Aplicações do GeoGebra ao ensino de Matemática/Criação de ferramentas, animações e exportação

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


A criação de ferramenta é utilizada para fazer diretamente construções mais elaboradas, ela é muito útil quando estamos repetindo várias vezes os mesmos passos, como, por exemplo, quando construímos ortocentro, baricentro, fractais, etc...

Apesar disso algumas construções como as de fractais ainda são muito extensas e trabalhosas, para facilitar trabalhos deste tipo temos disponível neste programa a possibilidade de construir novas ferramentas que após salvas podem ser utilizadas em vários momentos.

Para criar uma nova ferramenta, devemos clicar no menu ferramenta na parte superior da tela e logo em seguida em "criar uma nova ferramenta", abrirá uma tela que pede a saída de objetos, isto é, onde queremos chegar, como por exemplo, quando queremos encontrar o ortocentro, devemos então ter a construção do mesmo. Neste caso nossa saída de objetos é o ponto ortocentro. A entrada de objetos, que é o que aparece na próxima tela, o programa já sugere os três pontos, a partir dos quais, conseguiremos construir a nova ferramenta, e então clicamos em concluído. Para utilizar este recurso precisamos apenas criar três pontos na tela, selecionar a ferramenta criada e clicar nos três pontos, o ortocentro será criado automaticamente.

Pela exiguidade do tempo não abordaremos esta ferramenta com muitos detalhes, optando por apresentar várias demonstrações de como utilizá-la no sentido de realçar seus benefícios. As animações do GeoGebra que abordaremos, serão sempre relacionadas com o seletor, pois as mais complexas são em linguagem Java, a qual não iremos abordar.

Para exportar construções da tela vá ao menu arquivo Exportar, janela de visualização como figura (.png), este formato é interessante inclusive para ser exportado para publicações que exigem LaTex (Programa de digitação de texto Científico). Este formato é um dos que podemos usar no pendrive para passar aos alunos na TV Pendrive.

Além disso, podemos inserir textos e figuras para que os exercícios sejam melhor elaborados. Assim, se desejarmos escrever o enunciado de um exercício devemos clicar no menu extras e, em seguida, selecionar a ferramenta inserir texto, e clicar na parte geométrica para que se abra a caixa de texto. Ou ainda, inserir pequenas figuras, clicando no menu extras, e selecionando a ferramenta inserir imagem e clicando na janela geométrica para realizar a busca da figura desejada.