Audiodescrição de obras do Museu do Ipiranga/Q65033063

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Boneca Bebê

Boneca Bebê
 
Ficha catalográfica

Título: Boneca Bebê
Identificador no Wikidata: Q65033063
Número de inventário: 1-14-01-000-09130-00-00
Coleção: Coleção Museu Paulista
Instância de: boneca
Material utilizado: tecido têxtil
Localização: Museu Paulista

 
Audiodescrição

Edite a audiodescrição
Boneca Bebê é um brinquedo de porcelana no formato de uma bebê produzido na primeira metade do século vinte. A boneca possui 15 centímetros de altura e está vestida em tecido branco costurado em forma de roupas.

Posta contra um fundo branco, na fotografia ela aparece pintada de pele clara, com olhos de íris azul e pupila preta virados para o lado esquerdo da imagem, detalhados com sete cílios estilizados, mais alongados quanto mais próximos ao canto do olho. A sua anatomia é relativamente desproporcional, mas possui cabelos marrons realistas, que aparecem um pouco em cima da orelha e em um pequeno trecho ondulado que vai da testa até o topo da cabeça, quase completamente careca.

Não é possível observar toda a cabeleira devido ao chapéu de bebê que encobre a menina e molda o rosto circular com babados de pano ligados ao chapéu por um trecho de costura que entrelaça fios brancos e vermelhos em um padrão que alterna as cores, como em um tabuleiro de xadrez reduzido a duas faixas. Um fio vermelho se encontra no queixo, onde amarra o chapéu com um nó em formato de borboleta.

A boneca veste uma roupa branca que possui alguns entrelaçados de vermelho e branco na cava e no interior de sua vestimenta. O vestido possui mangas curtas e vai até um pouco mais de sua cintura, deixando assim tanto os braços como as pernas à mostra.

Além disso, a boneca com suas meias costuradas como rede calça sapatilhas brancas amarradas em um grande laço branco. Os lábios são vermelhos e pintados na face em formato semelhante ao de um coração, estilizados para a mímica de um batom. É um produto da Manufatura de Brinquedos Estrela S.A, e encontrava-se na coleção de brinquedos Inah Meirelles Faria Guimarães do Museu Paulista.