Biologia celular/Meiose

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
MajorEventsInMeiosis variant pt.svg

A meiose é um tipo especial de divisão celular e tem como objetivo a produção de gametas.

A meiose consiste em duas divisões celulares, resultando em quatro células. Na primeira divisão ocorre crossover genético e as características codificadas nos cromossomos são misturadas. A célula efetua uma profase normal, entrando então em metafase, na qual se inicia o crossover, e procede depois de forma normal pela anafase e telofase.

A primeira divisão produz duas células diploides normais, mas o processo não se completa aqui. As células preparam-se então para outra divisão e entram numa segunda profase. Durante a segunda metafase, os pares de cromossomos são separados de modo que cada nova célula recebe metade dos genes. A divisão celular continua através da anafase e telofase e os núcleos voltam então a formar-se. Estas divisões resultam em quatro células haploides (gametas).

Crossing-over[editar | editar código-fonte]

O crossing-over é o processo pelo qual dois cromossomos emparelhados durante a profase I da meiose trocam uma porção distal do seu DNA. O crossover ocorre quando dois cromossomos, normalmente duas instâncias homólogas do mesmo cromossomo, se quebram e ligam às extremidades um do outro. Se a quebra ocorre no mesmo locus, resulta numa troca simples de genes. Esta é forma normal de crossover. Se ocorre em loci diferentes, o resultado é a duplicação de genes num cromossomo e a deleção no outro. Se a quebra é em lados opostos do centrômero, resulta na perda de um cromossomo durante a divisão celular.

Qualquer par de cromossomos homólogos pode sofrer crossing-over três ou quatro vezes durante a meiose. Isto ajuda a evolução ao aumentar a diversidade e diminuir a ligação hereditária entre genes do mesmo cromossomo.