ActionScript/Ambientes de desenvolvimento para Actionscript

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa

Além do conhecido Adobe Flash, há outras IDEs (ambientes de desenvolvimento integrado) que permitem a programação de ActionScript. A maioria delas são gratuitas. Dentre as mais conhecidas podemos citar:

  • Flex Builder 3: feita para os programadores tradicionais interessados em desenvolver para a Plataforma Flash. Não é apenas um editor de script, pois inclui vários componentes de interface de usuário (UI) e classes indisponíveis para Flash (mas disponíveis no Flex SDK). Feita para a criação de RIAs (Rich Internet Applications).
  • FlashDevelop (site oficial): IDE gratuita, com vários recursos que agilizam a criação, e código aberto para Windows, construída sobre Microsoft .NET Framework. Para criação de AS em versão 2 e 3, também é possível criar HTML, CSS e outras. Com auto-complete, snippets e outros recursos.
  • SE|PY (site oficial): editor gratuito para Windows e Mac, desenvolvido em Python por Alessandro Crugnola, originalmente para AS 2.0, mas também permite edição de AS 3.0 e JavaScript.
  • PrimalScript (site oficial): criada pela SAPIEN Technologies, suporta mais de 40 linguagens para criação, incluindo HTML/CSS, JavaScript, Java, C#, Flash e Flex, Python, Ruby, Perl, entre muitas outras. Funciona por um período de teste de 45 dias.
  • Notepad++ (site oficial): mais limitado para uso de AS, é um editor de texto mais avançado que o Bloco de Notas do Windows, por exemplo. Permite coloração de sintaxe AS e de outras linguagens.