Construção coletiva/Rede Social - Semana Global 2009

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Propósito:

Esta rede foi criada para servir de apoio ao evento Semana Global do Empreendedorismo 2009.


O que é a Semana Global do Empreendedorismo 2009:

A Semana Global do Empreendedorismo é um movimento mundial que acontece anualmente em 90 países durante 7 dias. Entre os dias 16 a 22 de novembro milhares de atividades acontecerão nos país inteiro com o objetivo de promover e celebrar o empreendedorismo. No ano passado, a Semana mobilizou mais de 1.735 organizações parceiras num total de 1.781 atividades que envolveram 1.400.000 pessoas.

A organização geral do movimento é da Fundação Kauffmann (EUA) e da instituição Make Your Mark (Inglaterra). Já no Brasil, o movimento é liderado pelo Instituto Empreender Endeavor, que articula parcerias com empresas e instituições de ensino para promover a cultura empreendedora em nosso país – apontado como o 10º mais empreendedor do mundo, segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM).

Quem quiser participar da Semana deste ano já pode ir pensando em como envolver sua comunidade em alguma atividade que promova o empreendedorismo, pode ser desde uma gincana com os jovens à um debate com empreendedores locais, vale a criatividade.

É importante que a atividade seja criativa, relevante ao tema empreendedorismo, atinja um grande número de pessoas e apresente resultados com números, vídeos e fotos.

O cadastro das atividades dos parceiros estará aberto no site da Semana a partir do mês de Setembro. Hoje qualquer um já pode acessar o site www.semanaglobal.org.br e conferir os resultados de 2008.

Como começou

Tudo começou na Inglaterra em 2004, com a “Enterprise Week UK”, idealizada pelo atual primeiro-ministro britânico, Gordon Brown. Anos mais tarde, inspirada na iniciativa britânica, os EUA realizaram a “EntrepreneurshipWeek USA” em março de 2007.

Após ganhar os EUA, o movimento passou a ser global em 2008 graças aos esforços da Fundação Kauffman, a maior instituição de fomento ao empreendedorismo no mercado americano, e ao Make Your Mark. O Brasil foi o primeiro país a aderir ao projeto da Semana Global do Empreendedorismo junto à Inglaterra e os EUA.

No Brasil

No Brasil a líder da iniciativa foi o Instituto Empreender Endeavor (www.endeavor.org.br) que difundiu o movimento e mobilizou os parceiros. A Endeavor também promove a campanha nacional Bota Pra Fazer (www.botaprafazer.org.br) que tem como objetivo colocar o tema empreendedorismo na pauta dos brasileiros.

Em 2008, vencemos o desafio de realizar a maior mobilização de pessoas entre os países. Foram promovidas atividades em todos os estados brasileiros. Tivemos o envolvimento de 1.735 organizações parceiras num total de 1.781 atividades que envolveram 1.400.000 pessoas.

Os 90 países, que estão engajados na realização da Semana em 2009, se reuniram em março deste ano em Kansas City. Nesta reunião foram entregues 5 prêmios pelos resultados em 2008 e a Endeavor, anfitriã do movimento no Brasil, ganhou 2 deles: um pela capacidade de entregar a mensagem ao maior número de pessoas por meio de parceria com a mídia[1], e outro por ter inspirado os brasileiros através da campanha Bota Pra Fazer.

A campanha ‘Bota Pra Fazer’

O Bota Pra Fazer é uma campanha criada pela agência AFRICA para a Endeavor em 2008 que tem como objetivo promover o empreendedorismo, traduzindo o termo de forma simples e popular:


“Empreendedorismo é ser criativo, é ser proativo, é Bota Pra Fazer”


A campanha destaca empreendedores que transmitem a mensagem contando como ‘botaram pra fazer’

Na primeira versão da campanha, contamos com a participação de Jose Junior (Idealizador do AfroReggae), Luiz Seabra (Fundador da Natura), Luiza Helena Trajano (Superintendente do Magazine Luiza), Nega Gizza (Idealizadora da CUFA), Rodrigo Baggio (Idealizador do CDI), Oscar Metsavaht (Fundador da Osklen) e Michael Dell (Fundador da DELL Computadores).

Um ponto importante é que todos que participaram da produção da campanha Bota Pra Fazer - entre eles o Grupo ABC, Agência Africa, Pixel Labs e Produtora Panela - também o fizeram pro bono.


Definição da ferramenta:

A ferramenta escolhida para este projeto foi o Ning por proporcionar rapidez e praticidade na construção de redes sociais.


Recursos disponíveis:

- Calendário de eventos, grupos, fóruns, fotos, vídeos, últimas atividades, chat, entre outros.


Situação:

Depende da aprovação do cliente.


Acesso:

http://semanaglobal2009.ning.com/