiro:Tema de fotos de flores no LibreOffice Writer.png

Inserindo objetos a partir da galeria[editar | editar código-fonte]

Você pode inserir um objeto em um documento como uma cópia ou como um vínculo. A diferença é que uma cópia de um objeto é independente do seu objeto original. Alterações no objeto original não terão efeito algum sobre a cópia. Um vínculo permanece dependente do objeto original. Alterações no objeto original serão refletidas no vínculo. No mais das vezes, você deverá fazer uma inserção simples, como cópia do objeto.

Inserindo objetos como cópia[editar | editar código-fonte]

  1. Abra a galeria. Clique no ícone Galeria na barra Padrão ou selecione Ferramentas - Galeria.
  2. Selecione o tema desejado.
  3. Selecione um objeto do tema com um clique simples.
  4. Arraste o objeto para dentro da janela do documento ou clique com o botão direito para abrir o menu de contexto e selecione Inserir e Copiar.

Inserindo objetos com vinculação[editar | editar código-fonte]

Repita os passos de 1 a 3 do procedimento copiar. Arraste o objeto para dentro de seu documento mantendo pressionadas as teclas Ctrl + Shift ou clique com o botão de atalho, e dentro do menu de contexto, selecione Inserir → Vincular.

Personalizando a galeria[editar | editar código-fonte]

Você pode enriquecer a Galeria com objetos de sua preferência, como imagens, páginas html, padrões, etc.

Para colocar qualquer objeto na Galeria, siga estes passos (exemplo de colocação de uma imagem):

  1. Abra a Galeria e selecione o tema ao qual deseja adicionar a figura.
  2. Posicione o ponteiro do rato sobre a figura, sem clicar.
  3. Se o ponteiro do rato se tornar um símbolo de mão, a figura é relativa a um hyperlink. Neste caso, clique na figura enquanto pressiona a tecla Alt para selecioná-lo sem executar o respectivo vínculo.
  4. Se o ponteiro do mouse não se transformar em um símbolo de mão, basta você clicar na figura para selecioná-la.
  5. Depois de selecionar a figura, solte o botão do rato. Clique novamente na imagem gráfica, mantendo o botão do rato pressionado por mais de dois segundos. A imagem gráfica será copiada para a memória interna.
  6. Ainda com o botão do mouse pressionado, arraste a figura para a Galeria.

A partir daí esta imagem estará disponível para todos os seus trabalhos que envolvam qualquer ferramenta do LibreOffice.org.

Inserindo objetos com o navegador de arquivos[editar | editar código-fonte]

Você pode criar seus próprios temas e inserir neles os objetos que assim desejar, com o uso do Navegador de Arquivos (no Windows, por exemplo, com o Explorer Local, o com o ícone da lupinha amarela; no Linux, digamos que se esteja a executar o ambiente gráfico do KDE: rode o Dolphin). Deixe a Galeria aberta com o tema desejado selecionado; com o Navegador de Arquivos, clique e arraste os objetos desejados para dentro da janela do tema destino. Para melhor produtividade, é interessante deixar restauradas (não ocupando todo o espaço visual da Área de Trabalho) as janelas do Writer e a do Navegador de Arquivos, pois assim ficará mais fácil o arrastar- e-soltar.

Bom proveito.