Astronomia mirim/Terra

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A Terra é o planeta onde vivemos. É o único planeta do Sistema Solar que possui água líquida em sua superfície. Também é o único planeta que conhecemos a abrigar vida.

Earth symbol.svg

Fatos sobre a Terra

  • A Terra é o único planeta que conhecemos a abrigar vida.
  • Na Terra há oxigênio, que e necessário para a vida.
  • A Terra é o terceiro planeta a partir do Sol.
  • A Terra é o único planeta conhecido que tem água líquida em sua superfície, embora os cientistas estejam procurando água em outros planetas.
  • O eixo da Terra é inclinado de uma maneira que temos quatro estações no ano.
  • A idade da Terra é 4.6 bilhões de anos.
  • O meteorito chamado Hoba caiu na Namíbia e é o maior meteorito conhecido a trombar com a Terra e ficar em um só pedaço.
Foto tirada pela Apolo 17.


Qual o tamanho da Terra?[editar | editar código-fonte]

A Terra tem cerca de 13.000 km de largura. No Sistema Solar é o maior planeta terrestre. A massa da Terra é cerca de 5.973.700.000.000.000.000.000.000 kg. Isso é um monte. Mas é pouco comparado com Júpiter (319 Terras) e é quase nada em comparação com o Sol (335.789 Terras), ou outras estrelas!

Como é a superfície?[editar | editar código-fonte]

A superfície da Terra é feita de rochas. Muitas delas estão sob a água, mas não todas. Ilhas de pedra emergem da água, as maiores delas são chamadas de continentes. Os continentes hoje em dia são sete:

  • América do Norte
  • América do Sul
  • Europa
  • Ásia
  • África
  • Austrália (ou Oceania)
  • Antártida
os continentes da Terra

As maiores massas de água que existem no planeta são chamadas oceanos e são cinco: Oceano Pacífico - Oceano Atlântico - Oceano Índico - Glacial Ártico e Glacial Antártico.

# Oceano Comentários
1 Oceano Pacífico Separa Ásia e Oceania das Américas
2 Oceano Atlântico Separa as Américas da Eurásia e da África
3 Oceano Índico Banha o sul da Ásia e separa África e Austrália
4 Oceano Glacial Antártico Circunda a Antártida; em alguns casos é considerado a simples extensão sul dos outros três oceanos
5 oceano Glacial Ártico Banha os entornos do Polo Norte, entre as porções norte da América do Norte e Eurásia. Em alguns casos, é considerado um mar do Atlântico.

A superfície da Terra é formada por enormes placas. Elas parecem peças de quebra-cabeças feitas de rochas. Essas placas se movem muito, muito devagar, carregando com elas, os continentes. Isso faz com que eles se encostem, se empurrem ou mesmo se afastem um do outro.

deserto Kavir, Irã

Se houver buracos entre eles, pedras e lava quentes podem se erguer e se tornar vulcões. Terremotos podem ocorrer onde as placas se encostam ou se empurram. Quando duas placas empurram, uma a outra, as pedras se erguem formando montanhas.

A Terra tem diversos tipos de ambientes. Há lugares frios e mesmo gelados como a Antártida. Lugares como os desertos, Sahara na África e o Vale da Morte nos Estados Unidos, são quentes e secos. Há lugares gelados e secos, desérticos como a Sibéria na Rússia. Locais onde o clima é quente e úmido permitem o crescimento das florestas tropicais.

floresta amazonica

Por que há vida na Terra?[editar | editar código-fonte]

Para onde quer que se olhe na Terra, podemos encontrar seres vivos. Podem ser minúsculos como as bactérias, mas estão lá. Já encontramos bactérias em locais gelados, extremamente quentes, muito profundos, altíssimos e mesmo completamente escuros.

O que todas as coisas vivas na Terra precisam, na verdade, é de água. Onde quer que exista alguma água, haverá alguma coisa viva também, mesmo que você não possa ver.

Se os Homens encontrarem água em estado líquido em algum lugar do Sistema Solar, os cientistas acreditam que poderemos encontrar também alguma coisa viva.

Se isso não acontecer, sempre existe o resto todo do Universo para explorar!

Também existe outra possibilidade. Todas as coisas vivas que conhecemos precisam de água líquida mas, pode ser que em algum outro lugar existam coisas vivas que não precisem de água. Pode ser que a gente apenas precise aprender como reconhecê-las.

Um pouco sobre a Lua da Terra?[editar | editar código-fonte]

A Terra tem apenas uma lua e nós a chamamos de ......... Lua! Algumas vezes usamos o nome em latim Luna, assim não fazemos confusão com outros planetas e suas luas. A Lua também já foi chamada de Selene, que para os gregos antigos, era o nome da deusa da lua.

Há várias teorias para explicar de onde a Lua veio (afinal, não havia ninguém por aqui para ver o que aconteceu), a teoria mais aceita é a seguinte: quando a Terra era muito jovem, um grande corpo celeste atingiu o planeta e arrancou um pedaço da Terra, que hoje é a Lua.

nossa Lua

Quanto tempo dura um dia na Terra?[editar | editar código-fonte]

Um dia na Terra dura 24 horas. Isso engloba o dia e a noite. Vinte e quatro horas é o tempo que a Terra leva para girar em torno de si mesma.

Na parte da Terra que fica virada para o Sol, é dia e na outra metade, oposta ao Sol, é noite. É por causa da rotação da Terra que o Sol nasce o leste e se põe no oeste. Também dá a impressão de que o Sol está se movendo sobre a Terra. Na verdade, é a Terra que se move!

Nós não sentimos que a Terra gira, porque ela é enorme comparada com o tamanho das pessoas. Além disso, a Terra está inclinada cerca de 23°, portanto tem épocas em que o Pólo Norte ou o Pólo Sul durante um tempo, ficam de frente ou de costas para o Sol.

Se você vive num dos Pólos da Terra pode passar um dia inteiro no escuro ou uma noite toda como se fosse dia.

Quanto tempo dura um ano no planeta?[editar | editar código-fonte]

Um ano na Terra tem cerca de 365 dias mais 1/4. Esse é o tempo que a Terra leva para orbitar o Sol. Há cada quatro anos temos um ano bissexto, isto é, tem um dia a mais no calendário, no mês de fevereiro tem o dia 29. Isso acontece para acertar aquele 1/4 de dia que sobra a cada ano.

a crosta, o manto e o núcleo da Terra

A Terra é feita de quê?[editar | editar código-fonte]

Quando um planeta é feito de rochas, nós chamamos sua superfície de crosta. Abaixo da crosta da Terra tem rochas muito quentes, algumas delas estão derretidas. Elas ficam numa camada chamada manto. As rochas derretidas são o que se vê saindo dos vulcões, é quando são chamadas de lava.

Sob o manto fica o núcleo da Terra. A idéia é que ele é feito de ferro e níquel sólidos, envolvidos por ferro fundido. A temperatura no núcleo é muito, muito quente!

A crosta terrestre é bastante fina comparando com o manto e o núcleo, mas é bastante grossa para nós, tanto que ninguém ainda conseguiu perfurá-la até o fundo. Mesmo as minas mais profundas estão muito distantes de chegar às camadas mais fundas.

Vulcão Kilauea

Como é a força da gravidade na Terra?[editar | editar código-fonte]

É muito fácil saber seu peso na Terra usando uma balança. Você tem peso porque a gravidade da Terra puxa você para o centro dela. Normalmente, o chão ou o solo está no caminho e você fica preso a ele.

Note que a gravidade varia um pouco dependendo do local onde você deseja pesar um objeto. Diferentes tipos de balanças podem mostrar pesos diferentes em diferentes lugares, na prática, a diferença é pequena demais para ser notada.

a Terra vista da Lua

A gravidade é uma força de grande importância. Da mesma forma que mantém você firmemente agarrado à Terra, ela mantém a Lua orbitando a Terra, a Terra orbitando o Sol e o Sol no centro da Via Láctea, nossa galáxia. A gravidade é que mantém as estrelas e planetas no formato de bolas. De fato, sem a gravidade nem sequer haveria um Sol, Lua ou Terra, porque o material de que eles são feitos ia ficar flutuando no espaço.

De onde veio o nome Terra?[editar | editar código-fonte]

A palavra terra é usada tanto para o planeta Terra como para o solo. Outros nomes foram usados como Gaia e Tellus. Gaia é a deusa grega, a Mãe, aquela que cria, por isso muitas vezes você pode escutar alguém dizendo Mãe Terra e Terra é a mesma deusa para os romanos e Tellus é o nome em latim para Terra.

Next Topic: Moon

Referências[editar | editar código-fonte]

  • "Ele também é o único planeta que conhecemos ..." [1] [2]
  • "A Terra é quase ..." [3] [4]
  • "A massa da Terra ..." [5]
  • "A superfície da Terra é feita de ..." [6] [7]