Bélgica/Natureza
A Bélgica é um pequeno país no norte da Europa, incrustrado entre França e Holanda. Seu clima é temperado e úmido. O norte do país constitui-se em uma planície litorânea, com muitos terrenos conquistados ao mar através de bombeamento de água: são os chamados "pôlderes". O sul é uma região de colinas suaves e florestas ainda preservadas chamada Ardenas. No norte, onde predominam plantações, podem ser encontrados lebres, texugos, raposas e esquilos, enquanto que, no sul, as florestas de coníferas abrigam gatos-selvagens, corças, veados e martas[1].
O subsolo belga era tradicionalmente rico em carvão, ferro e gás natural, porém atualmente as minas estão quase esgotadas ou sem viabilidade econômica[2]. Os dois principais rios da Bélgica são o Escalda e o Mosa. O ponto culminante do país é o monte Botrange, nas Ardenas, com 694 metros de altitude.
-
Pôlder em Lissewege
-
Lebre-comum (Lepus europaeus) escondendo-se nos Pôlderes Uitkerkse
-
Raposa-vermelha (Vulpes vulpes)
-
Texugo-europeu (Meles meles)
-
Peneireiro-vulgar (Falco tinnunculus), o animal símbolo da Bélgica. É estimado pelos camponeses belgas por se alimentar de roedores[3]. O nome "peneireiro" se deve à sua capacidade de ficar parado no ar sobre um ponto, escolhendo ("peneirando") sua presa.
-
Gato-selvagem (Felis silvestris)
-
Marta (Martes foina)
-
Veado-vermelho (Cervus elaphus) nas Ardenas belgas
-
Faia-europeia (Fagus sylvatica) em Beloeil, na Valônia
-
Rio Escalda. Ao fundo, o Castelo de Antoing.
-
Marco no Monte Botrange