Conhecendo o Knoppix/Apresentando o Knoppix

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Apresentando o Knoppix[editar | editar código-fonte]

"Knoppix é ... tão assombrosamente útil que é quase impossível elogiar o bastante" -- slashdot.org

O que é o Knoppix?[editar | editar código-fonte]

Linux que roda do CD[editar | editar código-fonte]

Knoppix é um produto inteligente. É um CD que roda Linux no seu PC ou laptop e lhe mostra um desktop gráfico completo com rede, som e muito mais (sujeito a hardware adequado). Nenhuma instalação é necessária.

Knoppix é adequado para demonstrações, recuperação de sistema, ou apenas para testar o quão bem o hardware de um PC é suportado. O CD do Knoppix é comprimido. O método de compressão On-the-fly minimiza uma notável gama de 1.600 Mb de software em um único CD de 700 Mb.

Pode ser instalado em um disco rígido ou um drive USB[editar | editar código-fonte]

Você pode, opcionalmente, instalar o Knoppix em seu disco rígido a partir do LiveCD Knoppix. Também pode executar sudo knoppix-installer no console do Knoppix e instala-lo. Para a instalação de uma drive USB veja http://www.knoppix.net/wiki/USB_Based_FAQ

Como funciona[editar | editar código-fonte]

Inicie o computador usando o CD do Knoppix. O software existente no disco rígido será ignorada. O disco rígido ainda poderá ser acessado como somente leitura. Quando tiver terminado de usar Knoppix, reinicie e retire o CD. O sistema operacional padrão funcionará normalmente.

Segurança para executar[editar | editar código-fonte]

Knoppix deixa intocado o seu software existente. Na verdade, o Knoppix pode ser executado em um computador sem disco rígido. Depois de executar o Knoppix, basta retirar o CD da unidade e o computador irá se comportar como se nada tivesse acontecido. A filosofia geral do Knoppix é o acesso a discos em modo somente leitura, sempre que possível. Isto é ideal para iniciantes, porque protege contra acidentes.

Personalização[editar | editar código-fonte]

Configurações e arquivos pessoais podem ser salvas em um disco, como uma unidade USB. Isto permite armazenar uma configuração Knoppix personalizada e levar com você em qualquer lugar.

Livre[editar | editar código-fonte]

O mais interessante de tudo, o Knoppix é livre. A versão mais recente está sempre disponível na página de download do Knoppix. o Knoppix não só é livre e sem custos para o usuário final, também é livre como em liberdade. Sujeita a determinadas condições, você tem direito para:

  • Fazer cópias ilimitadas.
  • Usar uma cópia em quantos computadores você quiser.
  • Dar cópias ilimitadas para seus amigos.
  • Vender cópias ilimitadas.
  • Personalizá-lo para se adequar ao mesmo.
  • Redistribuir suas versões personalizadas.

Baixar[editar | editar código-fonte]

A página de download do Knoppix: http://knopper.net

O que você pode fazer com o Knoppix[editar | editar código-fonte]

Aprenda Linux[editar | editar código-fonte]

Este livro é projetado para ajudá-lo a rodar Linux pela primeira vez. Knoppix é perfeito para os recém-chegados. Linux não vai desaparecer tão cedo, é por isso que a aprendizagem é um investimento de tempo que vai valer a pena nos próximos anos. Este livro é destinado a pessoas que tem, pelo menos, alguma familiaridade com computadores. Por exemplo, presume-se que você saiba mexer no mouse, teclado, unidade de CD do computador e assim por diante.

Resgate e teste[editar | editar código-fonte]

Knoppix é uma ferramenta maravilhosa para testes resgate em computadores. serão fornecidas informações suficientes que possa ser úteis, sem entrar em detalhes alucinantes. Com o Knoppix é possível:

  • Ler arquivos a partir do discos rígidos formatados para Windows, mesmo quando o sistema operacional instalado no disco rígido não pode ser iniciado (a menos que o disco rígido tenha um erro irrecuperável de dados, ou se estiver fisicamente danificado).
  • Copiar arquivos para outros discos, tais como drives removíveis USB, Zip drives, CDs-RW em branco e unidades de rede (dado hardware adequado).
  • Identificar hardware, mesmo quando o Windows não consegue identificá-lo (sujeito a certas limitações).

Usar e explorar[editar | editar código-fonte]

Knoppix é um sistema desktop completo. Pode ser usado para:

  • Imprimir,
  • Reproduzir música,
  • Usar um scanner ou câmera digital,
  • Conectar-se à Internet,
  • Navegar na Web,
  • Enviar e receber e-mails,
  • Experimentar os aplicativos de escritório, ferramentas gráficas, som, tocando, driver de vídeo, aplicativos de Internet e jogos.

Rede[editar | editar código-fonte]

Knoppix é uma criança da Internet e faz conexão com os olhos fechados. Por razões de segurança, Knoppix não executa automaticamente todos os servidores que podem ser acessados a exteriormente.

De onde vem o Knoppix[editar | editar código-fonte]

Knoppix foi criado na Alemanha por Klaus Knopper. É resultado de um esforço voluntário e cooperativo da comunidade. Ele existe integralmente na Internet. No momento Knopper é o homem que faz a maioria dos trabalhos sobre o disco, obtêm os patches e alguns scripts da comunidade, mas ele ainda é a pessoa mais importante. O projeto é hospedado pelo Knoppix LinuxTag, que tem sede na Alemanha, na Technical University of Kaiserslautern. A equipe LinuxTag faz conferências, workshops e exposições para todos os interessados em Linux e Software Livre.

Knoppix é Software Livre[editar | editar código-fonte]

Knoppix é um Software Livre. É licenciado sob a GNU General Public Licence(GPL). Software Livre não é freeware ou shareware. Software Livre significa "livre como em liberdade", não necessariamente referente a preços. Isto significa que você tem permissão para executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o Knoppix sem nenhuma custo. No entanto quando você dá (ou vende) cópias para outras pessoas, você deve dar-lhes as mesmas liberdades em que você recebeu. Esta limitação Knoppix garante que esteja livre agora e permaneça livre para sempre.

Limitações[editar | editar código-fonte]

Sem garantia[editar | editar código-fonte]

Primeiro e mais importante de tudo, o Knoppix é um software experimental. Não há nenhuma garantia. Use-o por sua conta em risco. Mas isto não influencia na sua qualidade e nem proíbe que alguma alguma empresa ou pessoa ofereça garantia mediante a ônus ou mesmo gratuitamente.

CD consideravelmente lento[editar | editar código-fonte]

Unidades de CD-ROM são muito mais lentas do que as unidades de disco rígido. Isso significa que alguns aplicativos do CD de Knoppix podem levar um longo tempo para iniciar; muito mais do que eles levariam em um sistema Linux completo e permanente. No entanto, Knoppix tem alguns macetes e truques (opcionais) espetaculares que podem acelerar as coisas. Knoppix não vai muito longe em um CDs-ROM não confiáveis. Uma vez que tudo tem que ser carregado a partir de CD, ele cai muito rapidamente se CD-ROM tem erros, ou se o CD do Knoppix está danificado. Knoppix vem com ferramentas para testar a sua própria mídia.

Nem tudo funciona[editar | editar código-fonte]

Knoppix suporta uma ampla variedade de hardware de PC comum, mas nem tudo. Modems dial-up internos e modems de banda larga USB externos tendem a não funcionar. AOL e Compuserve são completamente incompatíveis. Certas impressoras baratas podem ser inúteis. Suporte para adaptadores de redes sem fio (802.11b) é limitada na melhor das hipóteses. Certos tipos de arquivos multimídia de áudio e vídeo não são lidos. A maioria dos discos DVDs não podem ser lidos. Em geral o Knoppix não executa os programas Windows.

RAM intensiva[editar | editar código-fonte]

Knoppix funciona através do carregamento tudo na memória de acesso aleatório (RAM). Quanto mais RAM você tiver, melhor. Para o desempenho típico, você precisa de 128 Mb de memória RAM. Se você tiver sorte o suficiente para ter 828 Mb de RAM ou mais, Knoppix tem truques inteligentes para fazer bom uso de toda a RAM no seu computador. Isso pode proporcionar um desempenho extremamente rápido. Se você tem menos de 128 Mb de RAM, Knoppix tem a capacidade para usar parte do disco rígido como se fosse memória RAM. Isso é chamado de criação de um arquivo swap. Entretanto, essa técnica não funciona em todos os discos rígidos, e o desempenho é muito mais lento que a RAM real.

O que está incluído no Knoppix?[editar | editar código-fonte]

Knoppix é uma compilação de um grande número de obras em torno do Internet. Alguns dos projetos mencionados neste livro são:

Project Home page
Processador de textos AbiWord http://www.abisource.com/
Gravador de som Audacity http://audacity.sourceforge.net/
Common Unix Printing System (CUPS) http://www.cups.org/
Distribuição Debian http://www.debian.org/
Planilhas Gnumeric http://www.gnumeric.org/
Editor de imagem Gimp http://www.gimp.org/
Utilitários GNU http://www.gnu.org/
Ambiente de trabalho KDE http://www.kde.org/
Kernel Linux http://www.kernel.org/
Navegador Mozilla http://www.mozilla.org/
Suite de escritório OpenOffice.org http://www.openoffice.org/
Samba programa de compartilhamento de arquivos do servidor para PCs com Windows http://www.samba.org/
SANE gerenciador de scanner http://www.sane-project.org/
Xine Media Player http://xinehq.de/
X Multimedia System http://www.xmms.org/
X sistema de janelas http://www.xfree86.org/

O que é Linux?[editar | editar código-fonte]

Linux (pronuncia-se "lin-ucks") É um sistema operacional livre. É o software de base que torna o computador útil.

Estritamente falando, Linux é o kernel. O kernel é o componente central do sistema operacional. Pense em um sistema operacional como uma amendoim, a casca é a parte que você usa. O kernel é o núcleo que fala com o hardware do computador.

Nota: Existem muitas Linux distribuições diferentes. Mas só há uma versão atual do kernel Linux. Portanto, cada distribuição contém o núcleo Linux.

Um pouco de história[editar | editar código-fonte]

Na década de 1970, programas de computador eram livres. Um programa é uma sequência de instruções que faz uma "máquina de calcular" fazer algo útil. Os engenheiros que trabalharam estas instruções se tornaram conhecidos como programadores. Eles compartilharam seus conhecimentos com os outros. Eles descobriram que ele fez seu trabalho mais agradável. Infelizmente, esse espírito cooperativo morreu sob pressões comerciais. Práticas restritivas no rápido crescimento das "indústria de software" significava que a partilha dos programas mais úteis e algumas das informações técnicas mais importantes tornava-se quase impossível. Um homem chamado Richard Stallman ficou muito frustrados com esta mudança. Ele queria trazer de volta o espírito dos primeiros dias que ele havia conhecido no MIT (Massachusetts Institute of Technology). Ele sabia que ele tinha as habilidades perfeitas para construir um sistema operacional livre. Ele sabia que se ele não o fizesse, ninguém o faria. Então ele decidiu fazê-lo, ou "morrer tentando". Na década de 1990, Stallman da free Software Foundation tinha encontrado ou criado quase todos os componentes de um sistema operativo livre. Ele chamou à sua criação GNU(GNU's Not UNIX). O nome é uma brincadeira destinada a gozar com a sopa de letras das siglas de computador. Algumas siglas têm outras siglas, como parte de sua definição. A sigla GNU aproveita esta fase mais uma - que tem a sua própria sigla, como parte de sua definição. "Não é" é uma maneira de dizer "é como" ou "não é compatível com". UNIX refere-se a uma família de sistemas operacionais que foram usados principalmente na ciência, engenharia e finanças. Stallman optou por basear seus esforços no UNIX, porque foi testada e comprovada. Também seria conveniente para as outras pessoas a mudar de UNIX para o GNU.

Como o GNU cresceu[editar | editar código-fonte]

Em 1991, o projeto GNU ainda precisava de um kernel, o principal componente vital de um sistema operacional. Felizmente, um estudante na Finlândia, chamado Linus Torvalds criou um "como um hobby". Em 1991, Torvalds produziu um sistema simples e básica chamada "Freax". Ele a chamou de "Linux" em privado, mas nunca quis dizer isso em público, porque ele não queria ser muito egoísta. Ele o fez livre, porque ele queria feedback. Ele foi colocada na internet por um amigo. Muito rapidamente, Torvalds começou a receber e-mails de lugares que ele sonhava em visitar, como a Austrália e os Estados Unidos. Linus preferia cartões postais em vez de dinheiro. Sua irmã Sara ficou subitamente impressionada por seu irmão estar de alguma forma falando com novos amigos distantes. Torvalds usou ferramentas da Free Software Foundation, por isso ele decidiu torná-lo livre mesmo. Esta foi uma maneira de dizer "obrigado". Ele decidiu colocar Linux no Geral Public Licence (GPL) da Free Software Foundation. Isto significava que qualquer um poderia usar, melhorar ou vender Linux, mas ninguém poderia assumir o controle total.

É um mundo GNU![editar | editar código-fonte]

De lá, a bola de neve cresceu da maneira mais extraordinária. Torvalds catapultou ao estrelato super-acidental. Ele já apareceu inclusive na capa da Time e de muitas outras revistas. Devemos lembrar que Stallman começou tudo. É por isso que o título completo do Linux é GNU/Linux. Em outras palavras, Knoppix Linux é um sistema baseado no GNU.