Curso básico de LibreOffice/Modelos de planilhas e de outros documentos

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa

Como acontece com qualquer suíte de aplicativos, o BrOffice.org traz uma série de modelos prontos de documentos (modelos de planilhas, inclusive financeiras, apresentações, bancos de dados, etc.). Claro que, além disso, você pode acrescer esta utilíssima coleção, tanto buscando modelos para seus documentos via Internet como gravando as suas tarefas mais corriqueiras como modelos. Você pode até informar ao BrOffice.org que aquele modelo em particular será o seu documento default, o que "forçará" a sua aplicação a abrir, por padrão, aquele modelo indicado por você. Um ofício, por exemplo, que contém, via de regra, um cabeçalho indicativo da entidade, com logomarca desta; uma saudação cordial; uma área destinada ao desenvolvimento do assunto (corpo do texto) e o local destinado à identificação da autoridade, pode e deve ser sempre recuperado como modelo. Poder-se-ia apenas "aproveitar" o ofício "X" enviado ontem, que contém basicamente todos estes elementos, mas, tanto não é producente, tanto para os que fazem o conhecido "espaguete", conjunto de ofícios, relatórios, pareceres, etc., todos enfileirados num só arquivo, na verdade, um risco iminente de se perderem todos, por corrupção de dados, ou aquele ofício que você quer só aproveitar o conteúdo, mas, distraidamente, acaba sobrescrevendo-o, provocando danos que não se verificam quando trabalhamos com modelos.

Para abrir um modelo pronto de uma planilha, por exemplo, basta apontar para Arquivo → Novo → Modelos e Documentos e escolher o seu modelo apropriado para a sua tarefa, no caso planilha. Para abrir um novo modelo para a aplicação corrente basta digitar Ctrl+N. Se estivermos no Calc, o BrOffice.org abrirá uma nova planilha; se estivermos utilizando o Writer, uma nova folha de texto, etc. Podemos também clicar sobre o ícone "Novo Arquivo" e ele abrirá um novo documento da aplicação corrente. Observe que o ícone mostrado na figura tem uma pequena Caixa de Combinação, a qual permite que se escolha um novo documento diferente da aplicação atual.

Ficheiro:Captura de tela do botão para criar um arquivo novo.png

Novo... Clicando em cima do ícone ou teclando Ctrl+N abrimos um novo documento da aplicação corrente; observe a setinha indicadora de mais opções...

Ficheiro:Captura de tela do menu para criar um novo modelo ou documento.png

Novo... Modelos e Documentos. Selecione aqui vários modelos de documento, inclusive aqueles formatados por você. Observe, na figura acima, o leque de opções, inclusive Cartões de Visita e Etiquetas...

Para salvar o documento atual como modelo, abra a Caixa de Diálogo "Salvar Como" ou pressione "Ctrl+Shift+S" e informe os parâmetros Nome do Arquivo, Local e Extensão, escolhendo na Caixa de Combinação Tipo de Arquivo o tipo de arquivo apropriado. Se se deseja salvar como um modelo de planilha, por exemplo, escolhe-se "Modelo de Planilha ODF".

Observe ainda que existe a opção "Extensão Automática do Nome do Arquivo". Esta opção deve estar sempre marcada, verificada, a não ser que queiramos ter alguma dor de cabeça. É bastante comum o usuário desmarcá-la e não salvar o arquivo informando uma extensão e consequentemente não abrir o arquivo com a sua aplicação default. O que esta opção faz é atribuir automaticamente a extensão do nome do arquivo de acordo com a aplicação. Verifique a figura a seguir:

Ficheiro:Captura da tela "salvar como".png