Biologia celular/Células vegetais

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

As células vegetais têm algumas diferenças importantes, em relação às células animais. As maiores diferenças são a existência de cloroplastos, parede celular e vacúolos. Ao contrário das células animais, as vegetais não possuem centríolos.

Cloroplastos[editar | editar código-fonte]

Células vegetais com cloroplastos (a verde)

Os cloroplastos são organelos similares às mitocôndrias, no sentido em que se podem auto-reproduzir e são como que as fábricas de energia das células. Os cloroplastos capturam a a energia luminosa emitida pelo sol e convertem-na em ATP e açucares. Desta forma, a célula poderá suportar a sua existência sem aporte de alimento.

Vacúolos[editar | editar código-fonte]

Células epidérmicas de Rhoeo discolor. Vacúolos a cor-de-rosa

Muitas vezes as plantas possuem, no centro das suas células, grandes estruturas membranares que contêm água.

Estas estruturas são os vacúolos e funcionam como reservatórios e água e de alimento (em sementes), como lugar de acumulação de desperdícios celulares e como suporte estrutural da célula com vista à manutenção da turgescência.

Quando a planta perde ou acumula água, os vacúolos perdem-na ou acumulam-na correspondentemente. Normalmente as plantas exibem um grande vacúolo no centro das suas células.

Parede celular[editar | editar código-fonte]

Esquema da parede celular vegetal

As células vegetais não são flácidas como as dos animais e possuem uma parede celular rígida que as envolve. A parede celular é formada por fibrilhas de celulose embebidas numa matriz constituída por vários tipos de polímeros como a pectina e a lenhina.

As moléculas de celulose são lineares e providenciam uma forma perfeita com vista à formação de pontes de hidrogênio, proporcionando desta forma um meio de formação de longas e fortes fibrilhas.

É a parede celular que é primeiramente responsável por assegurar que a célula não entra em ruptura quando se encontra num meio hipertônico