Curso básico de LibreOffice/O LibreOffice exporta para PDF

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa

Portable Document Format (ou PDF) é um formato de arquivo desenvolvido pela Adobe Systems para representar documentos de maneira independente do aplicativo, do hardware e do Sistema Operacional utilizados na sua criação.

PDF pode ser traduzido em português como Formato de Documento Portátil. As gráficas digitais o utilizam como arte final, dada a fidelidade do material produzido.

O PDF é um padrão aberto, e qualquer pessoa pode escrever aplicativos que leiam ou escrevam PDFs. Até agora, utilizou-se o PDF como uma maneira de proteger o documento contra edição, pois, até a versão atual do LibreOffice.org (2.3xx), os documentos gerados em PDF não são editáveis. O LibreOffice.org 3.xx promete, ao lado de várias melhorias, editabilidade do formato PDF. Não há qualquer problema, pois os arquivos neste formato têm, de há muito, possibilidade de se colocar uma senha no arquivo final, para proteger assim o seu conteúdo, se é o desejado.

Ao exportar para o formato PDF tem-se a certeza de que o destinatário terá como ler e imprimir o documento, dada a universalização do uso do formato da Adobe.

Ficheiro:Posição do ícone de PDF na barra de ferramentas.png

Você pode utilizar o ícone default (imagem acima) do exportador para PDF, que se encontra na barra de ferramentas Padrão, ou, se desejar personalizar a saída do arquivo PDF, controlando a resolução, qual folha inicial a ser mostrada, se se vai utilizar uma senha para o arquivo ou não, etc., apontar para o menu Arquivo... Exportar como PDF.

Ficheiro:Ilustração da exportação de um arquivo ODT para o formato PDF.png

Observe-se que só agora, a partir do sucessor do pacote proprietário atual (Office 2007) da Microsoft, está prometida a inclusão deste recurso (exportar para PDF). Até agora, em se utilizando a suíte paga, são necessários programas de terceiros para se ter acesso a esta faculdade. No LibreOffice.org e em seus correlatos, como o Symphony, da IBM, e o próprio OpenOffice.org, este é um recurso nativo.