Audiodescrição de obras do Museu do Ipiranga/Q59925113

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
O Ipiranga, 1854

O Ipiranga, 1854
 
Ficha catalográfica

Título: O Ipiranga, 1854
Identificador no Wikidata: Q59925113
Número de inventário: 1-19042-0000-0000
Criador(a): Alípio Dutra
Data: década de 1910
Coleção: Coleção Museu Paulista, Coleção Fundo Museu Paulista
Instância de: pintura
Material utilizado: tinta a óleo
Altura: 71,2 centímetros, 60,1 centímetros
Largura: 50,1 centímetros, 39,2 centímetros
Localização: Museu Paulista
País de origem: Brasil
País: Brasil
Google Arts & Culture ID: rQHr7AWnDaqIBg

 
Audiodescrição

Edite a audiodescrição
O Ipiranga, 1854, obra de Alípio Dutra, foi feito em óleo sobre tela na década de 1910. A pintura possui 60,1 centímetros de altura por 39,2 centímetros de comprimento, e pertence à Coleção do Museu Paulista.

O quadro apresenta um espaço amplo ao ar livre repleto de vegetação em diferentes tons de verde. No plano frontal, há uma estrada de barro com misturas de coloração marrom, vermelho e laranja.

Ao lado superior direito da pintura, também no plano frontal, existe um coreto de madeira amarelo, com um teto pentagonal cercado por pilares de madeira perpendiculares Há também uma torre feita de galhos finos de madeira amarrados com barbantes em tons amarelos que afunila no topo, onde há uma bandeira de cor lilás. Se observa um pedaço de barro, o qual se sobressai entre a estrada e o coreto, em cores mais avermelhadas, pinceladas por fragmentos planos de verde.

No plano mais ao fundo, há uma área vasta, ampla e com tons de verde mais claro e vivo. No canto esquerdo, observa-se que a estrada, agora uma fina linha de marrom, se estende até as bordas do quadro. No centro do vasto campo há uma pequena casa azul de teto marrom, longe do plano frontal do quadro. À direita do campo há um sobrado bege, com telhados avermelhados.

No horizonte, colinas azuis contrastam com a tonalidade azul mais clara do céu, marcado pelo branco delicado das nuvens. Há a presença de nuvens brancas espaçadas.