Biologia celular/Mitose

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Biologia celular
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Um ciclo celular normal consiste em três etapas principais. A primeira é a interfase, durante a qual a célula vive a maior parte do tempo e se dá o seu crescimento. A segunda é a mitose, durante a qual a célula se divide. A etapa final é a citocinese. Nesta fase as duas células resultantes da mitose completam a sua separação. Resumo[editar código-fonte]

O ciclo celular consiste nas seguintes fases: Fase G1, a primeira fase de crescimento. Fase S, durante a qual o DNA é replicado (S significa síntese de DNA). Fase G2, é a fase onde a célula se prepara para a divisão celular. Um ponto importante dessa fase, é que também analisa o DNA formado e a partir dele tem as seguintes decisões:

  • Consertar o DNA e terminar a divisão.
  • Apoptose (suicídio da célula)
  • Não concertando ocorre doenças, as chamadas mutações, uma das causas do câncer tão presente no séc. XXI

Fase M ou mitose e citocinese (a divisão propriamente dita da célula).

O ciclo celular para em diversos pontos de controle e só prossegue se certas condições existirem, por exemplo, se a célula atingir um determinado diâmetro. Algumas células, como por exemplo os neurônios, nunca se dividem, uma vez que fiquem bloqueadas na fase G0.

Esquema do ciclo celular: I=Interfase, M=Mitose. A duração da mitose, neste diagrama, está exagerada em relação às outras fases.