Astronomia mirim/Mercúrio

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Fatos sobre mercúrio

Mercury symbol.svg

  • Mercúrio orbita em torno do Sol mais rápido do que qualquer outro planeta.
  • A temperatura da superfície de Mercúrio pode variar de -180 °C (-300 ° F) até 430 °C (800 ° F). Na Terra, a temperatura mais alta que já foi registrada, foi de a 58 °C (136 ° F).
  • Pode haver gelo na parte superior e na parte inferior de Mercúrio.
  • Mercúrio é o menor planeta do Sistema Solar.
  • Os antigos romanos nomearam um dia da semana, em homenagem ao planeta Mercúrio, ainda hoje, em francês Quarta-feira é Mercredi, em espanhol é Miércoles e em italiano é Mercoledi.



Sobre Mercúrio[editar | editar código-fonte]

Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol. É um planeta terrestre, o que significa que é um planeta feito de rochas como a Terra.

Ele não tem uma atmosfera de gás portanto esse planeta não pode ter um clima. Por um longo tempo, apenas uma nave espacial, a Mariner 10, havia visitado Mercúrio. Em janeiro de 2008, a sonda Messenger passou por Mercúrio, por duas vezes esteve próxima e começou a dar a volta em Mercúrio em 2011.

|

Foto de Mercúrio tirada pela Mariner 10

Qual seu tamanho?[editar | editar código-fonte]

Mercúrio tem 4879 km de diâmetro. O diâmetro de Mercúrio é menos de metade do diâmetro da Terra. Ele é o menor planeta do Sistema Solar. Apenas os planetas anões semelhantes a Plutão são menores.

Porque Mercúrio fica muito mais perto do Sol do que a Terra, ele só pode ser visto logo após o Sol se por, à noite, ou antes que se levante pela manhã.

|

Comparação do tamanho entre Mercúrio e a Terra


Como é a superfície?[editar | editar código-fonte]

|

Vista da superfície de Mercúrio

Mercúrio tem crateras como aquelas que existem sobre a lua da Terra. A maior cratera em Mercúrio é a Bacia Caloris. Ela tem cerca de 1300 km de largura e deve ter sido criada pela colisão de um enorme asteroide.

A superfície de Mercúrio também tem grandes penhascos chamados escarpas. Elas foram feitas há muito tempo, quando Mercúrio esfriou, ele diminuiu, fazendo com que a superfície ficasse enrugada em alguns locais. Esse enrugamento criou as escarpas.

Também pode haver gelo na parte superior e na parte inferior de Mercúrio. Como a Terra, essas áreas (chamada polos) não recebem muito calor do Sol. O gelo neste local se derrete com mais dificuldade.

Lá em Mercúrio muito quente durante o dia (mais de 400 °C), pois Mercúrio está muito perto do Sol. À noite é muito frio porque Mercúrio perde quase todo o seu calor, pois há pouca atmosfera para manter o calor. A temperatura pode cair quase para -175 °C.

Quanto tempo dura um dia e quanto tempo dura um ano?[editar | editar código-fonte]

Mercúrio gira (gira em torno de si mesmo) mais lentamente do que a Terra, ele precisa 58 dias para girar e torno de si mesmo.

Porque Mercúrio orbita o Sol muito rapidamente, um dia em Mercúrio dura mais de 58 dias. Se você estivesse em Mercúrio no equador e cronometrando, levaria 176 dias terrestres. Esses longos dias e noites permitem que as temperaturas variem intensamente entre o calor e o frio.

Mercúrio tem o ano mais curto no Sistema Solar, seu ano dura cerca de 88 dias da Terra.

visão de um artista da NASA da nave MESSENGER orbitando Mercúrio

Do que é feito?[editar | editar código-fonte]

O centro de Mercúrio é feito de ferro na forma parcialmente fundido (líquido). Sabemos que existe ferro no centro, porque o planeta gera um campo magnético.

Mercúrio contém mais ferro para o seu tamanho do que qualquer outro planeta do Sistema Solar. O restante do planeta é formado de uma crosta espessa feita de um tipo especial de rocha chamada silicato.

Existem crateras perto dos polos que estão constantemente na sombra. Algumas destas crateras contem gelo.

Neste planeta, como é a força da gravidade?[editar | editar código-fonte]

Se você estivesse em Mercúrio, seria puxado para baixo com menos da metade (38%) da força do que aqui na Terra.Se você pesa 60 quilos, lá pesaria 22,6 Kg. Nem precisaria se preocupar com a dieta!

Quem descobriu?[editar | editar código-fonte]

Ninguém sabe realmente quem primeiro descobriu Mercúrio.

As primeiras observações registradas conhecidas são de tabletes (pequenas placas) na Assíria no século 14 a.C. Quase todas as antigas civilizações tinham seus próprios registros de Mercúrio, o que comprova o que já dissemos, que os povos da antiguidade observavam o céu e inclusive davam nomes às estrelas e planetas. Mercúrio foi chamado nos registros assírios de The Jumping Planet.

Em 1639, um astrônomo italiano chamado Giovanni Zupi observou que Mercúrio tem fases, como as fases da Lua e que orbita ao redor do Sol. Copérnico já havia sugerido isso.

Antes do século XX, era um mistério para todos os astrônomos quanto tempo levava Mercúrio para rotacionar. Eles resolveram o mistério em 1962, quando alguns astrônomos enviaram sinais de radar para Mercúrio, que, em seguida, voltaram à Terra: demora 59 dias para Mercúrio girar.

Uma estátua do deus romano Mercúrio

Não foi fácil enviar uma sonda espacial da Terra a Mercúrio, pois Mercúrio é muito mais próximo do Sol e, portanto, orbita o Sol muito mais rápido do que a Terra faz.

Assim, uma sonda espacial teria que queimar uma grande quantidade de combustível para combinar a sua velocidade com a de Mercúrio.

Em 1973, a sonda espacial Mariner 10 foi enviada para fazer medições de Mercúrio e mapear sua superfície.

Porque orbitar Mercúrio ficava muito caro, em vez disso a Mariner 10 orbitava o Sol. Assim a sonda tirou muitas fotos, mas quando finalmente ficou sem combustível, só tinha mapeado 45% da superfície do planeta. Mesmo assim, foi descoberto que Mercúrio tem um núcleo rico em ferro e gera um campo magnético.

Vinte e nove anos depois, em 2004, outra sonda foi lançada, com o nome Messenger.

Messenger na verdade é uma sigla, em inglês, significa MErcury Surface, Space ENviorment, GEochemistry, and Ranging. Ela deveria sempre ser escrita MESSENGER mas, também significa Mensageiro e assim como Mercúrio, na mitologia romana era o Mensageiro dos Deuses.

A MESSENGER seguiu um caminho complicado mas que esse caminho aos poucos permitiu que ela se ajustasse com a velocidade de Mercúrio sem usar muito combustível. Ela passou por Mercúrio três vezes, e finalmente ficou em órbita em torno do planeta durante mais de seis anos após o seu lançamento. Em março de 2013, MESSENGER havia mapeado 100% da superfície de Mercúrio.

Por que o nome do planeta é Mercúrio?[editar | editar código-fonte]

Na mitologia romana, Mercúrio (latim Mercurius) era o mensageiro dos deuses como já dissemos acima. Ele usava um chapéu e sandálias com asas, o que lhe permitia viajar pelo mundo muito rapidamente.

O planeta Mercúrio foi uma homenagem a ele porque ele se move mais rápido do que qualquer outro planeta do Sistema Solar. Ele se move cerca de 48 km a cada segundo!


Referências[editar | editar código-fonte]

  • Exploração do Sistema Solar da NASA [1]
  • Arnett, Bill. Os Nove Planetas [2]
  • Worldbook online [3]
  • Worldbook @ NASA, "Mercúrio" [4]
  • NASA Fact Sheet Planetary [5]
  • Hamilton, Calvin J.. Solarviews.com, "Mercúrio" [6]
  • Mythica Encyclopedia, "Mercúrio" [7]
  • Col, Jeananda. Enchanted Learning/Zoom Astronomia [8] 1998-2005
  • Usborne Internet-Linked Encyclopedia Ciência , Usborne Publishing Ltd. ISBN 0794503314 [9]
  • Dickinson, Terrence. The Universe and Beyond . Firefly Books ISBN 1552093611