Atividades escoteiras/Especialidades/Desportos

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Artes Marciais[editar | editar código-fonte]

1- Conhecer a origem de uma Arte Marcial de sua livre escolha, seu desenvolvimento histórico e filosófico.

2- Conhecer as regras mais comuns que regem as competições da arte marcial escolhida.

3- Estar praticando a arte marcial escolhida há mais de 6 meses, e demonstrar conhecimento dos fundamentos básicos de sua graduação, incluindo bases, golpes, defesas e formas.

4- Fazer uma demonstração da arte marcial escolhida diante da sua Seção apresentando, com a participação de outro praticante, seu uso como defesa pessoal e identificando a contribuição da prática dessa arte marcial na sua formação pessoal.

5- Participar de, no mínimo, três competições da arte marcial escolhida, promovidas por entidades oficiais (Confederação, Federação, Liga, Órgãos de Governo, Fundações Municipais de Esporte, etc.).

6- Possuir a graduação mínima equivalente a 1o. Kyu (faixa marrom) na arte marcial escolhida.

Canoagem[editar | editar código-fonte]

1- Conhecer os tipos de canoas e suas origens

2- Saber preparar uma canoa para esporte e passeio

3- Conhecer as regras e equipamentos de segurança para o esporte

4- Saber efetuar manobras, embarque e desembarque

5- Planejar uma excursão com outros canoistas, em mar ou rio

6- Participar de uma competição ou demonstrar ao examinador habilidade e resistência para um trajeto de 5 Km.

Ciclismo[editar | editar código-fonte]

1- Ter conhecimento sobre a mecânica das bicicletas.

2- Conhecer as regras de segurança e o Código de Trânsito para ciclistas, tanto na cidade como no campo.

3- Participar de uma competição de ciclismo, de qualquer modalidade (montanhismo, velocidade, acrobacia, etc.), promovida por entidade oficial (Confederação, Federação, Liga, Órgãos de Governo, Fundações Municipais de Esporte, etc.).

4- Saber realizar pequenos consertos e regulagens na sua bicicleta, tais como: ajustar correntes e freios, regular câmbio, centrar rodas, substituir raios (varões), trocar pneus e câmaras, etc.

5- Apresentar a sua Seção uma palestra ilustrada sobre os equipamentos e acessórios de segurança previsto no Código de Trânsito.

6- Organizar uma atividade ciclística para sua Seção, levando em conta os aspectos de segurança, escolha dos percursos, equipamentos e acessórios obrigatórios, material e equipamento de primeiros socorros, etc.

Estudos Desportivos[editar | editar código-fonte]

1- Elaborar um trabalho sobre os Jogos Olímpicos, contendo sua origem, história e evolução, destacando seus principais momentos.

2- Escolher um esporte individual e demonstrar que conhece sua origem, regras e equipamentos, citando os atuais recordistas em âmbito estadual, nacional e mundial.

3- Escolher um esporte coletivo e demonstrar que conhece sua origem, regras, medidas do campo de jogo e sistema de pontuação, citando os atuais campeões no âmbito estadual, nacional e mundial.

4- Explicar os benefícios à saúde, física e mental, proporcionados pela prática constante de esporte, sabendo identificar os riscos e prejuízos das ações inadequadas, tais como dopping, excessos, etc.

5- Realizar uma sessão de treinamento – físico, técnico e tático – de um esporte coletivo de sua livre escolha, para membros de sua Seção.

6- Demonstrar conhecimentos sobre os diferentes tipos de tabelas para organizar campeonatos, incluindo eliminatórias e rodízios em suas diferentes formas e para número variado de participantes.

7- Conhecer a estrutura da organização nacional de um esporte de sua livre escolha, identificando os diferentes níveis, os órgãos e suas competências.

8- Elaborar e manter um álbum com fotos e reportagens sobre um esporte de sua livre escolha, durante um período mínimo de três meses.

9- Montar um trabalho com a história de pelo menos dez personalidades do esporte nacional, destacando suas características e conquistas.

Excursões[editar | editar código-fonte]

1- Conhecer o material individual necessário para os diferentes tipo de excursões, de acordo com o programa da atividade (acampamento, acantonamento, volante, fixa, etc.), e saber arrumá-lo em sua mochila.

2- Ter participado de pelo menos 3 excursões com sua Seção, de dois tipos distintos e em locais diferentes, realizadas a pé.

3- Ter conhecimento de primeiros socorros, sabendo agir em casos de acidentes e resgates e sabendo organizar o material de socorro para cada tipo de excursão.

4- Saber preparar o equipamento (segurança, alimentação, etc.) para diferentes tipos de excursão, acondicionando-o em sua mochila ou bornais.

5- Participar, pelo menos, de 5 excursões, diferentes do item 2, utilizando diferentes tipos de deslocamento (a pé, de bicicleta, embarcado, etc.).

6- Demonstrar, de forma prática, a correta utilização de mapa e bússola.

7- Elaborar um esquema de segurança para uma excursão, levando em conta o número de participantes, a região e o terreno, orientando a Seção sobre os procedimentos a serem adotados individual e coletivamente.

8- Organizar uma excursão para sua Seção, incumbindo-se da escolha do local e da forma de deslocamento, adotando as medidas de segurança necessárias.

9- Ter noções de rádio comunicação HT, sabendo informar ao médico ou à equipe de socorro sua localização e os dados essenciais, em caso de acidente.

Ginástica[editar | editar código-fonte]

1- Demonstrar conhecimentos básicos de anatomia e fisiologia, descrevendo o sistema cárdio- pulmonar e o mecanismo de contração muscular, citando a função dos exercícios aeróbicos e anaeróbicos.

2- Saber verificar a freqüência cardíaca, no processo de exercício, identificando a faixa de treinamento e os sinais de risco.

3- Conhecer as funções dos alimentos. identificando os diferentes grupos, vitaminas e sais minerais, e ser capaz de descrever as necessidades normais de uma pessoa.

4- Praticar, durante um período mínimo de seis meses, de forma programada e constante, algum tipo de ginástica (musculação, aeróbica, hidroginástica, ginástica olímpica, rítmica, etc.)

5- Manter atualizado, durante o período mínimo de dois meses, os registros do seu programa pessoal de saúde, incluindo os dados diários de peso, calorias ingeridas, horas de sono e atividades físicas realizadas, e as medidas semanais de altura e massa muscular (perímetro de bíceps, cintura, peito, etc.).

6- Elaborar um programa de exercícios físicos para alguém da sua idade, para ser desenvolvido durante seis meses.

7- Elaborar trabalho escrito e ilustrado sobre ginástica, incluindo sua origem, evolução histórica e citando um mínimo de cinco modalidades atuais, com suas características.

8- Ser aprovado em exame médico para a prática de exercícios, e correr uma distância de 2.400 metros em 12 minutos.

9- Demostrar conhecimento de três testes de aptidão física, identificando suas características e funções.

Hipismo[editar | editar código-fonte]

1- Demonstrar que conhece os cuidados e o tratamento de um cavalo, incluindo limpeza e alimentação.

2- Conhecer as principais doenças e epidemias que atingem os cavalos e como evitá-las, bem como os cuidados rotineiros com a saúde do animal.

3- Citar, em trabalho escrito e ilustrado, as características e origem de pelo menos três raças de cavalos.

4- Demonstrar que sabe aparelhar convenientemente um cavalo.

5- Conhecer, em linhas gerais, a história do hipismo e as características das competições.

6- Saber montar, desmontar e cavalgar nos três andamentos (Passo, trote e galope).

7- Saltar um cavalete com 30 cm de altura.

8- Fazer um percurso clássico de obstáculos com dimensões mínimas de 1,10m de altura por 1,20m de largura.

9- Ter conhecimento da anatomia do cavalo e assistir à ferragem de um animal.

Mergulho Autônomo Amador[editar | editar código-fonte]

1- Saber nadar e ser aprovado em exame médico para mergulhador.

2- Ser aprovado em curso de mergulho autônomo amador, teórico e prático, ministrado por escola afiliada a CBPDS Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos.

3- Conhecer a legislação brasileira que regulamenta a prática de mergulho autônomo, e saber explicar as diferenças entre amador e profissional.

4- Elaborar um trabalho escrito sobre mergulho autônomo, citando sua origem, evolução histórica e características, física aplicada ao mergulho, fisiologia, acidentes possíveis e tabelas de mergulho.

5- Fazer umas exposição fotográfica sobre a fauna e a flora subaquática, o mergulho no meio ambiente, o mergulho no meio científico e o mergulho turístico.

6- Ser aprovado em curso de aperfeiçoamento tipo: mergulho noturno, orientação subaquática, mergulho em naufrágio, foto e vídeo subaquático, mergulho profundo, busca e resgate, biologia marinha e arqueologia.

Mergulho Livre[editar | editar código-fonte]

1- Saber nadar e ser aprovado em exame médico para mergulhador.

2- Ser aprovado em curso de mergulho livre, teórico e prático ministrado pela CBPDS Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos.

3- Conhecer a legislação brasileira que regulamenta a prática de mergulho livre e saber explicar as características da pesca submarina.

4- Elaborar trabalho escrito sobre mergulho livre, citando sua origem, evolução histórica e características, incluindo dados sobre física aplicada, fisiologia e acidentes, contribuição do mergulho livre ao meio ambiente e à sociedade.

5- Participar, como mergulhador, de uma atividade de cultivo marinho ou limpeza (educação ambiental).

6- Executar um levantamento fotográfico subaquático, em área de sua escolha, e organizar uma exposição com suas fotos.

Montanhismo[editar | editar código-fonte]

1- Conhecer as modalidades de escalada e montanhismo, apresentando m trabalho ao seu examinador.

2- Conhecer os equipamentos necessários para a realização das seguintes atividades: escaladas técnicas em paredões artificiais, escaladas naturais, travessias de canyons, atividades de montanha.

3- Demonstrar conhecimentos sobre as regras e equipamentos de segurança nas diferentes modalidades de montanhismo e escaladas.

4- Participar de pelo menos três atividades ligadas a montanhismo e escalada, tais como rapel, pista de cordas, escaladas técnicas em paredes, etc.

5- Realizar, com supervisão direta do examinador, uma atividade de rapel com sua Seção.

6- Ter noções de rádio comunicação HT.

7- Participar de pelo menos três conquistas a cumes em sua região, com altura mínima de 500 metros.

8- Apresentar um projeto detalhado referente a uma expedição para a conquista de uma cume de pelo menos 1500 metros, especificando materiais e recursos necessários, treinamento, alimentação, transporte, etc.

9- Apresentar a sua Seção um trabalho audiovisual sobre três montanhas situadas na América.

Natação[editar | editar código-fonte]

1- Saber dar um mergulho perfeito da borda de uma piscina.

2- Saber boiar de costas por um período mínimo de um minuto, sem bater pés ou mãos.

3- Saber nadar 50m, em qualquer estilo, sem parada.

4- Nadar 50m, vestido com calça, camisa e meias.

5- Buscar um objeto submerso em uma piscina com profundidade mínima de 3m.

6- Demonstrar, de forma prática, conhecimento de salvamentos e técnicas de recuperação de afogados, descrevendo as regras de segurança para os banhos.

7- Despir-se das roupas (calça, camisa e meias), dentro de uma piscina sem encostar os pés no fundo, em menos de um minuto.

8- Atravessar uma piscina submerso, numa distância mínima de 6m.

9- Nadar 100m em cada estilo (crawl, costas, peito e borboleta).

10- Nadar 800m em qualquer estilo.

11- Mergulhar de uma prancha colocada a uma altura mínima de 3m da superfície da água.

12- Rebocar outro nadador, em percurso mínimo de 15m.

Patinação[editar | editar código-fonte]

1- Demonstrar o uso de um tipo de patins a sua escolha, utilizando equipamentos de proteção e enumerando as regras de segurança específicas.

2- Conhecer as partes de um patins de sua livre escolha e demonstrar como proceder para a sua perfeita manutenção.

3- Demonstrar habilidade para patinar, em área livre, usando patins de sua livre escolha.

4- Ser capaz de realizar, sobre patins de usa livre escolha, os movimentos solicitados pelo examinador.

5- Realizar uma apresentação simples de uso de patins para a sua Seção, explicando os movimentos e os diferentes graus de dificuldade.

6- Ensinar 4 membros de sua Seção a patinar, num período máximo de dois meses.

7- Conhecer o regulamento de uma competição de patinação artística de sua livre escolha, sendo capaz de executar alguns movimentos básicos.

8- Demonstrar conhecimento das regras de Hóquei sobre patins (rodas ou gelo), e ser capaz de executar alguns movimentos básicos desse esporte.

9- Elaborar trabalho sobre a patinação, incluindo as diferentes modalidades, suas origens, evolução histórica e prática como esporte.

Pesca[editar | editar código-fonte]

1- Fazer trabalho ilustrado sobre os principais tipos de peixes brasileiros, de água doce e salgada.

2- Demostrar conhecimento sobre os períodos de pesca, períodos de defesa e tipos de pesca proibida, citando o tamanho mínimo permitido para pesca de três tipos de peixe de sua livre escolha.

3- Demonstrar conhecimento das regras de segurança no uso de equipamentos de pesca e na pesca em embarcação.

4- Saber montar e desmontar um molinete ou carretilha, efetuando sua manutenção.

5- Saber preparar equipamento para pesca de arremesso, incluindo vara, molinete ou carretilha, linha, empates e anzóis e chumbadas apropriadas.

6- Saber arremessar sua vara, atingindo diferentes pontos (distancias e direções) indicados por seu examinador, em mar, lagoa ou rio.

7- Demonstrar conhecimento sobre cinco diferentes tipos de isca, para água doce e/ou salgada, a utilização da isca adequada para tipos específicos de peixe e a forma correta de fixá-las ao anzol.

8- Participar de uma pescaria, apanhar, limpar e preparar uma refeição para duas pessoas, à base de peixe.

9- Manter, durante seis meses, um registro satisfatório de suas experiências de pescaria, com detalhes de datas, horários, condições do tempo, locais, marés (se for o caso), equipamento usado, iscas e quantidades de pescado (número de exemplares e peso total).

Prática Desportiva[editar | editar código-fonte]

1- Citar, em trabalho escrito, as características das diferentes modalidades de atletismo, incluindo, no mínimo, duas provas de corrida, duas de salto e duas de arremesso.

2- Demonstrar, em local próprio, os fundamentos básicos de duas diferentes provas de corrida, duas de salto e duas de arremesso.

3- Participar de três competições desportivas, em esporte de sua livre escolha, promovidas por entidades oficiais (Confederação, Federação, Liga, Órgãos de Governo, Fundações Municipais de Esporte, etc.)

4- Apresentar a sua Seção uma palestra ilustrada sobre natação, citando as características das diferentes provas, incluindo técnica e regras.

5- Demonstrar, em local próprio, as características de um estilo de natação, incluindo largada, braçadas, respiração e virada.

6- Formar e orientar tecnicamente, em sua Seção, uma equipe para competir em qualquer esporte, participando, em período de seis meses, de pelo menos seis jogos contra equipes de faixa etária equivalente.

7- Organizar uma competição esportiva para a sua Seção e/ou Seções do mesmo Ramo convidadas, para um mínimo de 4 equipes, responsabilizando-se pela obtenção de recursos materiais e humanos, montagem de tabelas, cerimonias de abertura e encerramento, etc.

8- Demonstrar, utilizando os recursos adequados, os fundamentos de dois esportes coletivos de sua livre escolha.

9- Atuar como árbitro de uma partida de qualquer esporte coletivo, realizada dentro das condições previstas pelas regras oficiais (quadra, bola, uniformes, etc.).

Vela[editar | editar código-fonte]

1- Reconhecer oito diferentes tipos de embarcações locais e de barcos a vela.

2- Apontar e dar o nome das partes e o uso das velas, o massame fixo e o de laborar, mastros e vergas, de um tipo de embarcação a vela.

3- Navegar em um barco a vela, sabendo: virar de bordo, içar os panos, rizar, dar velas, colher as velas, seguir uma direção ou encostar, qualquer que seja a posição do vento, ancorar corretamente, navegar em bolina cochada e amarrar-se a uma bóia.

4- Compreender o uso de uma âncora de mar e pertencer à guarnição de um barco a vela e navegar um total de quatro horas em rodízio nas funções de proeiro e marinheiro.

5- Mostrar como deixar um barco a vela com toda a palamenta arrumada corretamente, saber "largar" a âncora e calcular o comprimento da amarra a ser utilizada.

6- Saber as regras para evitar abalroamento no mar, citando o RIPEAM e explicando-as por meio de desenhos.

7- Saber a maneira correta de arrumar o pessoal e a carga numa embarcação, de modo a compensá-la convenientemente.

8- Saber atirar de uma embarcação um cabo pesado para reboque e saber dar e receber reboque, bem como os sinais de comunicação em regatas, para preparação, largada, etc.

9- Conhecer as regras de segurança aplicáveis à navegação a vela e o conteúdo similar para um "veleiro amador".

Xadrez[editar | editar código-fonte]

1- Demonstrar conhecimento da história do xadrez, sua origem e evolução.

2- Conhecer os principais enxadristas do mundo, na atualidade.

3- Confeccionar peças de xadrez (para um jogo completo) com material reciclado.

4- Ensinar, no mínimo, 5 membros da sua Seção a jogar xadrez.

5- Demonstrar que sabe 'rocar', o que é roque maior e menor, os casos de empate e promoção de peão.

6- Demonstrar conhecimento sobre aberturas, defesas, desenvolvimento e finais.

7- Organizar um torneio de xadrez em sua Seção, com pelo menos seis participantes, responsabilizando-se pela montagem de tabela e pelo registro das partidas.

8- Ter participado de, no mínimo, dois torneios promovidos por entidades oficiais (Confederação, Federação, Liga, Órgão de Governo, Fundações Municipais de Esporte, etc.).

9- Jogar, simultaneamente e com bom desempenho, contra três adversários escolhidos pelo seu examinador.

10-Demonstrar que sabe jogar,competindo com alguem de outro grupo escoteiro que tenha este distintivo