Saltar para o conteúdo

Astronomia mirim/Netuno

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Netuno visto pela Voyager 2

Netuno é o oitavo planeta do Sistema Solar e se tornou o último em ordem de afastamento do Sol, desde a reclassificação de Plutão para a categoria de planeta-anão, em 2006.

Ele foi descoberto em 1846, mas foi encontrado por uma previsão matemática e não através de observação. Na verdade, ele estava causando alterações na órbita do seu vizinho Urano, então, através de cálculos ele foi finalmente visto, usando telescópios.

♆ Fatos sobre Netuno:

  • Os ventos em Netuno podem alcançar 450 metros por segundo.
  • Netuno foi descoberto porque seu campo gravitacional estava afetando a órbita de Urano.
  • Algumas vezes Netuno está mais longe do Sol do que Plutão.


Qual é o tamanho de Netuno ?[editar | editar código-fonte]

Comparação entre Netuno e a Terra

Netuno é muito parecido com Urano em tamanho. Seu diâmetro é só um pouquinho menor, ele tem 49,528 kms de largura.

De que Netuno é feito?[editar | editar código-fonte]

Ele tem um núcleo rochoso, feito de ferro e outros metais e parece ter a mesma massa da Terra, coberto por uma crosta grossa de gelo. A atmosfera de Netuno é densa por ser composta basicamente de hidrogênio e hélio, mas contém uma porcentagem mais alta de camadas de água, amônia e metano. Esse é um dos motivos da cor de Netuno, um belo azul esverdeado!

Por quê o nome Netuno?[editar | editar código-fonte]

Por causa do deus romano dos mares. Ele também é conhecido como Poseidon que é seu nome grego.

Qual é a duração do dia em Netuno?[editar | editar código-fonte]

Um dia dura 16 horas e 7 minutos.


Quanto dura um ano?[editar | editar código-fonte]

Em Netuno, o ano equivale a 165 anos terrestres.

foto tirada pelo Hubble mostra faixas de metano e 4 de suas luas

Como são os ventos em Netuno?[editar | editar código-fonte]

Uma das características mais importantes de Netuno são os ventos. Eles são fortíssimos e atingem velocidades espantosas!

Os cientistas acham que são os ventos mais fortes que existem no Sistema Solar, podem alcançar 2 400 kms por hora.

Em 1989 a sonda Voyager 2 detectou em Netuno uma grande tempestade escura, que foi chamada de Grande Mancha Escura. Para ter idéia do tamanho, ela podia cobrir toda a Terra e estava viajando a 1200 kms por hora. Só que, quando o Hubble foi procurá-la, em 1994 essa Grande Mancha já não existia mais, sumiu, deixando os astrônomos com a questão de saber se era um buraco que estava coberto completamente, ou se era uma tempestade que atingiu a superfície de Netuno.

Como são seus anéis?[editar | editar código-fonte]

Netuno possui anéis não muito visíveis e escuros mas que existem, existem. Eles não são uniformes, alguns têm partes brilhantes e mais densas de poeira. Os cientistas acham que esses anéis são jovens e vão durar muito pouco. Na verdade, em 2005, já constataram que eles estão enfraquecendo rapidamente.


Como são suas luas?[editar | editar código-fonte]

Netuno tem 14 luas conhecidas. A maior delas é Tritão. Na órbita próxima do planeta tem cinco luas pequenas que parecem batatas.

Vamos ver algumas delas:

visão de artista – como se estivesse em Tritão vendo Netuno no horizonte


Tritão[editar | editar código-fonte]

A maior lua de Netuno, orbita o planeta na direção oposta das outras luas. Os cientistas acham que é porque ela foi atraída por Netuno num passado distante.

Tritão é muito fria, fria ao extremo, na sua superfície faz cerca de 235° negativos. Essa lua tem formato redondo, diferente das outras são irregulares.

Os estudos mostram que a gravidade de Netuno está puxando Tritão para cada vez mais perto. Pode ser que daqui há milhões de anos ela seja puxada e esmagada pelo planeta.

Em Tritão há vulcões que provavelmente cospem hidrogênio líquido e compostos de poeira e metano. Lá se observa poucas crateras porque a matéria que sai dos vulcões cobre elas. Também, como em outras luas, existem escarpas e vales e polos cobertos de gelo que mudam conforme as estações. O nome Tritão vem da mitologia, ele era filho de Netuno.


Proteu[editar | editar código-fonte]

É uma lua escura, de format irregular. Seu nome também vem da mitologia romana, Proteu era um deus marinho que podia mudar de forma conforme seu desejo.

Proteu pela Voyager 2

Nereida[editar | editar código-fonte]

É uma lua de formato muito irregular, sua órbita não é circular. Talvez tenha sido capturada por Netuno ou tenha essa órbita por causa da gravidade de Tritão. Na mitologia romana, as Nereidas eram ninfas do mar.

Outras luas[editar | editar código-fonte]

As outras luas de Netuno são muito menores que Tritão. Despina, Galatea, Larissa, Náiade e Thalassa foram encontradas pela sonda Voyager 2 em 1989. Mais cinco pequenas luas foram encontradas entre 2002 e 2003: Laomedeia, Halimede, Sao, Neso e Psamathe. A última lua foi descoberta em 2013 e, por enquanto, tem apenas o nome de S/2004 N 1.