Audiodescrição de obras do Museu do Ipiranga/Q10301958

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Independência ou Morte

Independência ou Morte
Independência ou Morte
 
Ficha catalográfica

Título: Independência ou Morte
Identificador no Wikidata: Q10301958
Categoria no Wikimedia Commons: Category:Independence or Death by Pedro Américo
Artigo na Wikipédia: Independência ou Morte (Pedro Américo)
Número de inventário: 1-19158-0000-0000
Criador(a): Pedro Américo
Encomendador(a): Joaquim Inácio Ramalho
Data: 1888
Coleção: Coleção Fundo Museu Paulista, Coleção Museu Paulista
Instância de: pintura
Material utilizado: tinta a óleo, tela
Método de fabricação: Pintura a óleo
Altura: 415 centímetros
Largura: 760 centímetros
Localização: Museu Paulista
País de origem: Brasil
País: Brasil
Gênero artístico: pintura histórica
Movimento: Academismo no Brasil, Nacionalismo brasileiro
Tema principal: Independência do Brasil
Data retratada: 7 de setembro de 1822
Retrata: Pedro I do Brasil, soldado, cavalo, hipismo, sabre, carro de boi, casa, Riacho do Ipiranga, Independência do Brasil, carroça, planta, pau a pique, homem, traje típico, uniforme militar, militar, short, camisa, casaco, acessório, chapéu, arma, espada, gado bovino, pintura histórica, casebre, militar, meio de transporte
Google Arts & Culture ID: xQEMjjFlwma5eQ
Itaú Cultural ID: obra1431/independencia-ou-morte
BabelNet ID: 15433663n
Situação dos direitos autorais: domínio público
Local de fabricação: Florença

 
Audiodescrição

Edite a audiodescrição
Independência ou Morte é um quadro de 1888 produzido por Pedro Américo em óleo sobre tela. A pintura tem 4 metros de altura por 7 metros de largura e representa Dom Pedro I proclamando a independência brasileira às margens do córrego Ipiranga.


A cena se passa em um terreno levemente inclinado, com grama alta e estradas de terra estreitas. No plano intermediário do retrato, isto é, atrás do primeiro plano e à frente do terceiro e último, nota-se um pequeno morro. O céu é azul, mas acinzenta-se com a presença de várias nuvens. No terceiro plano, está ilustrada uma casa simples de cor marrom claro e, ao lado desta casa, há pequenos trechos de plantações com árvores ao fundo. Dom Pedro I aparece no topo do morro, ao centro da imagem, erguendo sua espada e montado em um cavalo marrom.


Atrás dele, há um grupo de oito homens enfileirados também montados em cavalos. Em alusão ao movimento de Dom Pedro com a espada, alguns deles erguem seus chapéus. Eles vestem roupas tipicamente atribuídas à nobreza, como coletes e botas.


Em frente a esse conjunto formado pelos nobres e Dom Pedro, apresenta-se um grupo numeroso de soldados, com 24 homens. Eles vestem fardas brancas e vermelhas, levantam suas espadas e também estão montados em cavalos.


Ao lado esquerdo deste batalhão, há um homem descalço, com roupas simples e um chapéu de palha. Ele olha para Dom Pedro e está à frente de dois bois, que carregam itens rurais diversos. De modo geral, predominam na pintura a completude do marrom com os elementos verdes.