Civilizações da Antiguidade/A democracia na época de Péricles

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
A democracia na época de Péricles


ruínas na ilha de Delos


Atenas se tornou poderosa depois de derrotar os persas em Platéia, quando perseguiu os exércitos persas e libertou as cidades gregas.

Assim, foi criada a Liga de Delos, que geria um tesouro formado por tributos de todas as cidades. Essa Liga administrava um fundo de reserva para defesa das cidades.

O problema é que passada a guerra, Atenas, poderosa, tomou o fundo da Liga para si e não permitia que as cidades abandonassem o tratado e as obrigava a continuar pagando, usando a força e a intimidação.

O general que controlava a Liga de Delos, era o chefe do partido conservador, seu nome era Cimon, e ele foi o responsável pelas grandes vitórias de Atenas e sua supremacia no mar Egeu.

Cimon

O chefe do partido democrático, era Efialto, que morre assassinado e quem toma o lugar na chefia do partido democrático é Péricles.

Péricles, vinha de uma família ateniense de grande importância, seu tio-avô foi o legislador Clístenes.

Assim, aos 35 anos, no comando do partido, ele não fez caso dos antecedentes de Cimon, um homem respeitado e admirado por sua lealdade e suas vitórias militares.

Seus ataques a Cimon eram cada vez mais violentos até conseguir, finalmente, que ele fosse julgado por traição, pena que acabou no ostracismo (banimento).

Péricles

Péricles era homem de grande conhecimento e formação, durante 30 anos foi reeleito estratega.

Seu sonho era tornar Atenas um modelo para a Grécia. Assim, tratou de garantir aos cidadãos a igualdade de direitos, institui um salário. Decide que os cidadãos ricos devem assumir a maior parte das despesas públicas.

Na verdade essa democracia só beneficiava aos nascidos de pai e mãe atenienses. Portanto as mulheres, os filhos ilegítimos, os estrangeiros que lá moravam e os escravos são todos excluídos.

Péricles fez muito pelo embelezamento da cidade e pelas artes em geral. Seu grande problema foi usar a força para obrigar outras cidades a aceitarem as suas regras.

O tesouro da Liga de Delos se tornou o tesouro de Atenas, os homens designados por Atenas passam a tomar conta dos exércitos para impedir revoltas.

Em todo império ateniense havia coletores de impostos sobre as terras cultivadas, eles controlavam o comércio e as passagens marítimas.

Então, pode se deduzir que Atenas havia se transformado num império como outros, a democracia de Péricles não era a democracia que tanto prezamos.