Citologia/O que são células?

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Citologia
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Célula é a menor unidade viva que consegue desempenhar funções fisiológicas (ex.: hemácias transportam oxigênio) e morfológicas (ex.: células do tecido epitelial constituem a pele) nos seres vivos. Há muito tempo se discutia se vírus eram ou não seres vivos, pois, das três funções básicas que todo organismo vivo consegue desempenhar - metabolismo, reprodução e catabolismo - os vírus conseguem realizar apenas duas, devendo ser parasitas obrigatórios para realizá-las. Hoje em dia, a comunidade científica concluiu que vírus são seres vivos sim, mas não são constituídos de células porque precisam de outro organismo vivo para desempenhar suas funções, obrigatoriamente.


Há dois tipos básicos de células: procariontes e eucariontes. Células procariontes não possuem núcleo organizado. Seu "núcleo" (chamado de nucleotídeo) está solto no citoplasma (espaço entre o meio da célula e a membrana). Constituem os organismos unicelulares (que possuem apenas uma célula). Ex.: bactérias e algas cianofíceas.

Muitas vacinas são desenvolvidas a partir de bactérias devido a sua fácil manipulação, se comparado à células eucariontes. Apesar de sua simplicidade, teorias afirmam que foram elas que originaram as células eucariontes. As mais famosas são a Teoria da Invaginação da Membrana Plasmática,Teoria da Endosimbiose e a Teoria Mista.

Algumas bactérias possuem metabolismo aeróbio (não necessita de oxigênio) e aeróbico (necessita obrigatoriamente de oxigênio). Possuem poucas organelas ("órgãos").

Já as células eucariontes são aquelas que possuem núcleo organizado. Constituem organismos vegetais e animais (estes se diferem principalmente pela presença de cloroplastos e mitocôndrias no interior de suas células, respectivamente).


Organelas importantes:

  • Mitocôndria - encontrado apenas em células procariontes de animais, é responsável pela respiração celular e formada por dua membranas: a interna lisa e pregueada.
  • Cloroplastos - está presente em organismos procariontes (cianobactérias) e nos eucariontes (vegetais). Sua função é produzir clorofila para a plantas realizar fotossíntese (não confunda com respiração celular). É por conta dessa organela que plantas possuem cor verde.
  • Complexo de Golgi ou Complexo Golgiense - sua função é guardar e secretar proteínas e lipídeos formados pelo processo de transcrição e tradução de uma proteína. Também consegue sintetizar alguns glicídeos.
  • Lisossomos: vesícula que contém enzimas digestivas; está presente no Complexo de Golgi.
  • Ribossomos: são responsáveis pela síntese de proteínas por meio da união de aminoácidos, a partir de instruções genéticas. Esse mecanismo é controlado pelo RNA, sob o comando do DNA