Audiodescrição de obras do Museu do Ipiranga/Q65032986

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Boneca

Boneca
 
Ficha catalográfica

Título: Boneca
Identificador no Wikidata: Q65032986
Categoria no Wikimedia Commons: Category:Boneca (3)
Número de inventário: 1-14-01-000-09127-00-00
Data: 1948
Coleção: Coleção Museu Paulista
Instância de: boneca
Material utilizado: papelão, tecido têxtil
Localização: Museu Paulista

 
Audiodescrição

Edite a audiodescrição
Brinquedo - A boneca, fabricada em 1948, é um objeto da coleção do acervo do Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP).

A  imagem apresenta um brinquedo infantil, especificamente uma boneca feita de porcelana posicionada em pé no centro da imagem com fundo branco. Seu braço esquerdo está apontando para frente e o braço direito está levantado na altura da cabeça.

A perna direita da boneca está levemente inclinada para a direita do plano e, por isso, seu pé direito não encosta totalmente no chão, apenas a lateral esquerda da palma do pé e o calcanhar direito.

A boneca que ocupa quase toda a imagem possui pele branca com tom rosado, olhos azuis, boca pintada com um batom vermelho e cabelo cor castanho claro. Ela usa um vestido curto que cobre até os joelhos. O vestido possui tecido fino feito de algodão, com estampa xadrez nas cores vermelha, azul e branca com alguns buquês de flores amarelas e folhas verdes espalhadas. O acabamento do vestido possui costura fina e vermelha.

O vestido é rodado, se ajusta ao peitoral da boneca e fica mais solto à medida que passa da cintura da boneca. Ele possui mangas curtas e bufantes nos ombros e sua gola é redonda e bordada com uma costura vermelha no formato de curvas por todo o colar.

A boneca também usa um chapéu da mesma estampa do vestido. Ele possui uma fita vermelha que é amarrada em formato de laço em seu pescoço logo abaixo do queixo.

O cabelo castanho claro se divide em duas tranças laterais. As pontas do cabelo são amarradas por um laço cor de rosa na metade da trança. A boneca possui uma franja cortada na altura da testa sem esconder suas finas sobrancelhas.

A boneca está vestindo meias brancas na altura dos tornozelos e sapatos rasteiros na cor vermelha que cobrem seus dedos e calcanhar, deixando o peito do pé exposto.

O rosto da boneca é redondo, seu olhar está direcionado para a esquerda, suas bochechas estão coradas, seus olhos estão totalmente abertos, os lábios estão fechados e sua expressão facial é estática e séria.