Civilização Egípcia/Terceiro Período Intermediário/Dinastias do Terceiro Período Intermediário/23ª Dinastia
23ª Dinastia
[editar | editar código-fonte]Essa dinastia foi dividida entre algumas cidades, assim apresentadas:
de Tebas
- Pedubastis I
- Iuput I
- Osorkon III
- Takelot III
- Osorkon IV
- Iuput II
- Rudamon
- Pedubastis I
Seu nome Pedibast significa O Sábio de Bastet. O nome de trono Usermaatre Setepanum significa Poderosa é a justiça de Ra, Escolhido de Amon.
Este é o primeiro rei da 23ª Dinastia que é mencionado por diversas vezes em inscrições no Templo de Amon em Karnak.
É possível que ele fosse o filho do Alto-Sacerdote de Amon, Horsiese. Também é possível que fosse filho de Takelot II e irmão de Shoshenq III (22ª Dinastia).
Iuput I foi co-regente e Pedubastis apontou um de seus filhos Pediamon como sacerdote em Tebas e outro Pentiefankh como vizir.
- Iuput I
Seu nome de trono Usermaatre Setepenamun significa Poderosa é a justiça de Ra, Escolhido de Amon.
Foi co-regente com seu pai Pedubastis I e deve ter governado por uns dois anos, que estão registrados nas inscrições do Nilômetro de Karnak.
- Shoshenq IV
Seu nome de trono Usermaatre Meriamun que significa Poderosa é a justiça de Ra, Amado de Amon.
Poucos egiptólogos acham que esse rei merece estar na lista porque a única prova de sua existência é uma inscrição no Nilômetro de Karnak ao lado de governantes dessa dinastia.
- Osorkon III - seu nome Osorkon Meriamun Siset, significa Amado de Amon, Filho de Ísis. Seu nome de trono, Usermaatre Setepanamun, Poderosa é a justiça de Ra, Escolhido de Amon.
Há diversos personagens com esse nome no terceiro período intermediário. Alguns acham que Osorkon III é o filho de Shoshenq IV ou de Takelot II, outros acreditam que ele era o Alto Sacerdote Osorkon, de Tebas.
Parente ou não, ele governou e apontou seu filho Takelot III como co-regente e Alto Sacerdote de Tebas. Além de colocar outros membros da família em cargos importantes. Sua filha Shapenaput era a Primeira Divina Adoradora de Amon também podendo ser chamada de Divina Esposa de Amon.
- Takelot III
Seu nome de trono era Usermmatre-setepenamun Poderosa é a justiça de Ra, Escolhido de Amon.
Foi Alto Sacerdote de Amon em Tebas, escolhido por seu pai. Dois de seus filhos também foram escolhidos como Altos Sacerdotes, Djedptahiefankh e Osorkon. Takelot III escolheu seu irmão Rudamon como herdeiro.
- Osorkon IV
Algumas cronologias incluem Osorkon IV como rei mas ele não está registrado em nenhum lugar definido.
- Iuput II
Seu nome Meriamun Sibastet, Amado de Amon e Filho de Bastet. Nome de trono, Usermaatre, Poderosa é a justiça de Ra.
Iuput II reinou no Delta, a partir de Leontópolis. Pode ter sido aliado deste Osorkon IV e de Tefnachkt da 24ª Dinastia, contra Piankh, que governou pela 25ª Dinastia.
Nada mais são do que hipóteses. Esse período é muito confuso e muitos reis governaram regiões bem restritas. Talvez fossem muito pouco conhecidos além do alcance de suas cidades.
- Rudamon
seu nome Rudamun-meryamun, Amado de Amon. Seu nome de trono, Usermaatre-Setepenamun, Poderosa é a justiça de Ra, Escolhido de Amon.
Foi nomeado por Takelot III e provavelmente era seu irmão. Parece que ele e Piankh (da 25ª Dinastia) governaram o Egito ao mesmo tempo. Talvez até governassem de comum acordo.
de Hermópolis
- Thotemhat
- Nimlot III
- Djehutiemhat
- Thotemhat
Não temos informações.
- Nimlot III
Foi provavelmente filho de Osorkon III (23ª Dinastia de Tebas). Deve ter sido escolhido para assumir o trono de Hermópolis. É possível que tenha se tornado vassalo de Piankh.
- Djehutiemhat
Seu nome significa Amado de Thot e seu nome de trono, Neferkheperre, Belas são as manifestações de Ra.
Provavelmente sucedeu a Nimlot no trono de Hermópolis.
de Heracleópolis
- Peftjauwybast
- Nakhke
- Peftjauwybast
Seu nome de trono, Sehetepibre Neferdare significa Bela é a alma de Ra. Também é chamado Pedibast ou Pedibastet que significa O sábio de Bastet.
Ele reinou ao mesmo tempo que os reis do final da 22ª Dinastia e que a 25ª Dinastia, a partir do Delta na cidade de Heracleópolis.
Como só possuía poder sobre uma pequena região, é provável que tenha aceitado Piankh como rei.
- Nakhke
Esse rei é mencionado em textos acadianos como governante de Heracleópolis. Não existe mais nenhuma evidência dele.
de Tanis
- Sekhemkare
- Shepseskare-Imere
- Neferkare-Pepi
- Pedubastis II
- Sekhemkare
Nada existe a respeito.
- Shepseskare-Imere
Nada existe a respeito.
Neferkare-Pepi
Foi provavelmente um regente que governou a partir de Tanis. É mencionado em monumentos com Psamético I.
- Pedubastis II
Seu nome de trono era Sehetepibenre. Ele foi sucessor de um regente chamado Gemnefkhosubak, no trono de Tanis. Em Mênfis existe uma estátua sua e seu nome consta em alguns blocos do templo de Amon em Heliópolis.