Astronomia mirim/Lua
Qual seu tamanho?
[editar | editar código-fonte]A maioria dos planetas do Sistema Solar são muito maiores do que suas luas, mas a Terra e a Lua estão muito mais próximas em tamanho. A Lua tem pouco menos de 3.500 quilômetros de largura. Ou seja, mais de um quarto do tamanho da Terra (cerca de 12,600 kms de largura), como você pode ver na imagem. Por causa disso, o conjunto Terra/Lua algumas vezes é chamada de binário ou sistema de dois planetas.
Como é a superfície da Lua?
[editar | editar código-fonte]A Lua não tem atmosfera. Ela também não tem água no estado líquido em sua superfície. Durante o dia, torna-se muito quente, mas à noite é gelada. Os astronautas portanto, precisam estar protegidos por um traje espacial e com um capacete que lhes permita respirar oxigênio.
A Lua tem muitas crateras em sua superfície. A maior delas é chamada de South Pole-Aitken Basin e tem aproximadamente 2500 km de diâmetro.
Achamos que quase todas as crateras em luas ou planetas foram feitos por pedras enormes que se chocaram com eles há muito tempo atrás. Essas colisões são chamadas de impactos.
Há também na Lua, áreas mais escuras chamadas maria (ou mares) São grandes piscinas de lava que esfriaram há muito tempo atrás. A maioria delas estão no lado da Lua que podemos ver, aqui da Terra. As áreas mais claras na Lua são as mais altas.
Como é a rotação da Lua?
[editar | editar código-fonte]Tomando-se como referencia as estrelas, são necessários 27,3 dias para que a Lua dê uma volta completa ao redor da Terra. Esse intervalo de tempo é chamado de mês sideral ou período sideral da Lua.
Fases da Lua
[editar | editar código-fonte]Conforme a Lua se desloca em torno da Terra durante qualquer mês do ano, ela muda de aparência.
Se você observar com atenção, vai ver que a Lua tem fases.
Essas fases, que são quatro e são nomeadas de acordo com a luminosidade da Lua: cheia, minguante, nova ou crescente.
- A Lua é chamada de Lua cheia quando o Sol ilumina totalmente a parte voltada para a Terra.
- A Lua é chamada de Lua minguante quando fica muito pouco iluminada. Na verdade, a maior parte dela fica no escuro e nós vemos apenas um pedacinho iluminado, que parece a letra C ao contrário.
- A Lua é chamada de Lua nova quando está pouco iluminada, muito apagadinha porque a parte que está voltada para a Terra não fica iluminada pelo Sol.
- A Lua é chamada de Lua crescente quando ela está mudando de Lua nova para Lua cheia. A Lua crescente recebe a luz do Sol apenas num dos lados, do lado oposto da Lua minguante.
Do que a Lua é feita?
[editar | editar código-fonte]A superfície da Lua é feita de rochas e poeira. Ela é mais fina sob a maria(grande piscina de lava endurecida) e mais densa sob as partes altas. Talvez mesmo, exista mais maria no lado mais próximo, porque a crosta é mais fina. É mais fácil, numa crosta fina, a lava subir até a superfície.
Se acredita que a Lua tenha um pequeno núcleo com cerca de 300 kms de diâmetro. O núcleo é composto de ferro sólido. E porque o núcleo é sólido, a Lua não tem o seu próprio campo magnético.
Como é a força da gravidade?
[editar | editar código-fonte]A gravidade da Lua é um sexto da da Terra; uma pessoa que pese 82 kg na Terra pesa somente 14 kg na Lua.
De onde veio o nome?
[editar | editar código-fonte]A palavra vem do latim Luna, que na mitologia romana era o nome da deusa relacionada à nossa Lua. Na mitologia grega essa deusa era chamada Selene mas nós ficamos mesmo é com Lua. Agora nós chamamos de lua qualquer satélite que qualquer planeta.
Quem descobriu?
[editar | editar código-fonte]Na Grécia e na China, na antiguidade, há mais de 2000 anos atrás os estudiosos já sabiam que a luz da lua era o reflexo da luz do Sol.
Além disso, na Grécia antiga, observaram que a Lua provoca marés na Terra.
Mais recentemente, Luna 1 foi a primeira nave espacial a realizar um sobrevoo na Lua. A Luna 2 foi a primeira nave espacial a pousar na Lua, e a Luna 3 foi a primeira a fotografar o lado mais distante da Lua, que você não pode ver a partir da Terra. As Lunas 1, 2, 3 foram lançadas em 1959. A Surveyor 3, em 1967, foi a primeira sonda a examinar o solo da Lua. Ele cavou 17,5 centímetros do solo em busca de amostras para estudo.
Em 1969, a Apollo 11 foi a primeira nave espacial a levar o Homem à Lua.
Referências
[editar | editar código-fonte]- "The Moon is just under..." [1] [2]
- "So the Earth and the Moon together..." [3] [4]
- "The Moon does not have any atmosphere." [5] [6]
- "During the day it becomes..." [7] [8]
- "The largest one is called..." [9] [10]
- "These rays are rocks..." [11]
- "Some of the craters around the bottom..." [12] [13]
- "There are also darker areas..." [14] [15]
- "The lighter areas..." [16]
- "The Moon takes just over 27..." [17] [18]
- "We call this side..." [19] [20] [21]
- "The other side we call..." [22] [23]
- "The surface of the Moon..." [24] [25] [26] [27]
- "...it would pull you down..." [28] [29]
- "The names "Moon" and..." [30] [31] [32]