Saltar para o conteúdo

Bichos da mata/Tucano

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Tucano toco.

É uma ave linda, muito colorida e o que chama mais atenção é o bico enorme. O tucano tem cores muito vivas que chamam a atenção das fêmeas. Mas, você acha que o bico dele é pesado? Pelo contrário, o bico é formado por tecido ósseo (dos ossos) e esponjoso (como uma esponja) e portanto é leve embora seja duro.

Dizem que existem mais de 40 espécies de tucanos, o que varia muito é o colorido deles. Se você for procurar na Internet, vai achar muitas lindas fotos e vai achar também os araçaris, que são tucanos bem pequenos.

Os tucanos grandes, como o da foto acima que é o tucano toco, são os maiores representantes da espécie. Ele é alaranjado, amarelo e branco, com a mancha preta no bico. Em volta dos olhos é laranja ou amarelo e as pálpebras são azuis. A garganta e o peito são brancos e o resto do corpo de penas negras, sendo que por baixo do rabo tem penas vermelhas. Os pés do tucano são cinza-azulados.

Araçari.

Alimentação

[editar | editar código-fonte]

O tucano é bom de bico... Ele gosta de muitas coisas, podem ser frutinhas e sementes, insetos, ovos de outras aves, lagartixas e pererecas.


Na verdade eles preferem os frutos, para comer eles pegam a frutinha com a ponta do bico, viram a cabeça para cima e deixam a fruta escorregar até a garganta, mas sempre cospem o caroço. Então, o que acontece com o caroço? Vai cair no chão e germinar, nascendo outra planta. É desse modo que o tucano ajuda a preservar a mata.

O Tucano vive nas florestas tropicais da América do Sul, como a floresta amazônica. Também existem tucanos no Pantanal, no Cerrado e eles podem ser encontrados desde as Guianas até o norte da Argentina. A destruição de seu habitat faz cada vez mais reduzir o número de tucanos. Os tucanos hoje em dia podem ser encontrados também em algumas cidades mineiras como Belo Horizonte, São João Del Rei e adjacências, Como também na cidade fluminense de Niterói...

É um bicho bagunceiro que vive em bandos, o tempo todo os tucanos agitam, gritam, pulam de galho em galho. Gostam de voar sobre os rios, pousar sobre as árvores mais altas.

Para dormir eles colocam a cabeça para trás, o bico fica debaixo de uma das asas e o rabinho fica para frente, por cima do corpo, é uma forma de descansar o bico. Sabia que eles bocejam quando estão com sono?

Eles também adoram tomar banho de chuva. Os índios dizem que quando um bando de tucanos se junta é porque vai chover.
Na floresta são bichos que defendem seu território.

Close do tucano.

Olhando para o bico do tucano é que se sabe quem é o macho e quem é a fêmea. O bico do macho é menos curvo, mais estreito e mais comprido.

O casal de tucanos costuma fazer o ninho no oco das árvores altas, mas também usam ninhos abandonados de pica-pau. Podem colocar de 2 a 4 ovos e os pais alimentam os filhotes com o sumo das frutas e insetos. Os filhotes nascem cegos e só saem do ninho com quase um mês de idade.

Seus predadores são águias, falcões, cobras e corujas. Quando atacados, fazem muito barulho porque vivem em bando. Os macacos e as cobras atacam o ninho dos tucanos.

Vamos incluir o homem porque os traficantes de animais têm facilidade de vender aves tão bonitas.