Civilizações da Antiguidade/Primeiras civilizações no Leste da Ásia

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A Ásia antiga era habitada por muitos povos, que pertenciam a etnias variadas. Além dos povos do Oriente médio (fenícios, mesopotamios,hebreus,persas), outros dois formaram importante civilizações na Asia:os indianos, no sul do continente, e os chineses, no Extremo Oriente. Esses povos aprimoraram conhecimento em diversas áreas como medicina, astronomia, matemática, engenharia. Além disso, indianos e chineses formularam concepções filosóficas e artísticas, muitas delas seguidas até os dias de hoje

Primeiras civilizações no leste da Ásia[editar | editar código-fonte]

Vamos transformar esse título porque a Civilização do vale do Indo surgiu na região sul do continente, e ela está inserida nesse capítulo.

Existem teses que defendem que os primeiros habitantes que viveram no sul da Ásia chegaram lá vindos da África. Se assim ocorreu, depois, chegaram os Dravidianos e os habitantes originais tiveram que abandonar os locais onde viviam. Os dravidianos tinham pele morena e cabelos lisos.

Os Dravidianos construiram uma civilização que nos parece espantosa em diversos aspectos, de acordo com o que sobrou para estudos e isso será visto nos primeiros capítulos desse módulo.

estátua de Fu Hao, dinastia Shang



No leste da Ásia, aí sim, temos a mais longa civilização contínua. Aliás, a China é muito grande para nos atermos ao leste da Ásia, mas foi nessa região que viveram seres humanos muitíssimo antes dos registros históricos.

Até mesmo antes dos egípcios construírem as pirâmides já existiam aldeias junto ao rio Amarelo. As dinastias Shang e Zhou foram marcos entre tantas outras que se desenvolveram e governaram as terras chinesas.

Os Shang são os primeiros registros de um estado civilizado. A dinastia Zhou governou na idade clássica das artes na China.

Depois vieram outras dinastias e mais História, e até aqui temos muito para descobrir sobre esses povos que nos legaram tanto conhecimento.