Audiodescrição de obras do Museu do Ipiranga/Q42713734

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Retrato de Dona Leopoldina de Habsburgo e seus filhos

Retrato de Dona Leopoldina de Habsburgo e seus filhos
 
Ficha catalográfica

Título: Retrato de Dona Leopoldina de Habsburgo e seus filhos
Identificador no Wikidata: Q42713734
Categoria no Wikimedia Commons: Category:Dona Leopoldina da Áustria e seus filhos
Artigo na Wikipédia: Retrato de Dona Leopoldina de Habsburgo e seus filhos
Número de inventário: 1-19544-0000-0000
Criador(a): Domenico Failutti
Encomendador(a): Afonso d'Escragnolle Taunay
Data: 1921
Coleção: Coleção Fundo Museu Paulista, Coleção Museu Paulista
Instância de: pintura
Material utilizado: tinta a óleo, tela
Altura: 233 centímetros
Largura: 133 centímetros
Localização: Museu Paulista
País de origem: Brasil
País: Brasil
Gênero artístico: pintura histórica, retrato
Retrata: Maria Leopoldina de Áustria, Pedro II do Brasil, Francisca de Bragança, Paula Mariana de Bragança, D. Maria II de Portugal, Januária Maria de Bragança, pintura, mulher, criança, bebê, traje típico, vestido, acessório, cinto, luva, colar, babado, cão, ave, boneca, retrato, pintura
Google Arts & Culture ID: cgGtjL2O8pSU2Q
Situação dos direitos autorais: domínio público
Descrito na URL: http://nuevomundo.revues.org/66390
Histórico de exposições: Museu de Arte do Rio

 
Audiodescrição

Edite a audiodescrição
Retrato de Dona Leopoldina de Habsburgo e seus filhos é uma pintura de Domenico Failutti, de 1921, feita com tinta a óleo. A obra  de 233 centímetros de altura e 133 de largura foi encomendada por Afonso d'Escragnolle Taunay e pertence à coleção do Museu Paulista.

A pintura retrata Dona Leopoldina de Habsburgo ao centro, sentada em uma cadeira laranja escura, cercada por suas quatro filhas, todas de cabelos encaracolados. Dona Leopoldina é uma mulher branca que usa um vestido longo amarelo com babados brancos no decote. Seu cabelo é loiro, encaracolado na altura das orelhas, e é adornado por três flores rosas presas a ele. Dona Leopoldina usa brincos e um colar de perólas brancas. Ela olha para frente e segura no colo seu filho, Pedro II, bebê. O menino usa uma roupa branca com uma touca de babados.

Ao lado esquerdo de Dona Leopoldina, estão posicionadas três de suas filhas. No canto inferior, olhando para frente sorrindo, há uma menina loira de vestido roxo com babados brancos no decote, ajoelhada, que segura um cachorro preto e branco. O cachorro olha para o bebê.

Atrás desta menina, há uma de suas irmãs. É uma criança mais velha, de vestido laranja com detalhes azuis nas mangas, babado branco no decote e cinto fino preto com fivela dourada. Seus cabelos são loiros escuros. Ela segura em seu colo uma de suas irmãs mais novas que usa um vestido branco com uma faixa azul clara. A criança é loira e olha para baixo, em direção ao cachorro.

Ao lado direito de Dona Leopoldina, há sua quarta filha. A menina está em pé e segura em seu colo uma pomba cinza. Ela usa um vestido rosa com detalhes azuis nas mangas e babados brancos no decote. Seus cabelos são pretos e ela olha em direção ao seu irmão.

Ao fundo da cena à esquerda, ocupando dois terços do espaço horizontal, há um quadro de moldura grossa e lisa. A pintura, em tons de azul, apresenta formas indefinidas e parece representar uma fonte e árvores em uma cena noturna. Ao lado direito, há um móvel marrom escuro com puxadores dourados. A parede do fundo é esverdeada.