Arduino colaborativo/Introdução ao Arduino

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

O Arduino é uma plataforma de desenvolvimento open-source baseado em uma placa de entrada e saída, de fácil utilização, e que implementa a linguagem Processing. Essa plataforma permite o desenvolvimento de aplicações autônomas ou conectado a um software no computador.

Ao contrário de outras plataformas disponíveis atualmente, vide (com quem se compara??) as aplicações baseadas no Arduino tem código-aberto e são multiplataforma; utilizam uma linguagem de programação simples e comunica-se com o computador via porta USB. Por ser de código-aberto o usuário pode fazer o download do mapa esquemático de um circuito e construir seu próprio hardware.

O projeto começou em 2005, na cidade de Ivrea, província de Turim, Itália, como forma de interação de projetos escolares e também como alternativa para a diminuição do orçamento destinado aos sistemas de prototipagem disponíveis. Já no ano seguinte, o projeto italiano ganhou uma menção honrosa da Ars Electronica Prix na seção de Comunidades Digitais. Por ter sido desenvolvido em um abiente direcionado ao ensino, essa plataforma é diretamente comprometida como desenvolvimento de projetos de novos usuários, que entendem os benefícios dessa ferramenta que será apresentada neste livro.

Nos próximos capítulos serão apresentados a filosofia envolvida no projeto Arduino (e do hardware livre), Capítulo 2. O capítulo seguinte abordará o uso do kit de tecnologia e seus componentes. No terceiro capítulo, serão apresentados diversos modelos de Arduino, como Freeduino, Seeeduino e Severino, por exemplo, bem como seus Shields, ou seja .... O quinto capítulo abordará os aspectos técnicos e práticos dos componentes do kit de tecnologia. O último capítulo, abordará o aspecto prático do kit, serão apresentadas dez experiências que ilustrarão o uso dos componente descritos no quinto capítulo.