Atividades escoteiras/Especialidades/Ciências e tecnologia

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Aeromodelismo[editar | editar código-fonte]

1- Explicar sobre o CG de uma aeronave e seus três eixos de controle.

2- Saber explicar o que é o estol de uma aeronave.

3- Saber explicar as quatro forças envolvidas no vôo de uma aeronave.

4- Demonstrar quais os materiais empregados na construção de um aeromodelo e como deve ser a técnica utilizada.

5- Construir um planador lançado à mão que voe pelo menos cinco segundos, na melhor de três tentativas.

6- Construir um planador lançado à cabo ( no máximo 50 m. ) que voe pelo menos quinze segundos, na melhor de três tentativas.

7- Construir um modêlo à elástico que voe pelo menos sete segundos, na melhor de três tentativas.

8- Operar um modêlo U-control ( vôo circular ) ou R-control ( rádio controlado ) com segurança e precisão.

9- Ter participado de pelo menos um torneio de aeromodelismo, com atuação destacada.

Aprendiz de Planador[editar | editar código-fonte]

1- Ser capaz de efetuar uma inspeção pré-vôo em um planador.

2- Conhecer a maneira correta de posicionar um planador antes e depois de um lançamento.

3- Conhecer e demonstrar os sinais de lançamento de planadores.

4- Saber explicar a formação e o efeito das correntes termais.

5- Conhecer as características e os limites de operação de um determinado planador.

6- Com autorização escrita dos pais, atuar como membro da equipe de manuseio em lançamento real, em um aeroclube reconhecido.

Arqueologia[editar | editar código-fonte]

1- Demonstrar, com auxílio de um álbum fotográfico, o que é arqueologia e qual a sua importância para o mundo de hoje.

2- identificar em um mapa do Brasil as principais zonas arqueológicas e como se classificam.

3- Preparar uma palestra ilustrada sobre uma das zonas arqueológicas do país, enfocando os seguintes aspectos: localização, estado atual, aspectos interessantes e importância histórica, social, econômica e turística.

4- Conhecer por meio de pesquisa bibliográfica, duas zonas arqueológicas de outros países.

5- Expor a idéia da evolução humana decorrente de estudos arqueológicos, citando as principais descobertas e onde ocorreram.

6- Apresentar um estudo sobre a vida de um povo antigo de sua livre escolha, baseado em pesquisas arqueológicas e ilustrado com fotos ou gravuras de escavações, documentos, monumentos ou objetos deixados por ele.

Arquitetura[editar | editar código-fonte]

1- Conhecer a História e a Evolução da Arquitetura.

2- Ter noções de Urbanismo e apresentar sua aplicação com exemplos reais, por meio de painéis montados com fotos ou recortes.

3- Citar três exemplos que demonstrem conhecimento de diferentes tipos de construções, adequadas ao terreno e ao clima.

4- Relacionar os diferentes tipos de estrutura utilizadas na construção.

5- Visitar um escritório de arquitetos e reunir informações sobre os objetos utilizados para a elaboração de um projeto e sobre a situação atual do mercado de trabalho.

6- Demonstrar que sabe interpretar um projeto de construção de um residência e relacionar os materiais a serem utilizados na obra.

7- Apresentar a sua Seção, sob forma de painel, transparências os slides, exemplos de arquitetura renascentista, barroca e modernista.

8- Apresentar a sua seção projetos em tamanhos diferenciados de residência, edifício de habitação ou de escritórios e edifício público (aeroporto, museu, rodoviária etc.) identificando plantas, cortes e elevações e os símbolos do desenhos arquitetônico.

9- Organizar uma palestra, com auxílio de um arquiteto ou estudante de arquitetura, para ser apresentada a sua Seção, com o objetivo de transmitir aos companheiros informações sobre: paisagismo, engenharia, design de interiores, restauração de patrimônio etc., mostrando suas aplicações.

Astronomia[editar | editar código-fonte]

1- Conhecer a Influência do Sol e da Lua na sucessão das estações do ano.

2- Encontrar no céu o Cruzeiro do Sul.

3- Descrever os Movimentos da Terra.

4- Reconhecer o céu, as quatro fases da lua e demonstrar, por meio de um exemplo prático, a influência do fenômeno sobre a agricultura e as marés.

5- Reconhecer no Céu, três constelações.

6- Possuir noções de marés e eclipses.

7- Construir e expor ante sua Seção um relógio de Sol, explicando seu funcionamento.

8- Conhecer e demonstrar a sua seção, por meio de ilustrações, alguns sinais meteorológicos e a tabela de classificação dos ventos.

9- Construir e expor ante sua Seção uma luneta rudimentar para observar o céu.

10- Possuir conhecimentos sobre planetas, astros, constelações, camadas da atmosfera e outros aspectos referentes ao espaço.

11- Construir um modelo astronômico simples para ilustrar o Sistema Solar.

12- Organizar e apresentar a sua Seção uma palestra informativa sobre os instrumentos usados em um observatório e sobre os trabalhos que lá são desenvolvidos. Relacionar os principais observatórios do mundo, saber porque foram construídos nestes locais e citar alguns detalhes sobre seus telescópios.

Comunicações[editar | editar código-fonte]

1- Montar um painel ilustrado mostrando as diferenças entre os meios de comunicação dos dias atuais e aqueles do passado.

2- Dominar o uso de telefone convencional, tanto para ligações nacionais como para internacionais, e o uso da Internet, tanto para pesquisas como para a correspondência. Saber o que é e como funciona a telefonia celular, e saber usar um rádio HT ou VHF.

3- Transmitir uma mensagem para a Seção utilizando o Código Morse ou semafórico.

4- Elaborar um editorial para um jornal.

5- Ser o responsável pela organização de uma oficina de comunicação visual cujo objetivo será a apresentação de dois temas distintos em outdoor.

6- Elaborar uma propaganda para a televisão e um pequeno texto com efeitos sonoros para rádio.

7- Promover em sua Seção um círculo de debates com a participação de um profissional do jornalismo, ou do rádio, ou da televisão, ou da fotografia,, tendo como tema os meios de comunicação e sua eficácia.

8- Visitar uma estação de rádio, um jornal, ou uma estação de televisão, elaborando posteriormente um relatório ilustrado da visita.

9- Estabelecer um sistema de comunicação em um acampamento de dois ou três dias.

Eletrônica[editar | editar código-fonte]

1- Projetar um diagrama esquemático simples de um aparelho eletrônico, utilizando resistores, capacitadores, transistores e circuitos integrados, utilizando a simbologia correta para representar cada um deles.

2- Demonstrar a forma correta de soldar e dessoldar componentes eletrônicos, bem como os cuidados a serem tomados para evitar sua inutilização.

3- Investigar como se desenvolveu a válvula incandescente, como foi descoberta, que utilizações teve e que tipo de material seu inventor utilizou.

4- Investigar o que é um elemento “N” e um elemento “P”, de que materiais são elaborados e o que fazem estes elementos em dispositivos eletrônicos.

5- Conhecer os diodos e saber como funcionam.

6- Projetar, desenhar, preparar e montar um chapa de circuito impresso.

7- Construir um receptor simples de AM ou FM e entender o seu funcionamento.

8- Demonstrar que conhece o uso correto de ferramentas de aparelhos de medição mais comuns em um laboratório de eletrônica (osciloscópio, multímetro etc.).

9- Conhecer as principais áreas de aplicação da eletrônica, explicando uma delas.

Energia[editar | editar código-fonte]

1- Saber quais são as diferenças entre usinas hidrelétricas, termelétricas e nucleares.

2- Apresentar um trabalho sobre a forma de energia escolhida entre a energia solar, a energia térmica, a energia eólica, a energia hidráulica e a energia nuclear.

3- Apresentar o esquema de funcionamento de uma usina hidroelétrica.

4- Selecionar e analisar dois artigos de jornal ou revista sobre dois tipos diferentes de energia.

5- Apresentar a sua Seção um estudo sobre as vantagens e desvantagens para o Brasil dos tipos de energia citados no item 2.

6- Formular um projeto para economizar energia em sua casa e apresentá-lo a sua Seção.

7- Entender e explicar as razões para a utilização do horário de verão.

8- Desenvolver um projeto de captação e utilização da energia eólica ou solar ou hidráulica, construindo um protótipo e explicando seu funcionamento.

9- Desenvolver um trabalho com a comunidade (pode ser o Próprio Grupo Escoteiro ou a sua turma da escola) de conscientização sobre um dos seguintes temas: - A necessidade de se conservar energia; - Os impactos ambientais da utilização das diversas formas de energia; - O custo social da utilização da energia.

Engenharia[editar | editar código-fonte]

1- Visitar um canteiro de obras, discutindo com o engenheiro responsável o projeto, suas características e principais dados relativos à obra.

2- Visitar um escritório de engenharia e relatar o dia a dia dos profissionais do ramo.

3- Escrever um relato sobre quatro tipo de engenharia, escolhendo entre: civil, mecânica, química, eletrônica, de minas, de produção, elétrica, de alimentos, metalúrgica, agronômica, cartográfica, industrial e florestal.

4- Apresentar uma reportagem sobre uma das engenharias selecionadas no item 3.

5- Falar sobre a importância dos cálculos e medidas de precisão utilizadas na engenharia, apresentando seis casos onde são utilizados, exemplificando cada um.

6- Executar uma das seguintes preposições: - Adaptar um motor a uma bicicleta comum. - Projetar a ampliação da rede elétrica de sua residência ou Seção. - Fazer um modelo para a conversão da energia química ou solar em energia elétrica, exemplificando seus resultados e utilizações. - Projetar uma sede para sua Seção, utilizando um volume de concreto de, no mínimo, 60 m3.

7- Apresentar diferenças entre a engenharia civil e a arquitetura.

8- Descrever o campo de trabalho de, pelo menos, quatro tipos de engenharia, comentando sobre a sua import6ancia social e para o desenvolvimento do País.

9- Apresentar pelo menos quatro princípios de engenharia utilizados na era medieval e que, em razão de sua atualidade são usados até hoje.

Engenharia Sanitária[editar | editar código-fonte]

1- Conhecer as principais enfermidades epidemiológicas que têm notificação obrigatória aos órgãos de saúde pública, saber de que forma se manifestam e como podem ser tratadas.

2- Fazer um estudo sobre o parasitismo na sua localidade, propondo medidas para combatê-lo.

3- Explicar a sua Seção como se transmitem e quais são as causas das seguintes enfermidades: tuberculose, febre tifóide, difteria, malária, poliomielite e dengue.

4- Explicar à comunidade as precauções a serem tomadas para que não se difunda uma enfermidade contagiosa durante o isolamento do paciente e depois de sua alta.

5- Demonstrar como escolher, preparar e ventilar um quarto de doente.

6- Saber lavar e esterilizar os objetos utilizados em pacientes.

7- Identificar quais os principais contaminadores do meio ambiente e seus efeitos que têm para a saúde.

8- Colaborar em uma campanha de saúde pública na sua cidade.

9- Participar de um mutirão de limpeza de uma determinada área.

10- Possuir noções gerais sobre os problemas causados pelo lixo, e formas de separação, reciclagem e coleta seletiva, bem como a destinação adequada do lixo, de acordo com seu tipo e sua procedência.

11- Visitar o Centro de Controle de Zoonoses ou órgão similar de sua localidade, elaborando relatório sobre suas funções, tarefas e funcionamento.

12- Elaborar painel que demonstre como se dá a captação, o tratamento e a distribuição da água em sua localidade, bem como sua destinação após o uso.

13- Conhecer os efeitos colaterais na ingestão de medicamentos, tais como: antibióticos, anestésicos, sedativos, etc.

14- Participar de um mutirão de limpeza de uma determinada área.

15- Possuir noções gerais sobre os problemas causados pelo lixo, e formas de separação, reciclagem e coleta seletiva, bem como a destinação adequada do lixo, de acordo com seu tipo e sua procedência.

Informática[editar | editar código-fonte]

1- Listar as partes básicas de um microcomputador, saber como ligá-lo e desligá-lo corretamente e apontar as boas e más práticas de operação.

2- Conhecer, no mínimo, três perféricos, apontando sua utilização e operação.

3- Usar o computador para executar uma das seguintes tarefas: - Jornal da sua Seção ou artigo da Seção para o jornal do Grupo Escoteiro. - Registro e controle de integrantes de sua Seção. - Circular sobre uma atividade externa, com croquis de acesso ao local. - Tabelas de despesas e formulários de inscrissão em atividades. - Tabelas de etapas de classe da sua Seção.

4- Conhecer os perigos dos vírus de computador, as formas de evitar o contágio e como combatê-los.

5- Conectar um computador pessoal à Internet, via telefone, utilizando modem interno ou externo, e enviar um e-mail. Também acessar via www, a página de uma Seção Escoteira localizada em uma cidade diferente da sua.

6- Conhecer a história dos computadores, desde os primeiros instrumentos, como o ábaco, até os equipamentos mais modernos, caracterizando as diferenças entre cada uma das gerações de computadores pessoais.

7- Instalar um computador pessoal e fazê-lo funcionar, demonstrando conhecer os cuidados necessários para a sua ligação à rede elétrica.

8- Conhecer algum sistema operacional e seus comandos, demonstrando seu uso e aplicações.

9- Explicar o que é um programa de computador, demonstrando conhecimento de uso de, no mínimo, dois softwares aplicativos, dentre eles um editor de textos, uma planilha eletrônica, um banco de dados, um software de apresentação, de agenda e um browser, explicando o seu uso e suas aplicações.

10- Identificar, no mínimo, 10 profissões em que o uso da informática constitua uma ferramenta de trabalho, ou 10 aplicações da informática no mercado de trabalho.

11- Fazer uma apresentação a sua Seção, apresentando os conceitos de CAD/CAM, Multimídia e Desktop Publishing, ou criar e apresentar à Seção uma home-page de sua própria autoria, a qual deve estar pronta para ser alojada em um provedor de Internet.

12- Mostrar conhecimento prático de uma linguagem de programação, fazendo um programa que sirva como ferramenta para a resolução de um problema proposto pelo examinador, discutindo com ele seus resultados.

Meteorologia[editar | editar código-fonte]

1- Conhecer os grandes momentos da origem e da evolução da meteorologia, bem como as principais leis físicas que se aplicam no estudo dos fenômenos atmosféricos.

2- Conhecer os mecanismos que determinam os diferentes tipos de fenômenos atmosféricos.

3- Reconhecer as diferentes formações de nuvens e explicar o que significam, definindo o nível da base e o nível de precipitação.

4- Construir um pluviômetro, um barômetro, um anemômetro e uma biruta, como recursos mínimos para formar uma estação meteorológica caseira.

5- Conhecer as diferenças entre tempo e clima.

6- Conhecer a simbologia empregada nas cartas meteorológicas para registrar os fenômenos atmosféricos.

7- Manter um registro de observações diárias do tempo, durante um período mínimo de três meses, incluindo temperatura, pressão, umidade, ventos, nuvens e precipitações.

8- Formular uma estimativa razoavelmente exata do tempo, a partir de observações pessoais.

9- Visitar uma estação meteorológica (de um aeroporto, cooperativa agrícola. instituto de pesquisa, universidade, etc.), investigando os métodos para estudo e previsão do tempo.

Mineralogia[editar | editar código-fonte]

1- Conhecer o desenvolvimento da mineralogia e a sua importância na história da humanidade.

2- Explicar os métodos atuais para a identificação, dos minerais e suas propriedades.

3- Conhecer as diversas classificações dos minerais segundo suas características.

4- Mostrar cinco minerais de diferentes estruturas cristalinas, explicando suas características.

5- Realizar a análise de coloração da chama com três minerais, explicando os resultados da experiência.

6- Possuir uma coleção de pelo menos vinte rochas ou minerais, montada para a exibição e ordenada previamente.

7- Explicar a forma correta de coletar rochas e o uso das ferramentas básicas.

8- Explicar como identificar e classificar os minerais e rochas.

9- Investigar a localização das principais jazidas de minerais e a importância dessa indústria para o Brasil.

Oceanologia[editar | editar código-fonte]

1- Montar um aquário e saber mantê-lo durante 60 dias.

2- Saber como respiram os animais marinhos.

3- Participar de uma visitação a um museu marinho, relatando-a a sua Seção.

4- Conhecer o significado dos termos: ecossistema marítmo, Plataforma Continental e Zona Econômica Exclusiva (ZEE).

5- Identificar a importância do fitoplâncton marinho, do ponto de vista econômico e na cadeia alimentar.

6- Organizar uma exposição fotográfica de animais e plantas marinhas, apresentando-a a sua Seção.

7- Descrever as características dos oceanos em termos de monções, correntes marítmas, ressurgência, temperatura e salinidade e suas influências no clima terrestre e na quantidade de peixes.

8- Expor as conseqüências da poluição dos mares.

9- Descrever a cadeia alimentar e as distintas formas de vida animal e vegetal existentes nos oceanos.

10- Visitar um Centro de Estudos Oceanográficos, e preparar palestra, relatando à Seção os trabalhos executados na instituição.

11- Conhecer as principais convenções internacionais sobre a Zona Econômica Exclusiva ( ZEE ) e a Plataforma Continental.

12- Catalogar e conhecer o perfil das profissões diretamente relacionadas com o uso dos mares.

13- Desenvolver pesquisa estatística a respeito das seguintes atividades essenciais relacionadas com o mar no Brasil: transporte marítmo, comercial e de passageiros; pesca; extração de petróleo; construção e reparação naval.

14- Descrever os aspectos preocupantes relacionados com o mar e que dizem respeito a: pesca sem controle; poluição química e radioativa; aumento do nível dos mares; exploraçào por estrangeiros da Zona Econômica Exclusiva (ZEE).

15- Dissertar sobre a importância do mar para a vida dos seres humanos em termos de: saúde, alimentação, lazer, economia, e as expectativas da futura exploração do potencial dos oceanos em recursos minerais, não combustíveis e minerais.

Química[editar | editar código-fonte]

1- Definir Química, apresentando onde e como ela é utilizada no dia-a-dia, em sua casa.

2- Explicar a diferença entre fenômeno químico e fenômeno físico.

3- Apresentar à sua Seção um trabalho sobre a vida e realizações de dois químicos famosos.

4- Apresentar a sua Seção um protótipo onde seja realizada uma eletrólise.

5- Saber a diferença entre Química Orgânica, Inorgânica e físico-química.

6- Conhecer e saber utilizar a tabela periódica de classificação dos elementos.

7- Apresentar dois diferentes métodos para medição do pH da água potável.

8- Saber e Explicar as diferenças entre substâncias polares e apolares.

9- Visitar uma indústria química e apresentar a sua Seção um relato sobre a visita; na ausência de uma indústria química, a visita pode ser feita a uma indústria de alimentos, de componentes metálicos, metalúrgica, curtume, ou de aditivos.

10- Realizar três experiências diferentes sendo uma de química orgânica, outra de química inorgânica e outra de físico-química.

11- Obter, por meio de reações químicas, os seguintes gases: oxigênio, hidrogênio e cloro.

12- Fabricar sabão, explicando o que ocorre durante o processo.

Técnica Aeronáutica[editar | editar código-fonte]

1- Fazer um avião de papel e saber atirá-lo.

2- Conhecer a história da Aviação.

3- Expor os seus aviões (modelos, miniaturas, fotos, desenhos, etc.)

4- Construir uma pipa com, no mínimo, 1m de envergadura e elevá-la a uma altitude de mais de mais de 25 metros.

5- Conhecer vários modelos de aviões e fazer um álbum com fotos, desenhos ou recortes devidamente classificados, apresentando-o a sua Seção.

6- Possuir noções gerais sobre a teoria de vôos de objetos mais pesados do que o ar.

7- Construir e apresentar a sua Seção uma miniatura de um avião ou foguete.

8- Construir um planador ou um aeromodelo movido à elástico (lançamento à mão).

9- Saber a conduta a adotar e as regras de segurança a serem observadas durante uma atividade desenvolvida no pátio de um aeroporto.

10- Saber como auxiliar um piloto nas tarefas de arrumar uma aeronave ao solo, calças suas rodas, verificar se a parte elétrica está desligada e se as superfícies móveis foram travadas.

11- Ter conhecimento sobre a teoria geral de vôo de aviões e de helicópteros e, sob a supervisão e com a autorização de um piloto, demonstrar em uma aeronave de pequeno porte, no solo, os movimentos do manche e dos pedais, para executar as diversas manobras.

12- Conhecer as regras de segurança a serem adotadas quando em uma aeronave.

Zoobotânica[editar | editar código-fonte]

1- Ter conhecimentos básicos sobre a ciência que estuda os seres vivos – a Biologia, das áreas que a integram e do objetivo de estudo de cada uma delas.

2- Demonstrar por meio de um exemplo (ciclo vital de um animal ou vegetal) a seqüência de acontecimentos que ocorrem nos seres vivos: nascimento, crescimento, reprodução, degeneração e morte.

3- Organizar uma palestra informativa, para a sua Seção, com auxílio de um Biólogo, discutindo assuntos como: nomenclatura científica, classificação animal e vegetal, a profissão de Biólogo, a formação necessária, abrangência de sua atuação como profissional, média salarial, oportunidades de trabalho, etc.

4- Desenvolver, antes de um acampamento de sua Seção, uma pesquisa que permita identificar a que tipo de ecossistema está integrada a área da atividade, qual a fauna e flora características desse ecossistema: durante o acampamento, fotografar e registar exemplares que possam ser observados; após o acampamento, montar um painel em que os resultados da pesquisa sejam comparados com os resultados reais e discutir com a Seção as prováveis razões das diferenças encontradas.

5- Visitar o Jardim Zoológico de sua cidade e fotografar animais dos diferentes ecossistemas brasileiros; organizar um álbum com as fotos, identificando os animais com os seus nomes vulgares e científicos e indicando a região ou regiões em que podem ser encontrados. Na ausência de um Zoológico, utilizar fotos ou recortes de jornais e revistas, cartões, etc.

6- Preparar uma coleção com um mínimo de cinco moldes de gesso de pegadas de animais (domésticos e silvestres), estabelecendo as diferenças entre elas.

7- Preparar um exposição com partes de animais e vegetais (conchas, exúvias, esqueletos, penas, flores, sementes, raízes, folhas, cascas de árvore, etc.), relacionando a que grupo de animais ou vegetais pertencem e pelo menos duas características do grupo.

8- Apresentar a sua Seção uma coleção de gravuras de pelo menos 15 diferentes tipos de árvores brasileiras identificadas por seus nomes, vulgar e científico, localizando a região ou regiões brasileiras em que podem ser encontradas.

9- Construir e manter por um período mínimo de três meses, com registros semanais, um terrário ou um aquário, apresentando relatórios a sua Seção.